Infelizmente é verdade, os fóruns da internet estão a morrer.
Em parte o processo faz parte da evolução natural da comunicação pela Internet - os fóruns são uma evolução dos chamados ''bulletin boards" (que nunca utilizei pessoalmente) e substituíram o sistema de IRC (onde ainda fui utilizador durante alguns anos), e agora estão eles próprios ameaçados pelo Facebook, Instagram, Twitter, etc.. A diferença é que estes sistemas têm uma grande capacidade para a evolução à medida das necessidades de mercado, algo que não sucede com os fóruns.
Por exemplo, comecei a participar em fóruns nos princípios da década de 2000 - e a interface é virtualmente a mesma daquela que estou a utilizar agora mesmo! Isto em parte é excelente, porque os utilizadores têm já familiaridade com a interface, faciltando o seu uso. Mas para um utilizador jovem que esteja habituado ao Facebook, a interface vai-lhe parecer totalmente primitiva, uma relíquia de um tempo em que a programação das páginas da Internet era feita de forma quase totalmente manual. Eu aprendi a criar páginas assim no Frontpage em 1999...
A interface e a aparência deste ou de qualquer fórum para mim não são um problema, porque tenho gostos considerados nostálgicos (ou não fosse um amante do Fallout!), mas compreendo que para muitas pessoas hoje em dia seja algo de negativo. Eu aprendi a utilizar computadores em caixotes horizontais enormes que só trabalhavam com disquetes, e um sistema operativo que só apresentava 256 cores. Tal como comecei a comunicar na Internet através do mIRC, com uma interface básica e pouco intuitiva, mas nessa altura era o único sistema que se utilizava em Portugal. Os fóruns são uma evolução enorme em relação ao IRC.
Mas muitos dos utilizadores de hoje em dia tiveram a sua introdução à Internet de forma muito diferente, através de um computador contemporâneo, um telemóvel ou um tablet. Como tal, estão habituados a sistemas de comunicação rápidos, e interfaces muito simplificadas. Isso é algo que um fórum de Internet tem, mas não tanto como o Facebook e sistemas similares, e é por esse motivo que perde. E é precisamente devido a essas facilidades todas que eu não gosto do Facebook. A interface é tão simples que considero-a quase insultuosa à minha inteligência. Devido à facilidade em publicar, está completamente cheio de tolices e inutilidades, e para encontrar informações decentes é preciso filtrar todo este lixo, o que é algo que abomino.
Um fórum também pode ter tolices, claro que sim. Este próprio também as tem, e ainda bem, por motivos de entretenimento. Mas há algo que este fórum, tal como a maior parte deles tem, que o Facebook não tem: Organização. Moderadores. Controlo. O fórum VaultBr tem uma FINALIDADE - facilitar as comunicações de uma comunidade com gostos comuns. o Facebook e os outros sistemas semelhantes são uma desorganização tremenda, sem um esforço sério no seu controlo e na sua moderação, porque não têm um objectivo definido, algo pelo qual valha a pena lutar. E é por isso que este ou qualquer fórum será sempre, para mim, superior ao Facebook e ao resto da tralha, e é com pesar que vejo este sistema a desaparecer.