Autor Tópico: Por que os fórums acabaram?  (Lida 5676 vezes)

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
Por que os fórums acabaram?
« Online: Maio 09, 2021, 12:03:50 am »
Se alguém ler isso me responda por favor? Qual o porquê dos fóruns  terem acabado?

Sempre gostei de fóruns. Não apenas do VBR. Fóruns de carros, sempre participei de vários. De carros que já tive, de carros que pensei ter. Enfim, todos morreram.

Fóruns sobre tiro esportivo, que sempre acompanhei desde sempre e somente a pouco tempo consegui meu C.R. (mais por conta de condição financeira do que do Bozo). Esses morreram tem tempos.

Fóruns de hardware. Esses então... foram os primeiros a morrerem.

Eu pensei que o motivo fossem os grupos do Facebook. Mas me enganei.

Os grupos de carro só tem duas coisas: Gente EXIBINDO seus carros ou vendendo. É uma zona, bem complicado achar alguma informação útil. Ah, tem haters.

Grupos dos fóruns de hardware. Tem gente exibindo seu hardware, perguntas sem noção, anúncios e haters.

Nem procurei grupo de Facebook de Tiro esportivo (aí­ é pedir demais).  ???

Enfim, só eu que acho o formato dos fóruns bem mais fáceis e organizados?
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Hlges

• Wanderer
  • *
    • Ver perfil
Re:Por que os fórums acabaram?
« Resposta #1 Online: Maio 10, 2021, 09:04:10 pm »
Eu tbm sempre gostei do formato e frequentava vários. Agora, só esse aqui.

Tbm gostaria de saber pq acabaram e o q substituiu isso, mas não faço a menor ideia...
Snake: "You better hope I don't make it back"

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Maio 10, 2021, 10:36:48 pm »
Acho que é uma soma de motivos. A internet hoje é muita usada via celular, que é convidativo para textos curtos em aplicativos mais dinâmicos. Acho também que o Facebook (e aqui no Brasil o Orkut) contribuiram sim pra debandada do povo que usava fóruns, chats, blogs, videologs etc. Mas depois falharam como plataforma de troca de informações mais complexas. Tem também o fato de que hoje a internet se tornou um mar de entretenimento e distrações, sendo que antes por existir menos opções elas acabavam concentrando mais os públicos. E por último, uma lembrança que Reddit e 4Chan da vida não só ainda existem como se tornaram gigantescos.

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Maio 11, 2021, 01:11:30 pm »
O Reddit ainda tem muita coisa para pesquisar, geralmente sobre jogos.
O que ainda fornece informação de qualidade são ALGUNS canais do YouTube, mas acaba que é uma via de mão única.
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Maio 11, 2021, 02:32:51 pm »
Eu sigo muito pelo que o Screamer falou. Fórum antigamente era fonte de informação... a gente mesmo tinha o site de suporte com informações de Fallout e as pessoas vinham aqui para conseguir informações mais detalhadas.

O que não falta hoje são milhares de fontes de informações nos mais diversos lugares como vocês mesmo falaram... Reddit, Medium e por aí­ vai.

Eu mesmo, particularmente depois da VBR eu só olho, RARAMENTE o fórum do canal do youtube Linus Tech Tips pois lá as vezes surgem uns conteúdos legais e uns DIY.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #5 Online: Maio 14, 2021, 01:18:32 pm »
Eu também prefiro o formato de forum. Acho que forums são muito superiores porque a informação é retida e pode ser facilmente referenciada. Nessas coisas tipo facebook, é um dilúvio E forums ficam numa zona boa entre a anonimidade total dos chans - onde no fim ninguém sabe quem é quem e todo mundo se torna números sem distinção - e a abertura total das redes sociais, onde pessoal posta com o próprio nome e tal.

Num forum, você pode não saber quem é a pessoa na vida real, mas você sabe quem é o usuário, como ele escreve, o que ele acha, etc.

Eu concordo que redes sociais e que tais deram uma enfraquecida neles. O que é uma pena, porque Rede Social é merda.

Mas tem alguns forums bem fortes por ai até hoje, tipo RPGCodex.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Noob-Eterno(-Saibot)

• Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Maio 16, 2021, 09:09:37 pm »
Além de tudo o que vocês falaram, eu acho que o principal é que a galera pegou o hábito de ler e não comentar.

O que faz um fórum andar é conversa, comentário. Mesmo que seja uma frase, pq isso traz a interação e ai a conversa vai evoluindo.

Acho que como a maioria de nós entra no celular, dá aquela preguiça de escrever... Eu mesmo vi esse post antes e só agora que entrei no pc vim responder. Acho que isso conta muito pra o porque diminuirmos as respostas.

Talvez uma solução seja puxar mais papo? Conversar sobre oq a gente ama? Hahahaha sei lá porra. Essa comunidade é a que eu participo a mais tempo, gostaria muito de ver ela mais movimentada pq todo mundo aqui é gente boa.

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Maio 16, 2021, 09:33:51 pm »
As redes sociais acabaram com a "permanência" dos debates. Você fala na hora, se perdeu, já era. E a conversa se vai. E isso virou o "padrão", o normal, acho que é reflexo do mundo agora. Os assuntos são temporários e as discussões tem validade, tudo muito rápido e "sem valor" pra ser guardado. Tá tudo na sua mão, no celular.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #8 Online: Maio 18, 2021, 10:50:44 pm »
Além de tudo o que vocês falaram, eu acho que o principal é que a galera pegou o hábito de ler e não comentar.

O que faz um fórum andar é conversa, comentário. Mesmo que seja uma frase, pq isso traz a interação e ai a conversa vai evoluindo.

Acho que como a maioria de nós entra no celular, dá aquela preguiça de escrever... Eu mesmo vi esse post antes e só agora que entrei no pc vim responder. Acho que isso conta muito pra o porque diminuirmos as respostas.

Talvez uma solução seja puxar mais papo? Conversar sobre oq a gente ama? Hahahaha sei lá porra. Essa comunidade é a que eu participo a mais tempo, gostaria muito de ver ela mais movimentada pq todo mundo aqui é gente boa.

Eita kct, quase edito seu comentário kkkkk.

Realmente, celular dá uma preguiça de escrever. Aliás, ninguém gosta nem de entrar em site de noticia, uma bosta pra carregar em celular.

Seria legal ver mais papo sendo puxado. Eu tento, mas tenho impressão que meus tópicos são muito bostas, parece que ninguém responde.

As redes sociais acabaram com a "permanência" dos debates. Você fala na hora, se perdeu, já era. E a conversa se vai. E isso virou o "padrão", o normal, acho que é reflexo do mundo agora. Os assuntos são temporários e as discussões tem validade, tudo muito rápido e "sem valor" pra ser guardado. Tá tudo na sua mão, no celular.

Eu noto isso também.

Eu acho ruim porque não acumula conhecimento ou comunidade, só se for uma comunidade pequena.
Realmente, é tudo muito... efusivo? Acho que essa é a palavra certa. É tudo muito transitório, o próprio formato não favorece conversas longas e detalhadas. Conversas são mera distração do feed interminável e da procura constante por mais dopamina que as redes sociais estimulam.

Eu não gosto nem de grupo de whatsapp/telegram por causa disso. Pra mim só funciona se for um punhado de gente, mais eu me perco totalmente da conversa.

Até mesmo forums grandes são capazes de reter conhecimento.

As imageboards e o reddit(alias reddit é só um chan mais certinho) são assim também, uma torrente enorme de coisa sem parar. A única vantagem de algo tipo 4chan é que tem uma liberdade absurda então ninguém tem medo da patrulha do politicamente correto e muitas vezes sai dali um monte de coisa legal, conhecimento de verdade, ideias bacanas, memes engraçadas. Tentei frequentar mas não é meu estilo, tudo muito rápido e anônimo.

Eu pessoalmente acho que os forums tem muito potencial de voltar, só precisam de interfaces melhores, mais pensadas pro celular. Aliás, até o velho Orkut se parece cada vez melhor hoje em dia, ele era tipo um "Forum de Forums". Alias, isso me dá umas ideias...
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Maio 21, 2021, 12:15:15 pm »
Achei deveras interessante como começou a pergunta: "Se alguém ler isso".

Eu vejo uma série de fatores. Lista-los-ei para facilitar a leitura (que é um dos motivos):

• FALTA DE TEMPO: Quando eu entrei neste fórum, por exemplo, eu ajudava com a tradução, ficava fazendo tirinha, desenhando, entrando dezenas (sim, DEZENAS) de vezes por dia e ainda estava estudando pra vestibular, tirando carteira, jogando videogame e computador. A vida adulta tira um pouco dessa liberdade. Da mesma forma que não fico mais entrando em fórum, não fico mais entrando em facebook, etc. O "tempo livre" de internet hoje eu gasto no instagram, mas porque faço uma renda extra com isso e está ali, como o Duccini disse, pronto na mão, com o celular. É entrar e sair, não fico muito tempo. O que nos leva ao próximo item.
  • CELULAR: Antigamente todo mundo queria ter um computador, depois notebook especificamente, era a moda. Todos queriam ter "poder de voz" nas redes sociais e nos foruns não era diferente. A impressão de que "sua opinião importa" alimentava o ego (e ainda acontece, muito mais no âmbito de discussão polí­tica, hoje). Hoje as coisas são mais efêmeras, as pessoas querem informação pronta e rápida a uma dedada e digitar em celular não é algo tão prazeroso - salvo quando o assunto é direita x esquerda, bolsonaro, vacina de jacaré...
  • OUTRAS FONTES: Fórum era lugar de buscar informação. Hoje youtube substitiu isso de uma forma melhor do que o velho "precisa desenhar pra entender". Ontem mesmo meu sogro me pediu pra ver se a bateria da chave do carro dele estava ruim, entrei no youtube e aprendi não só a abrir a chave, mas que podia ser mal contato por sujeira ou botão gasto. Dito e feito, uma limpezinha resolveu. Não preciso mais entrar num fórum e aguardar horas ou dias até alguém que saiba me explicar.
  • FACILIDADE DE CONTATO: Fórum era lugar de fazer amizade longe da cidade onde a gente vive, conhecer culturas diferentes, assuntos diferentes. Hoje com youtube, whatsapp, etc ficou mais prático. Depois de adulto e ganhando dinheiro viajar é mais prático também. Não me vejo cultivando amizades em forum mais. Há algum tempo eu participava de um fórum de marcenaria, cheio de gente boa e com muito conhecimento, mas a vagareza dos retornos de informação não supriam mais a minha necessidade de celeridade de rotorno que os artifí­cios nos permitem hoje. Eu cultivo amizade virtual é no instagram agora, porque converso com a pessoa na hora, troco fotos, whatsapp etc.
  • PROFUNDIDADE DO PAPO: Bate papo profundo, com conteúdo, textual e com gente que de fato queria debater um assunto. Pra mim essa sempre foi a maior vantagem dos fóruns. E, como no de marcenaria que eu citei, comecei a perceber que as pessoas não têm mais essa paciência. Um dia eu pedi ajuda lá pra uma máquina que comprei, os caras inteligentes só me recomendando uma série de ví­deos de um "mestre" que era um pulha. Só informação errada, as pessoas sequer LIAM o que eu estava escrevendo. Texto demais incomoda hoje em dia, ninguém tem paciência pra ler. A hora que um cara foi mal educado comigo falando que eu "nem entrou no video ainda pra poder perguntar de novo" eu precisei responder em uma frase algo como "EU JA VI ESSA SERIE DE VIDEOS E O SUJEITO QUE VOCES CHAMAM DE MESTRE NAO SABE NEM DO QUE ESTí FALANDO. VEJAM AS FOTOS E AS LENGENDAS QUE PUBLIQUEI PELO AMOR DE DEUS, VOCES SEQUER TENTARAM ME AJUDAR". Aí­ UMA pessoa reviu e de fato me falou que eu estava correto. Eu fui na central técnica 3x e o técnico praticamente assumiu (só pra mim) que a máquina era falha e não tinha conserto. Fiz uma gambiarra e mostrei pra ele, nem o técnico queria me ouvir pessoalmente, só quando mostrei a falha de projeto que assumiu. ONDE, repito, ONDE alguém tem tempo pra isso agora. Youtube, pra mim, matou os fóruns e hoje qualquer um é deus só porque tem 1m de seguidores.

Acredito que seu eu ficar escrevendo aqui a lista triplica de tamanho, mas é justamente o que acabou nos fóruns. Quem de fato leu tudo o que escrevi até aqui?

íšnico "fórum" que acho que ainda sobrevive é o reddit, mas nem sou ativo lá. Vez ou outra eu entro em algum sub procurando resposta pra algo pelo google mesmo. Outro dia mesmo eu tive um problema pessoal de relacionamento. Conversei com amigos, vi inclusive videos, até forum de psicologia. Sempre as mesmas respostas profissionais ou sem profundidade. No reddit achei um sub de pessoas com o mesmo problema, ajudando umas as outras. Uma pergunta lá é passí­vel de prosseguir por 1 semana, sempre com respostas novas de pessoas com problemas afins tentando ajudar e dando suporte.
« Última modificação: Maio 21, 2021, 12:17:08 pm por Bruce Leeroy »
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Maio 21, 2021, 04:06:51 pm »
Quem de fato leu tudo o que escrevi até aqui?

Eu li. Concordo que o Youtube é uma evolução, principalmente quando você precisa fazer algo mais "mão na massa". Só é ruim que fica algo de via única, dificilmente você consegue perguntar algo a mais. E se o Canal não for moderado, os comentários é terra sem lei, quase igual comentário de g1.com.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Maio 23, 2021, 01:11:01 am »
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: Maio 23, 2021, 11:50:15 pm »
Quem de fato leu tudo o que escrevi até aqui?

Eu li. Concordo que o Youtube é uma evolução, principalmente quando você precisa fazer algo mais "mão na massa". Só é ruim que fica algo de via única, dificilmente você consegue perguntar algo a mais. E se o Canal não for moderado, os comentários é terra sem lei, quase igual comentário de g1.com.

Por isso que eu ainda respondo todos os comentários que merecem uma resposta no meu canal ehehhe

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: Maio 25, 2021, 07:05:28 pm »
Chosen, mas seu Canal é um dos poucos... por isso seus "fãs" vão a loucura!!!!!
 :D :D :D