Aqui segue a lista dos adversários e outros personagens que você estará sempre encontrando no Fallout.
* Refere-se às criaturas que não aparecem no Fallout 1.

Os humanos no Fallout estarão aparecendo nos mais variados aspectos diferentes.

Locais

Geralmente os humanos que estão nas ruas, ou dentro das casas e estabelecimentos, apenas estarão lá para “ocupar espaço”. Os itens que eles carregarão serão poucos e padronizados, assim como as suas falas, que serão mostradas sobre eles. Eles não estarão fazendo mal a você, então não é boa idéia atacá-los (o nível do seu karma abaixa e você compra brigas com toda a cidade). Além desses existem os donos dos estabelecimentos, que terão vários itens para ser vendidos. E por último existem os humanos que poderão conversar com você. Geralmente, eles serão importantes para a solução de alguma missão.

Crianças

Raramente as crianças falarão direito com você. Elas normalmente ficam brincando e correndo por aí, sem representar nada de especial para o jogo. Mas existem, claro, algumas exceções. De qualquer forma, são raras as crianças que desempenham um papel diferente no jogo. Cuidado durante batalhas para não acertar uma criança, pois matar três crianças (duas no Fallout 2) te dara a horrível tarja de CHILDKILLER (literalmente MATADOR DE CRIANÇAS), que vai te fazer ser caçado por caçadores de recompensas tanto no 1 quanto no 2 (no 2 é bem pior) e muitas pessoas vão te odiar e algumas nem falarão contigo. Embora possa parecer que sim as vezes, você precisa matar duas ou três crianças para ser considerado CHILDKILLER.

Mercadores

Normalmente encontrados nos random encounters, a única coisa que eles querem fazer é negociar com você, mas geralmente eles não vendem nada de especial.

Raiders

Bandidos perigosos bem organizados, que possuem bases próprias, tanto no Fo1 quanto no Fo2. Usam armas melee ou armas de fogo como pistolas e fuzis, alguns até automáticos.

Gangues

Também são bandidos, mas que andam em pequenos grupos e possuem armas menos pesadas (geralmente pistolas 10mm).

Mercenários

Difíceis de combater, usam armas e armaduras poderosas.

Membros da Brotherhood of Steel

Representam o lado “bom” no mundo do Fallout. A BOS é uma organização paramilitar que busca o resgate da tecnologia perdida durante a Grande Guerra e as décadas seguintes. São um povo bem armado e avançado, porém mais interessados em ficarem na deles. Eles fazem patrulhas ao redor de sua base, o bunker Lost Hills, que fica ao oeste de Hub. Essas patrulhas são compostas de soldados bem-armados e trajando suas Power Armor, enormes exo-esqueletos blindados e dotados com força hidráulicamente melhorada e reatores de fusão nuclear. As vezes podem ser encontrados massacrando raiders, ou em situações raras, engajando Super Mutantes em combate. É recomendado sair prontamente da frente deles caso você esteja em um encontro que envolve combate.

No Fallout 1 quase sempre são inimigos a serem combatidos, já que são fruto das experiências do Master, o grande vilão no jogo. Já no Fallout 2 geralmente são pacíficos, sendo que possuem uma comunidade própria – Broken Hills – e um líder, Marcus, que poderá ajudá-lo na sua missão. Mas também existem Super Mutantes inimigos, como os da Military Base. Aparecem em duas formas: Super Mutant e Tough Super Mutant.

Um Super Mutant possui HP 130 e XP 575 e um Tough Super Mutant possui HP 150 e XP 650. Os Nightkins e Tought Nightkins possuem as mesmas estatísticas. Usam armas variadas, algumas extremamente perigosas como os Rocket Launchers e Mini Guns. Em contra partida não podem usar armaduras, ou seja, uma saraivada de balas em burst mod (principalmente se forem balas FMJ) geralmente faz um belo estrago.

Os únicos Ghouls inimigos que existem são os fracos Ghouls de Necropolis que o atacam sem motivo nenhum. É uma raça surgida devido á radiação, embora alguns sejam originados do FEV. Eles podem ser encontrados espalhados por Necropolis, geralmente na entrada ou encontros aleatórios próximos, o resto dos Ghouls é mais amigável – só que “mais amigável” em Necropolis significa “esperamos você falar antes de te enfiar uma faca no bucho”.

HP – 40/53/70

XP – 150

Existem três tipos de robôs no Fallout. Ambos possuem funções de segurança em estabelecimentos militares (Military Base, Sierra Army Depot, West Tek…). O primeiro tipo de Security Robot possui HP 60 e XP 275 e ataca com armas laser. O segundo tipo, HP 115 e XP 450 e usa shotguns. Existem também os Eye Bots (também  chamados de Floating Eye Bots), que são robôs flutuantes de observação e monitoramento que também atacam com bastões elétricos.

As pobres vaquinhas das wastelands, com duas cabeças e seus filhotes gosmentos. As únicas que representarão ameaças são as dos Special Random Encounters “Mad Brahmins” e “Bridgekeeper”. As primeiras por virem te atacar se explodindo, e as segundas por proteger o Bridgekeeper, caso ele resolva te atacar, com elas também explodindo em cima de você. Não me pergunte…

HP – 35

XP – 80

Existe uma grande variedade deles nas wastes. Alguns até não se decidiram se são ou não ratos de fato.

Ratos

Os ratos parecem ter sido os que menos mudaram neste novo mundo. Apenas ganharam um estranho olhar brilhante vermelho.

HP – 6

XP – 25

Mutated Beasts

Esses ratos, entretanto, ganharam massa, força e resistência.

HP – 20

XP – 80

Pig Rats

Mistura de ratos com porcos, até que são bonitinhos…

HP – 9/15/26

XP – 50/75/90

Mole Rats

Essas toupeiras são maiores e chegam até a assustar. Mas também não são tão perigosos.

HP – 26/36

XP – 120/160

Mutated Mole Rats

Versões mais mutadas ainda. E dá-lhe FEV…

HP – 72

XP – 300

Imagine um Louva-a-Deus do tamanho de uma bota tamanho 46. É mais ou menos por aí.

HP – 30

XP – 70

São fracos, mas é bom tomar cuidado com o seu veneno no começo do jogo.

Lesser Scorpions

Ora, se as formigas cresceram um pouquinho com o FEV, porquê os Escorpiões não poderiam fazer o mesmo?

HP – 10

XP – 60

Rad Scorpions

Tá certo que alguns se empolgaram…

HP – 26

XP – 110

Bom, não me lembro de ter visto algum Poodle ou Cocker Spinel no Fallout. Realmente os Vira Latas são os mais resistentes.

Cachorros

O melhor amigo pós-apocalíptico do homem.

HP – 25

XP – 50

Cachorros Selvagens

Como são selvagens, são mais agressivos. Nada que uma saraivada de 12mm não resolva.

HP – 25

XP – 60

Esses sim são perigosos. Grandes, fortes, rápidos e com garras enormes.

Deathclaw

A besta-fera lendária que muitos dizem aterrorizar as caravanas de Hub e ser responsável pelo sumiço delas. Também aparecem em Boneyard, entre a área dos Blades e os Gun Runners – se não conseguir enfrentar, é melhor correr.

HP – 200

XP – 800

Lesser Deathclaws

Olha que gracinha de filhotinhos… Ei, devolve o meu baço!!

HP – 50

XP – 250

Small Tough Deathclaws

Um pouquinho mais fraco que um Deathclaw normal.

HP – 170

XP – 750

Ah sei lá, não sei o que é isso!!! É algum tipo de planta carnívora rastejante anti-social estressada. Se forem fêmeas devem estar em algum tipo de representante herbívoro pós-apocalíptico da TPM.

Floaters

Os Floaters normais que você vê por aí quando as bombas caem…

HP – 175

XP – 750

Naty Floaters

Como desgraça nunca é demais… Legal que dão bastante XP!

HP – 200

XP – 1000

Uma espécie de Hidra das wastes, só que com só duas cabeças, e menor.

Centaurs

Esses foram os primeiros centaurs, criados pelo Master como bichinhos de estimação. Jogaram tudo que dava num tonél de FEV pra criar isso ai – gente, cachorro, gado, gato e quem sabe o que mais…

HP – 150

XP – 650

Nasty Centaurs

Mais fracos é que não são.

HP – 175

XP – 900

VBR - The Vault of the Broken Dreams
Fallout, Fallout 2, Fallout Tactics pertencem a seus respectivos titulares Black Isle e Interplay (ou seja lá em que pé anda o processo judicial com a Bethesda). Fallout 3 e New Vegas pertecem a Bethesda.

Todo conteúdo exibido neste site é de simples divulgação e tudo pertence a seus respectivos donos.