Além de tudo o que vocês falaram, eu acho que o principal é que a galera pegou o hábito de ler e não comentar.
O que faz um fórum andar é conversa, comentário. Mesmo que seja uma frase, pq isso traz a interação e ai a conversa vai evoluindo.
Acho que como a maioria de nós entra no celular, dá aquela preguiça de escrever... Eu mesmo vi esse post antes e só agora que entrei no pc vim responder. Acho que isso conta muito pra o porque diminuirmos as respostas.
Talvez uma solução seja puxar mais papo? Conversar sobre oq a gente ama? Hahahaha sei lá porra. Essa comunidade é a que eu participo a mais tempo, gostaria muito de ver ela mais movimentada pq todo mundo aqui é gente boa.
Eita kct, quase edito seu comentário kkkkk.
Realmente, celular dá uma preguiça de escrever. Aliás, ninguém gosta nem de entrar em site de noticia, uma bosta pra carregar em celular.
Seria legal ver mais papo sendo puxado. Eu tento, mas tenho impressão que meus tópicos são muito bostas, parece que ninguém responde.
As redes sociais acabaram com a "permanência" dos debates. Você fala na hora, se perdeu, já era. E a conversa se vai. E isso virou o "padrão", o normal, acho que é reflexo do mundo agora. Os assuntos são temporários e as discussões tem validade, tudo muito rápido e "sem valor" pra ser guardado. Tá tudo na sua mão, no celular.
Eu noto isso também.
Eu acho ruim porque não acumula conhecimento ou comunidade, só se for uma comunidade pequena.
Realmente, é tudo muito... efusivo? Acho que essa é a palavra certa. É tudo muito transitório, o próprio formato não favorece conversas longas e detalhadas. Conversas são mera distração do feed interminável e da procura constante por mais dopamina que as redes sociais estimulam.
Eu não gosto nem de grupo de whatsapp/telegram por causa disso. Pra mim só funciona se for um punhado de gente, mais eu me perco totalmente da conversa.
Até mesmo forums grandes são capazes de reter conhecimento.
As imageboards e o reddit(alias reddit é só um chan mais certinho) são assim também, uma torrente enorme de coisa sem parar. A única vantagem de algo tipo 4chan é que tem uma liberdade absurda então ninguém tem medo da patrulha do politicamente correto e muitas vezes sai dali um monte de coisa legal, conhecimento de verdade, ideias bacanas, memes engraçadas. Tentei frequentar mas não é meu estilo, tudo muito rápido e anônimo.
Eu pessoalmente acho que os forums tem muito potencial de voltar, só precisam de interfaces melhores, mais pensadas pro celular. Aliás, até o velho Orkut se parece cada vez melhor hoje em dia, ele era tipo um "Forum de Forums". Alias, isso me dá umas ideias...