Vocês tem umas frutas muito ricas típicas aí no norte e que não chegam aqui. Qual a peridiocidade delas aí í venda? Aqui em minas infelizmente quando é época de frutas de cerrado já chegam podres pra mim, porque querendo ou não só existe de extrativismo, até chegar na capital já não está bom pro consumo, aí tenho que me contentar com as frutas de comércio mesmo, sem gosto e diversidade. O pequi e o ararticum que devem ser panhados quando caem no chão por exemplo o povo pega verde do pé e manda pra cá, apodrece mas não amadurece, nem compro, só quando vou pro interior.
Banana é caro porque não é fruta pra vender aí talvez, olha as mais regionais, pesquise o que se produz mais próximo de vocês e quais as rotas. Pernambuco tem uma produção violenta de frutas que vão até pra dubai, produzem coisas com qualidade lá que nem perdem tempo vendendo pro mercado interno, lá é um pólo gigantesco pra agronomia, mas não imagino que chegue nada de lá aí pro norte... não sei, tem que pesquisar. Esquece a banana e o que a televisão te mostra, aprenda o que é produzido na sua região ou o mais próximo possível e passe a consumir estas (e aprender quais são as épocas, quando são mais baratas). Maranhão e Piauí, talvez, já que não dá pra você comer madeira, porque a única referência em larga escala que eu tenho do Pará além da mineração. Agronegócio aí é algo meio recente (relativamente, embora seja um grande produtor de... BANANA).
O pão realmente, acho que no Brasil inteiro é uma porcaria. Os bons são muito caros. Agora, manteiga e queijo sempre vão ser caros, são produtos derivados do leite, gasta-se muito leite pra produzir. Aliás, é por isso que inventaram a margarina, que não serve pra porra nenhuma além de te matar, mas é mais barato e supriu a demanda por manteiga que estava sobrecarregada. Queijo é outra história. Vem passar as férias em Minas e visite locais produtores. Desde a pocilga do Juca no meio do mato í fazendas referência. Fazer queijo é uma arte, exige cuidar deles como um bebezinho por meses. Se vejo um queijo barato eu nem tenho coragem de comer porque sei que é porcaria.