Desde o fim de Março, eu to sem pc. Só no celular. Então no meu tédio de quarentena, tentei botar alguns jogos no celular. Tentei até Freedoom mas foi horrível pra controlar.
Ai me lembrei de algo que me divertiu MUITO quando fiquei sem pc lá por 2016: Open X-COM.
Pra quem não sabe: Open X-COM é uma port de código aberto do X-COM original, de 1994, conhecido como UFO: Enemy Unknown ou X-COM: UFO Defense.
Pra quem nunca jogou: É uma mistura de estratégia/gerenciamento global em tempo real, com combate tactico em turnos. Você é o lider de uma organização global, chamada X-COM, e as nações do mundo te dão a missão de proteger o território delas, e o mundo, de uma infiltração e invasão extraterrestres. Com disco voador e tudo. E você tem que atacar esses ets, roubar a tecnologia deles, captura-los vivos pra interrogatório, pesquisar tecnologias novas, fazer autopsia de corpos, proteger o mundo e encontrar uma maneira de vencer um inimigo desconhecido.
O jogo é fantástico, totalmente único e bem dificil. É considerado um dos melhores e mais influentes jogos da história. Até Fallout foi inspirado por X-COM um pouquinho.
Eu conheço X-COM desde os anos 2000, emulando no DOSbox e adorei.
Joguei depois o remake da Firaxis e não gostei. Achei que faltou muita coisa. Era uma filosofia diferente.
De uns tempos pra cá, criaram o projeto Open X-COM, uma engine de código aberto recriando o jogo original, com os mesmos gráficos e jogabilidade, sem os bugs.
E é lindo, amigos. Temos um jogo clássico para sistemas modernos e melhoras substâncias. E tem port pra tudo que é sistema. Inclusive Android.
No caso, eu estou jogando com um mod, que se chama de The X-COM Files, ou no bom português: Os Arquivos X-COM.
A premissa é mostrar a origem da X-COM, desde um grupo de investigadores, até uma força-tarefa global no mundo inteiro.
Você começa num esquema bem Mulder e Scully mesmo, com um carro que pode transportar dois agentes, umas pistolinhas, oito homens, uns trocados, um laboratório pífio e trocentas burocracias que te impedem.
Daí você tem que sair por ai e descobrir a verdade lá fora, pra ser levado í serio. Seu inimigos não são só os ETs, mas também monstros lendarios e humanos na nossa própria sociedade agindo em conspirações, cultos, gangues...
É uma coisa bem ambientada no gênero de espionagem, conspirações e clichês dos Anos 80-90. Arquivos X, Deus Ex, Metal Gear, G.I Joe, Half-Life, Stargate...
É uma experiência fantastica que vale muito í pena.
Enviado de meu moto e5 play usando o Tapatalk