Pra começo de conversa, quem for que se foda. Não tenho nada contra, vocês podem escolher sobreviver comendo estrume de quati que eu não ligo. Também tenho ciência da merda que é minha alimentação, o dia que eu tiver MUITO dinheiro eu vou manter uma equilibrada pra evitar as merdas que me resultam da atual, mas por enquanto não tenho opção.
É o seguinte, eu tenho uma teoria que eu gostaria que vocês testassem com seus conhecidos vegs. Eu conheço vegetarianos/veganos e vegetarianos/veganos, alguns radicais, outros menos. Muitos. Mas andei percebendo uma característica comum entre eles que me interessaria confirmar com meus companheiros onívoros, visto não ter visto ninguém publicar algum artigo sobre isso - já vi alguns, mas com um certo receio de falar abertamente com medinho do politicamente-correto, daí o resultado é só médico mesmo, não social:
Alguém aqui já percebeu uma "lerdeza" de quem adota essas dietas?
Quando eu converso com alguém veg. essa pessoa me fita nos olhos sem piscar, que segundo eles é um "benefício" da alimentação, que é ter mais foco, mas que eu considero como uma perda de visão periférica e/ou dificuldade de manter atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo.
Outra coisa é que essas pessoas falam muito devagar (segundo eles, "são mais tranquilos, sem estresse"), o que eu considero como lerdeza mesmo, porque não conseguem acompanhar a velocidade do meu raciocínio numa conversa: a pessoa fala uma coisa, eu respondo na hora e quando espero um réplica há um intervalo de cerca de 1 segundo (é breve, mas o suficiente pra ser irritante) antes da pessoa me responder, parece que ela precisa raciocinar por mais tempo pra pensar no que dizer. Até mesmo ao se locomoverem, parece que elas têm um cabresto, não sei explicar bem.
Por fim, o que mais me intriga, é que essas pessoas costumam ser literais e não entendem nenhuma piada ou frase de duplo sentido, ou pior ainda, não entendem filmes mais complexos e que têm uma sacada genial, por exemplo. Aí falam que o filme é ruim, etc.
Não vou entrar em assuntos específicos como malefícios/benefícios, meu interesse aqui é só a convivência mesmo. Nem sobre questões como a maioria dessas pessoas querer "converter" as outras, nada disso. Só quero saber se vocês já perceberam esses detalhes de interação e se não, que façam um teste. Não é possível que só eu tenha percebido isso. Ah, não generalizem, claro que há exceções. Um dos meus amigos é "vegetariano", ele é defensor de animais e tudo. Nunca percebi essas coisas nele, até que um dia perguntei se ele era veg. de fato e ele me disse que lê artigos (publicados, revisado por pares, não artigo de internet) e pesquisas e por ter ciência de que precisa de aminoácidos/proteínas específicas, come carne de tempos em tempos, não me lembro com que frequencia, mas bem pouco. Ele eu realmente percebo ter os "benefícios" que os vegs. dizem, é calmo, consegue focar bem no que faz, percebe minhas piadas de duplo sentido (apesar dele não fazer), mas não tem esse atraso nas conversas nem na locomoção. Também tenho amigos que são veganos por completo, mas que são normais na interação, salvo uma ou outra coisinha que não chega a incomodar (tanto).
Ah, por fim, se você for veg., foda-se, não fique com raiva de mim, pode me considerar um idiota se quiser e que seu cocô não é fedorento como o meu. Como eu disse, não me importo com sua opção. Se for, pode inclusive comentar aqui sobre o que você percebe de ruim em quem é onívoro, isso me interessaria saber, já que não olhamos pra nós mesmos nesse sentido.