Autor Tópico: Um pequeno e pouco importante desabafo  (Lida 4939 vezes)

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Um pequeno e pouco importante desabafo
« Online: Março 07, 2018, 10:07:17 am »
Não é sobre o fórum hahaha

É sobre comunicação em geral. O lance é que uma coisa que tem sido cada vez mais cansativa é conversar com a maioria das pessoas de uma maneira em que os dois lados escutem. Não digo no sentido de que cada lado defende a sua opinião a unhas e dentes, apesar de isso relacionar. Mas de que quase todo mundo hoje em dia só tem interesse em falar de si mesmo, e a internet parece que fez isso piorar também no mundo real.

A dificuldade das pessoas em conversar sobre um tópico sem trazer para o me-me-me é assustadora. Claro que muitas vezes isso acontece pra mostrar empatia, você demonstrar que entende o que a pessoa está falando usando um exemplo pessoal como referência. Mas é cada vez mais raro encontrar uma pessoa que sabe conversar sem tentar tornar isso um altar de auto-adoração.

Pode ser por viver numa cidade extremamente individualista - São Paulo, mas acho que acontece em todo lugar.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Re:Um pequeno e pouco importante desabafo
« Resposta #1 Online: Março 07, 2018, 06:22:57 pm »
Eu faço isso direto e só depois de encher muito o saco dos outros é que percebo a cagada.

Isso e mais um monte de problemas. Estou me policiando mais, mas é complicado.
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline Noob-Eterno(-Saibot)

• Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Março 08, 2018, 08:25:48 am »
Isso é foda mesmo. Eu tô com o Leroy: tentando me polí­ciar, porque acabo fazendo isso mais do que gostaria. Caio muito naquela de que é importante mostrar minha opinião, mas as vezes (a maioria) teria sido melhor só ouvir e seguir o assunto.

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Março 08, 2018, 09:55:04 am »
Aham por aí­ mesmo, mas só pra deixar claro pro tópico não tomar um sentido diferente, a troca de opiniões pessoais eu valorizo desde que seja um diálogo construtivo. Feedback é fundamental para uma boa comunicação. O que eu quis copnversar é sobre algo muito mais mundano. É sobre a cultura que se fortaleceu em que as pessoas ficam o tempo todo falando de si mesmas, desvirtuando os assuntos para isso. O pior é que não faço ideia do que fazer pra lidar com isso, de como aceitar que as pessoas hoje são assim. É como o uso excessivo do celular, se tornou o padrão. Eu realmente odeio ver todo mundo grudando a cara nele de 30 em 30 segundos mas não adianta muito ficar reclamando de algo que não vai mudar.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Março 08, 2018, 11:55:59 am »
Desculpem-me se eu desvirtuar um pouco o assunto, policiem-se se for o caso pra não sair dele, mas pra mim, especificamente, identifiquei o motivo faz alguns meses.

Não é exclusivamente por causa disto, obviamente esse lance de internet, rede social, smartphone etc também ajuda muito. Mas no meu caso é algo bem especí­fico. Esse comportamento que você descreve é majoritariamente de pessoas extrovertidas que por natureza precisam estar no centro de seus cí­rculos sociais pra atingirem uma autorrealização. Como caio quase que completamente pro lado introvertido e após me informar um pouco mais sobre essa condição e (muito contentemente) me redescobrir, me dei conta de que o que eu sempre fiz foi querer ser igual "todo mundo" pra ser aceito como eles. E nunca consegui, me sentia deslocado, triste, errado por não gostar das mesmas coisas, por ficar cansado de conversar sobre determinados assuntos, sozinho mesmo estando rodeado de amigos porque eu nunca conseguia me colocar no mesmo assunto que eles da mesma forma... em suma, eu escutava mais do que falava e pra suprir isso eu falava muito de mim mesmo pra receber atenção. O que estou fazendo é tirando um ví­cio que adquiri (novamente, quero deixar claro que não estou culpando apenas isso como motivo) tentado ser como a maioria dos meus amigos. Sempre quis "fazer parte da galera" e pra isso usava o "eu" pra chamar atenção também.

Fiz uma reflexão aqui agora e praticamente quase todos os meus amigos que também são introvertidos não são sempre assim - e são as pessoas com quem eu mais tenho prazer de conversar, com elas, como você mesmo disse, a troca de opiniões pessoais são um diálogo construtivo. E muito. Já com meus amigos extrovertidos o que acontece é diferente. Se eu tento um diálogo sobre qualquer coisa sou constantemente cortado (que faz meu sangue ferver) e o que eu falo entra em um ouvido e sai no outro pra ter que ouvir eles falando de si mesmos.

Essa necessidade de ser o centro das atenções, de ser melhor que o outro, nunca foi uma necessidade pra mim até o ponto em que eu fiquei desempregado ad infinitum e me senti meio sozinho por não poder sair mais pra me divertir. Quando eu estava trabalhando normalmente isso inclusive me incomodava pra caralho, assim como está te incomodando hoje. Aliás, você já fez algum teste pra saber pra que lado tende? Porque pelo seu histórico de questionamentos e crí­ticas aqui no fórum sua cabeça deve ficar igual um liquidificador igual a minha o dia inteiro. Eu devia ter estudado é psicologia pra aproveitar essa caracterí­stica.

Um exercí­cio pra vocês. Quando perceberem esse tipo de comportamento que o Duccini colocou numa conversa, façam cara de tacho, desviem suas atenções pra outra coisa (um gato passando, o próprio celular, pegar uma cerveja...) e façam o famoso "Hmm-hum..." e mudem de assunto drasticamente ou tentem focar em algo que não seja pessoal. Reparem no baque na cara da pessoa por não receber atenção. É algo que estou fazendo e que faz a pessoa começar a se policiar mais nessas horas, é como adestrar um cão, se somos repelidos quando fazemos algo, passamos a tentar evitar repetir, se somos felicitados tendemos a continuar com o comportamento. Um exemplo disso são as mulheres em redes sociais, se tiram foto fazendo bico de pato e só recebem "lindaaaaa!" "maravilhosaaaaaa!" vão continuar fazendo mesmo sendo ridí­culo ao ponto de na cabeça delas achar que está lindo.

Outra técnica é ser sincero, mas tem que tomar cuidado pra não te acharem chato, tem que saber fazer. Quando alguém começa a falar muito de si, mostrem pra essa pessoa o que ela está fazendo. Vou dar um exemplo bobo e que talvez nem seja a imagem do que o Duccini quer dizer, mas que acontece na vida de muita gente. Todo mundo tem aquele amigo que é "viajão" e conhece o mundo todo. Aí­ você está numa roda de amigos conversando sobre, sei lá, escalada, que praticou na semana passada e que curtiu pra caramba. Aí­ todo mundo começa a falar disso, alguns falam que nunca fizeram, outros que tem vontade, outros compartilham de suas experiências particulares (que é normal e bom, futí­fero) e tem o viajão que começa a tagarelar sobre como a escalada que ele fez há 15 anos atrás naquele lugar é que é boa. Praticamente te deixando de lado e o foco da conversa TEM que ser a viagem dele, que nesse lugar é muito mais difí­cil e que ELE fez de boa. E começa a fuxicar no celular pra caçar as fotos que todo mundo já viu no facebook porque ele posta toda quinta feira com a hashtag #tbt no instagram também. Outro amigo muda de assunto pra falar dessas escaladas indoor e ele volta a falar na escalada de 15 anos atrás, que indoor é paia. O que normalmente todo mundo faz? O mesmo comportamento do bico de pato, sorrisinho amarelo e deixam o cara falar. O correto é você olhar no olho do viajão e falar pra ele: "Viajão, tem 15 anos que cê foi nessa merda, nem pêlo no saco cê devia ter e se bobear nem pode escalar lá mais. Bora lá no indoor pra você ver como é em vez de ficar falando que é paia, vamos ver quem sobe primeiro.". Você deu uma cortada pro fdp ter um choque de realidade e ao mesmo tempo manteve a amizade. O que não pode é só xingar o cara, senão ele fica com raivinha.

Textão grande pra caralho, foi mal.

Hoje eu já não tô nem aí­ pra isso, como já virou algo "consciente" na minha cabeça que as pessoas fazem até sem maldade, não me incomoda. Me incomoda eu continuar fazendo e só perceber depois.
« Última modificação: Março 08, 2018, 12:00:06 pm por Bruce Leeroy »

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Março 08, 2018, 09:25:53 pm »
Não é exclusivamente por causa disto, obviamente esse lance de internet, rede social, smartphone etc também ajuda muito. Mas no meu caso é algo bem especí­fico. Esse comportamento que você descreve é majoritariamente de pessoas extrovertidas que por natureza precisam estar no centro de seus cí­rculos sociais pra atingirem uma autorrealização. Como caio quase que completamente pro lado introvertido e após me informar um pouco mais sobre essa condição e (muito contentemente) me redescobrir, me dei conta de que o que eu sempre fiz foi querer ser igual "todo mundo" pra ser aceito como eles. E nunca consegui, me sentia deslocado, triste, errado por não gostar das mesmas coisas, por ficar cansado de conversar sobre determinados assuntos, sozinho mesmo estando rodeado de amigos porque eu nunca conseguia me colocar no mesmo assunto que eles da mesma forma... em suma, eu escutava mais do que falava e pra suprir isso eu falava muito de mim mesmo pra receber atenção. O que estou fazendo é tirando um ví­cio que adquiri (novamente, quero deixar claro que não estou culpando apenas isso como motivo) tentado ser como a maioria dos meus amigos. Sempre quis "fazer parte da galera" e pra isso usava o "eu" pra chamar atenção também.
Algumas pessoas que eu me baseei pra falar isso são mais introvertidas também. Tem caso que é claramente isso de tentar se incluir melhor, mudando o assunto pra contar algum sucesso (aliás, isso é algo que cansa bastante, a pessoa ao invés de falar direto "aconteceu isso" ficar tentando empurrar o assunto nessa direção achando que ninguém tá percebendo). No caso dos extrovertidos, acho que o que eu acho mais chato é a pessoa que fala alto pra tentar ganhar aprovação de outros que nem estão na conversa, tipo o cara que conversa com você na mesa de bar querendo que todo mundo escute.

Fiz uma reflexão aqui agora e praticamente quase todos os meus amigos que também são introvertidos não são sempre assim - e são as pessoas com quem eu mais tenho prazer de conversar, com elas, como você mesmo disse, a troca de opiniões pessoais são um diálogo construtivo. E muito. Já com meus amigos extrovertidos o que acontece é diferente. Se eu tento um diálogo sobre qualquer coisa sou constantemente cortado (que faz meu sangue ferver) e o que eu falo entra em um ouvido e sai no outro pra ter que ouvir eles falando de si mesmos.

Essa necessidade de ser o centro das atenções, de ser melhor que o outro, nunca foi uma necessidade pra mim até o ponto em que eu fiquei desempregado ad infinitum e me senti meio sozinho por não poder sair mais pra me divertir. Quando eu estava trabalhando normalmente isso inclusive me incomodava pra caralho, assim como está te incomodando hoje. Aliás, você já fez algum teste pra saber pra que lado tende? Porque pelo seu histórico de questionamentos e crí­ticas aqui no fórum sua cabeça deve ficar igual um liquidificador igual a minha o dia inteiro. Eu devia ter estudado é psicologia pra aproveitar essa caracterí­stica.
Eu sou introvertido com I maiúsculo, ao ponto de precisar meditar pra ter um controle melhor sobre o meu í­mpeto de devanear no meio de uma conversa ou atividade. Também tenho essa facilidade em ler o emocional das pessoas e pegar detalhes corporais. O resultado é que a minha conversa é muito subjetiva e não verbal. E é aí­ que mora o perigo, você ganha a habilidade de prever repostas com facilidade, e a conversa fica mais entediante. Pra alguém que luta pra não se perder na própria mente isso é um inferno.

Quantos a interrupções, acho que isso praticamente escreve na testa da pessoa que tem esse hábito o quão insegura ela está. Hoje meu grupo mais próximo de amigos é melhor em relação a isso, mas teve uma época que a mesa de bar era uma guerra de monólogos e afirmações.

Um exemplo disso são as mulheres em redes sociais, se tiram foto fazendo bico de pato e só recebem "lindaaaaa!" "maravilhosaaaaaa!" vão continuar fazendo mesmo sendo ridí­culo ao ponto de na cabeça delas achar que está lindo.
Hahaha bom, aí­ é comportamento de ovelha zumbi. É a descarga de endorfina altamente viciante quando a pessoa recebe um like e que transforma ela num junkie virtual.

Outra técnica é ser sincero, mas tem que tomar cuidado pra não te acharem chato, tem que saber fazer. Quando alguém começa a falar muito de si, mostrem pra essa pessoa o que ela está fazendo. Vou dar um exemplo bobo e que talvez nem seja a imagem do que o Duccini quer dizer, mas que acontece na vida de muita gente. Todo mundo tem aquele amigo que é "viajão" e conhece o mundo todo. Aí­ você está numa roda de amigos conversando sobre, sei lá, escalada, que praticou na semana passada e que curtiu pra caramba. Aí­ todo mundo começa a falar disso, alguns falam que nunca fizeram, outros que tem vontade, outros compartilham de suas experiências particulares (que é normal e bom, futí­fero) e tem o viajão que começa a tagarelar sobre como a escalada que ele fez há 15 anos atrás naquele lugar é que é boa. Praticamente te deixando de lado e o foco da conversa TEM que ser a viagem dele, que nesse lugar é muito mais difí­cil e que ELE fez de boa. E começa a fuxicar no celular pra caçar as fotos que todo mundo já viu no facebook porque ele posta toda quinta feira com a hashtag #tbt no instagram também. Outro amigo muda de assunto pra falar dessas escaladas indoor e ele volta a falar na escalada de 15 anos atrás, que indoor é paia. O que normalmente todo mundo faz? O mesmo comportamento do bico de pato, sorrisinho amarelo e deixam o cara falar. O correto é você olhar no olho do viajão e falar pra ele: "Viajão, tem 15 anos que cê foi nessa merda, nem pêlo no saco cê devia ter e se bobear nem pode escalar lá mais. Bora lá no indoor pra você ver como é em vez de ficar falando que é paia, vamos ver quem sobe primeiro.". Você deu uma cortada pro fdp ter um choque de realidade e ao mesmo tempo manteve a amizade. O que não pode é só xingar o cara, senão ele fica com raivinha.
Então, as vezes dá certo né. Mas tem gente que simplesmente não aprende.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Março 08, 2018, 09:56:49 pm »
aí­ que mora o perigo, você ganha a habilidade de prever repostas com facilidade, e a conversa fica mais entediante. Pra alguém que luta pra não se perder na própria mente isso é um inferno.

íšltimo andar do inferno.

Aliás, li uma notí­cia que me lembrou desse tópico: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2018/03/08/interna_nacional,942734/mae-e-proibida-de-assistir-aulas-acompanhada-da-filha-e-professor-amea.shtml

Tirando que ele foi infeliz com as palavras, no fundo o professor está certo, é a autoridade na sala (toda universidade tem um código que garante isso) e o que acontece? A mulher joga o particular dela lá pro alto: EU trabalho muito, EU sofro, EU não tenho condições de deixar a filha com alguém, EU ACHO que não atrapalha... e ainda ganha um bocado de apoio de outras mulheres por causa de "womanfeelings" sendo mais válido que a razão. Imagina se ela tenta levar a filha pro trabalho com essas mesmas justificativas em vez da universidade. Imagina se todo mundo puder fazer isso.

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Março 09, 2018, 09:06:21 am »
É, tenho dificuldade em ter opinião sobre esse caso, até pela falta de informações sobre. É uma situação muito complexa. A criança por mais que seja quieta atrapalha (e eu já trabalhei em lugar onde vários funcionários levavam os filhos a propósito, vamos dizer que não é a melhor maneira de se trabalhar), mas a situação da mãe de não ter onde deixá-la escancara um monte de problemas sociais. É simplesmente uma saí­da muito fácil jogar a culpa inteiramente nela, como o professor fez, e bradar "se você é pobre, se vire". Principalmente quando você ganha R$20 mil/mês. Venho de uma famí­lia de educadores e a atitude deles é completamente diferente. São muito mais abertos a conversar em particular com a pessoa, escutar o problema e tentar chegar a um lugar comum.

E aí­ a discussão começa a ficar realmente complicada porque atrai simplismos raivosos... feministas, machistas, esquerdistas, direitistas, religiosos, nacionalistas, e por aí­ vai. É só olhar na seção de comentários como a situação foi sequestrada para as mais diversas agendas.

Espero que a própria UFPR dê o passo adiante e crie alguma ferramenta para auxiliar nisso. Dar a possibilidade da pessoa assistir a aula í  distância, alguma parceria com creches, ou qualquer outra coisa. Não é a função deles, eu sei, mas seria de se bater palmas.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Março 09, 2018, 09:33:46 am »
Estão praticamente intimados a fazer isso agora, depois do reboliço.

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Março 09, 2018, 09:56:03 am »
Duccini e Leeroy estão inspirados.

Eu tenho sorte, no meu cí­rculo de amizades e no trabalho consigo ter boas conversas com amigos e colegas, geralmente temos foco em idéias e não em pessoas.
Onde encontro esse comportamento que o Duccini falou é com a famí­lia e familiares. Tanto minha famí­lia quanto da minha esposa. E é exatamente o "eu já fiz, eu já trabalhei muito, eu já passei por isso"...

Até aí­ é fácil evadir e apenas escutar a conversa. A situação onde não consigo nem participar é quando a conversa vai para o "simplismo raivoso".
E mais uma vez concordo com o Duccini, é um tipo de pensamento que antes ví­amos muito no Facebook, Twitter... que as pessoa estão trazendo para as conversas em cí­rculos sociais. Até no nosso fórum já rolou.
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Março 09, 2018, 10:44:09 am »
Duccini e Leeroy estão inspirados.
Se eu fosse criar um tópico pra cada coisa que passa na minha cabeça e que pra muita gente é assunto de uma pequenez danada, ou eu seria banido por spam ou terí­amos que criar uma seção só pra mim.

Até no nosso fórum já rolou.
E vai continuar rolando. Internet e redes sociais agravaram essa questão, mas é uma caracterí­stica inerente ao ser humano, vide pirâmide de Maslow. Problema é a intensidade da coisa, quando eu percebi me senti mal pra caralho, e continuo fazendo, vira ví­cio.

Offline The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Março 12, 2018, 02:53:19 pm »
Como o Duccini falou em posts anteriores hoje em dia isso me cansa muito... parei de entrar em discussões pelo simples fato das pessoas se imporem demais sem ouvir o próximo.

Várias vezes apaguei um post ou um comentário porque simplesmente vinha na minha mente: "Véi, isso vai dar merda, melhor não".

Cansa mesmo... uma vez até fui xingado porque fiz uma crí­tica a Dublagem e Localizações de jogos no Brasil.

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Março 14, 2018, 08:54:55 pm »
é um tipo de pensamento que antes ví­amos muito no Facebook, Twitter... que as pessoa estão trazendo para as conversas em cí­rculos sociais.

Que bosta que é mí­dia social, você ver aquela pessoa que tinha uma conversa super interessante agora só falar de futilidades e se comunicar através de chavões de internet. Praticamente a novilí­ngua do 1984.

Cansa mesmo... uma vez até fui xingado porque fiz uma crí­tica a Dublagem e Localizações de jogos no Brasil.

Eu sempre achei que essa dificuldade que o brasileiro tem em discutir opiniões diferentes sem apelar vinha dos séculos de paternalismo português. Mas hoje a minha fonte de conteúdo na internet é quase que totalmente britânica e americana, e é a mesma coisa. Muitas vezes até pior.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: Março 14, 2018, 09:22:26 pm »
Eu não uso mais essas coisas, meu facebook não tem feed (se adiciono alguém já mando parar de de seguir), serve só de agenda já que ninguém consegue manter a porra de um telefone por mais de um ano agora e email virou coisa do passado. Instagram estava usando só pra divulgar uns trabalhos e ainda dei uma pausa porque estou arrumando algumas coisas... não aguento mais rede social não, não tenho paciência. Fora os chavões que o povo insiste em papagaiar: "É isso mesmo, produção?", "Pensa num rango bom...", "Fim de tarde com ela.", "Porque hoje é o dia dele...". Parece praça é nossa, pqp.

Offline barone

• Defender
  • **
    • Ver perfil
    • Barone
« Resposta #14 Online: Março 16, 2018, 09:54:54 am »
Instagram estava usando só pra divulgar uns trabalhos e ainda dei uma pausa porque estou arrumando algumas coisas...

Eu gostava das suas fotos, tá fazendo uns trabalhos sensacionais!