Autor Tópico: Adaptação de jogos para filmes, existe algo que preste?  (Lida 2924 vezes)

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Adaptação de jogos para filmes, existe algo que preste?
« Online: Janeiro 31, 2018, 08:16:20 am »
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_films_based_on_video_games

Que eu me lembre agora é só tranqueira: Street Fighter, Double Dragon, Super Mario... sem falar os que eu definitivamente não tenho coragem de assistir: Warcraft, Assassin's Creed, Prince of Persia... Mas um ponto interessante é a série Resident Evil. Nada a ver com os jogos mas tem uma certa aura cult devido ao estilo dos filmes. Ainda assim não curto.

Criei esse tópico porque senti vontade e comecei a jogar o primeiro remake de Tomb Raider depois de ter visto o trailer do filme - e também porque gostei bastante do Rise of The Tomb Raider. Segue o trailer. A quantidade de clichês é assustadora. Provavelmente será outro osso. Mas essa Alicia Vikander...

https://www.youtube.com/watch?v=rOEHpkZCc1Y

E aí­, tem algum que vocês recomendam?

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Re:Adaptação de jogos para filmes, existe algo que preste?
« Resposta #1 Online: Janeiro 31, 2018, 08:25:17 am »
Segundo as tradições toda adaptação deve ser um lixo.

Como eu nunca fui fã de warcraft (joguei o 1 e o 2 só, época em que nem me preocupava em ler história, só jogava), gostei muito do filme porque pra mim foi só um filme. E tenho um amigo que é fanzasso e gostou pra caralho, embora ele seja suspeito porque trabalha com animação, então acho que ele se empolgou mais foi com as modelagens e tal.
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Janeiro 31, 2018, 02:15:51 pm »
Mortal Kombat é legal até, vai. Hahaha!

Need for Speed é ruim, mas é uma adaptação perfeita. Poderia direitinho ser uma história de jogo que a EA colocaria, nessa nova fase da franquia.

De resto, nada salva.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #3 Online: Janeiro 31, 2018, 04:44:36 pm »
Warcraft eu achei legal, mas pelo que sei, eles comprimiriam boa parte da história do Warcraft 1 e do 2 juntas.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Isaac

• Defender
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Fevereiro 01, 2018, 12:18:31 am »
Eu gostei do primeiro filme do Hitman, e gostei do filme do Max Payne, mas não deixam de ser filmes b, de baixo orçamento.

By any means necessary

Offline The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Fevereiro 01, 2018, 01:33:17 pm »
Só quem é LOUCO pela lore do Warcraft é que reclama do filme. Vá de mente aberta e divirta-se. Eu gostei.

Offline ajpvalente

• Shield of Hope
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
« Resposta #6 Online: Fevereiro 04, 2018, 04:32:05 pm »
Bem, vamos por partes. Ainda são umas quantas dezenas de filmes adaptados, de forma directa ou indirecta, de videojogos, pelo que esta lista está muito incompleta. Estes são os que me eu me recordo:

Dungeon Siege: Não vi nenhum dos três filmes, dizem que são péssimos. E eu concordo, considerando que foram produzidos por aquele canalha do Uwe Boll...

Final Fantasy: Como filme não é mau de todo (mas também não é uma obra prima), mas NADA tem a ver com a série do mesmo nome. Recomendo.

Prince of Persia: Nunca vi. Dizem que é medí­ocre, e que tiraram algumas partes dos jogos.

Mortal Kombat: Também é medí­ocre, mas é preciso ter a mente muito aberta. Como adaptação, não é mau, considerando que o jogo é bastante difí­cil de adaptar. Nunca vi o segundo filme, mas dizem que é muito mau. Recomendo o primeiro.

Dead or Alive: Nunca vi o filme. As opiniões dizem que é péssimo.

Resident Evil: Os jogos são quase todos excelentes. Nunca consegui acabar de ver os filmes, porque são todos tão maus que até fazem dor de barriga.

Tomb Raider: Os filmes são razoáveis. A Angelina Jolie ajuda imenso, por motivos... muito óbvios. Recomendo os dois filmes.

Street Fighter: O filme primeiro era um favorito meu da juventude, e agora já não gosto tanto dele, mas ainda é razoável, graças especialmente ao Raul Julia. Nunca vi o segundo, mas dizem que é péssimo. Recomendo o primeiro.

Super Mario: Já vi o filme umas quantas vezes... e nunca percebi ao certo o enredo, ou o que se passa no ecrâ. Acho que o filme foi feito em drogas, excepto pelo Dennis Hopper, aquele homem já nasceu drogado.

Far Cry: Não vi. Também foi feito pelo Uwe Boll, por isso adivinhem.

House of Dead: Não vi. Uwe Bolll.

Bloodrayne: Vi um pouco, não consegui ver, de tão mau que era. Uwe Boll.

Alone in the Dark: Vi um pouco, não consegui ver, de tão mau que era. Adivinhem quem fez!!
« Última modificação: Fevereiro 04, 2018, 04:34:09 pm por ajpvalente »
"First was the collapse of civilization, anarchy, genocide, starvation. Then when it seemed things couldn't get any worse, we got the plague, the living death, quickly closing its fist over the entire planet."

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #7 Online: Fevereiro 04, 2018, 05:39:13 pm »
Street Fighter era bom só pelo Bison do Raul Júlia mandado as real pro Guile e pra Chun-Li.

O primeiro Resident Evil era legalzin, pô

Acho um crime até hoje nunca termos visto uma série de Fallout. Não, não um filme, acho que Fallout seria muito melhor pra uma série, tipo da Netflix ou HBO.

Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline ajpvalente

• Shield of Hope
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
« Resposta #8 Online: Fevereiro 05, 2018, 12:24:32 pm »
Concordo em absoluto. Uma série de Fallout seria excelente. Infelizmente, se calhasse a ser feita, provavelmente utilizaria o enredo dos jogos mais recentes. O primeiro Fallout está demasiado esquecido na mente do público, enquanto que o segundo ficaria demasiado caro, devido aos efeitos especiais que seriam necessários para refazer o enclave.

Mas já existem tantos filmes e séries pós-apocalí­pticas que com um pouco de imaginação podemos idealizar que fazem parte do universo Fallout. Eu por exemplo, cada vez que vejo qualquer um dos três primeiros filmes do Mad Max, imagino que estou no Fallout, especialmente o segundo e terceiro.
"First was the collapse of civilization, anarchy, genocide, starvation. Then when it seemed things couldn't get any worse, we got the plague, the living death, quickly closing its fist over the entire planet."

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #9 Online: Fevereiro 13, 2018, 02:13:31 am »
Concordo em absoluto. Uma série de Fallout seria excelente. Infelizmente, se calhasse a ser feita, provavelmente utilizaria o enredo dos jogos mais recentes. O primeiro Fallout está demasiado esquecido na mente do público, enquanto que o segundo ficaria demasiado caro, devido aos efeitos especiais que seriam necessários para refazer o enclave.

Mas já existem tantos filmes e séries pós-apocalí­pticas que com um pouco de imaginação podemos idealizar que fazem parte do universo Fallout. Eu por exemplo, cada vez que vejo qualquer um dos três primeiros filmes do Mad Max, imagino que estou no Fallout, especialmente o segundo e terceiro.

Eu estava mais pensando em uma série ambientada em um lugar ou tempo não visto nos jogos. Acho que seria tosco fazer uma miniserie dos jogos, os jogos jogamos, saca?

Dai depende da escala que querem fazer. Uma produção mais simples e barata poderia fazer algo em uma localização. Uma produção grande poderia fazer algo em grande escala e épico.

Por exemplo:
- Uma série mostrando os ultimos dias do mundo pré-guerra. Um mundo devastado por guerras de recursos em todos os lugares, os EUA em caos cheio de revoltas e gente passando fome. Dai as bombas caem (Final da Primeira Temporada?) e os nossos protagonistas tem que sobreviver no mundo pós-bombas com a civilização em colapso.
- Um Vault. Dai o Vault tem que lidar com questões interessantes - como o vault deve ser governado? Como devem ser distribuí­dos os recursos? Como o Vault deve lidar com questões como criminalidade? Como as pessoas lidam psicologicamente com a vida em uma caixa de metal embaixo da terra? E depois de um tempo, o Vault deve abrir? É melhor colonizar a superfí­cie assim que der, ou esperar mais até a poeira baixar e a selvageria parar? Deve o Vault ficar totalmente fechado, ou deve o Vault tentar obter conhecimento sobre o mundo exterior?
- Uma coisa bem Game of Thrones. Guerras entre facções e grupos cobiçando o poder, intrigas, batalhas épicas, tramas dentro de tramas e planos dentro de planos, um monte de personagens, cada um com seus interesses e ambições. Dava até pra ambientar em algum lugar da série que já vimos, por exemplo, New Reno, ou Hub na epoca do Fallout 1.

Offline ajpvalente

• Shield of Hope
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
« Resposta #10 Online: Fevereiro 13, 2018, 12:17:04 pm »
Dai depende da escala que querem fazer. Uma produção mais simples e barata poderia fazer algo em uma localização. Uma produção grande poderia fazer algo em grande escala e épico.

Realmente, tenho encontrado alguns pequenos ví­deos criados por membros da comunidade do Fallout, que são bastante inteligentes e bem feitos, dentro das possibilidades dos criadores.

Por exemplo:
- Uma série mostrando os ultimos dias do mundo pré-guerra. Um mundo devastado por guerras de recursos em todos os lugares, os EUA em caos cheio de revoltas e gente passando fome. Dai as bombas caem (Final da Primeira Temporada?) e os nossos protagonistas tem que sobreviver no mundo pós-bombas com a civilização em colapso.
- Um Vault. Dai o Vault tem que lidar com questões interessantes - como o vault deve ser governado? Como devem ser distribuí­dos os recursos? Como o Vault deve lidar com questões como criminalidade? Como as pessoas lidam psicologicamente com a vida em uma caixa de metal embaixo da terra? E depois de um tempo, o Vault deve abrir? É melhor colonizar a superfí­cie assim que der, ou esperar mais até a poeira baixar e a selvageria parar? Deve o Vault ficar totalmente fechado, ou deve o Vault tentar obter conhecimento sobre o mundo exterior?
- Uma coisa bem Game of Thrones. Guerras entre facções e grupos cobiçando o poder, intrigas, batalhas épicas, tramas dentro de tramas e planos dentro de planos, um monte de personagens, cada um com seus interesses e ambições. Dava até pra ambientar em algum lugar da série que já vimos, por exemplo, New Reno, ou Hub na epoca do Fallout 1.

O problema é que já temos isso feito noutras produções. Já existem muitas séries e filmes situados após a queda da civilização... e a maioria deles são péssimos ou medí­ocres. Como eu sou um interessado neste género de contextos, consigo distinguir dois grandes tipos de filmes e séries:

O primeiro tipo é o mais recente, e costuma criar o pior tipo de séries e filmes, porque não mostra as personagens a sofrer, ou a sofrerem de uma forma pouco reduzida. Quase não passam fome nem doenças (a não ser que façam parte do enredo), costumam ter veí­culos automóveis a funcionarem perfeitamente OU viajam muito a pé sem sofrerem de problemas (uma vez mais, a não ser que faça parte do enredo. Eu detesto, abomino, ODEIO isto. A vida hoje em dia é difí­cil, lixada, embora não tanto como noutros tempos, mas quando vejo personagens no meio dos restos da civilização sem estarem sujos, doentes ou famintos, com os confortos todos como se estivessem dentro de um McDonalds. Isso é absolutamente ridí­culo. O conforto segundo os padrões modernos faz parte de uma extensa rede de serviços que dependem do funcionamento corrente da sociedade.

Exemplos: a maior parte das séries e filmes de mortos-vivos criados nas últimas duas décadas, o I Am Legend (aquela porcaria daquele filme com o Will Smith), os últimos filmes do Resident Evil, e os filmes do Left Behind, que são horrendos. O Postman é uma porcaria, o Waterworld é esquisito, o Oblivion é horrí­vel. O primeiro filme do Matrix é razoável mas os outros dois são mauzinhos. O quarto filme do Terminator é... mau. Muito, muito, MUITO mau. Em termos de série, o Revolution é simplesmente ridí­culo, o Dark Angel é horrí­vel, o Jericho e o Jeremiah começaram razoavelmente mas depois tornaram-se péssimos.

Nesta categoria, também temos bons filmes, mas são pouquí­ssimos: o primeiro Mad Max e o Quiet Earth são excelentes, o Delicatessen é uma paródia e por isso não conta, e o Warrior of the Lost World é tão engraçado que uma pessoa nem se importa.

No outro tipo vêm.-se pessoas a sofrer, de forma fí­sica e psicológica, e a morrer. A tragédia da situação é mostrada claramente. Os personagens estão cansados, famintos, apavorados, doentes. Há e escravatura e tortura explí­cita. Este género de filmes não costuma ter um final feliz. Bons exemplos são os filmes mais antigos de mortos-vivos, A Boy and His Dog e o Doomsday (estes dois são paródias), todos os filmes do Mad Max (excepto pelo primeiro), The Road, Threads, Testament, The Day After (nas cenas após o ataque nuclear) e as cenas do futuro no primeiro Terminator. O Cyborg (com o Van Damme) é muito mal visto, mas considero-o razoável. O Hardware é um excelente filme que combina os dois tipos,