Engraçado das Builds é que se for ver, sempre privilegiam a configuração de cientista-diplomata-atirador(de energia), de fato, dada a build:
st 6
pe 7
en 7
cha 7
int 7
ag 7
lk 6
gifted,
com foco em
Energy Weapons
Science
Speech
Faz o jogo somente ser difícil até The Den, depois disso, em especial das missões secundárias do Den e de Modoc, o jogo fica bastante fácil. Shotgun é a arma perfeita até New Reno, quando já se tem a chance de ter pistola laser e rifle de plasma.
De fato, uma análise breve:
Arroyo-Klamath:
Um inferno. A parte mais difícil do jogo. Assim que posso compro a liberdade do Sulik, pois ele praticamente joga o jogo por mim nessa parte. Perk: Awaraness, de resto, os de críticos e de sharpshooter.
Den-Modoc:
Após fazer as missões secundárias(que só incluem uma ou duas batalhas), matar os vendedores e conseguir uma .12 e depois gentilmente
ir resolver o problema do amigo Karl em Modoc, destruir a guilda de Metzger é muito fácil. Mesmo com 60% de small guns é fácil dar tiros no olho usando uma shotgun, ai, é só questão de escolher os inimigos certos para matar, calculando a movimentação deles e quantidade de tiros, um tiro por Round se torna muito eficiente, e Sulik com psycho não apenas imbatível, mas um glorioso escudo humano.
Vault City-Gecko-Den:
Só speech e talvez um pouco de science. Pode já investir um pouco em energy weapons.
Broken Hils-New Reno:
Na primeira os inimigos são em sua maioria formigas, e um Deathclaw desproporcionalmente fraco.
Na segunda, primeiro é diplomacia. Depois boxe, depois é se despedir da shotgun atirando nos Salvatores.
Sierra Army Depot- New Reno:
A partir daqui que a shotgun se torna ineficiente. Mas tem Plasma Rifle í disposição, absolutamente nenhuma dificuldade. Dado o investimento em Science, ganha-se um robozinho sniper. Ao voltar í New Reno, destruir todos os cassinos é trivial.
Redding:
Matar os wanamingos é divertido. Mesmo com o gasto de munição, a coisa não é complicada pois até aqui os inimigos já deram muita munição. Sei que é possível descobrir San Francisco ai.
NCR:
A única batalha são daqueles Slaver chinelos, muito fracos. As missões de diplomacia com Vault City dão ótimo XP.
Raiders:
Bando de saqueadores chinelo com leather armor e rifles vagabundos. Tem um selvagem lá também e três capitões que parecem bem armados. XP quase de graça.
Vault 15:
Aqueles Raiders são muito fracos. As quests dão bom XP.
Mariposa:
Até aqui o sujeito já tem Combat Armor, Rifle de Plasma. Um monte de Droga. O Cassidy tem uma CAWS, o Skynet também. O Marcus tem a minigun avenger, lança chamas e lança foguete... Os mutantes que não morrem em um tiro, são derrubados pelo Sulik e mortos em mais um ou dois.
San Francisco-Enclave:
As lutas de artes marciais não são difíceis. Os wanamingos consideravelmente irritantes. Na Enclave não precisa-se de nada de batalha, só matar o presidente. Depois, com os turrets, enclaves, npcs ajudando, Frank Horrigan se torna patético.
Mas é isso, nunca consegui imaginar outra build mais eficiente, dado que poder de fogo só é realmente importante na segunda parte do jogo, até o meio uma Shotgun faz o trabalho facilmente. Depois disso, Plasma Rifle e Pulse Rifle só facilitam mais as coisas. E é claro, Sniper assim que possível.