To jogando o Geneforge 2, e ele é tipo como Fallout 1-Fallout 2 no sentido que ele (alias, todos os jogos da série, ovui falar) são sequências diretas, usando os mesmo gráficos e engine porém com melhoras.
Diferenças entre o 1 e o 2:
- O 1 tem três facções (Awakeners, Obeyers, Takers), o 2 tem quatro (Lealistas, Awakeners, Takers e Barzites).
- Me parece que tem mais vantagens em se juntar as facções além do original.
- Da pra aumentar skills e abilities com treinamento ao invês de canisters.
- Ainda tem canisters, mas parece que usar canisters deixa teu personagem mais arrogante e doido.
- Skill Anatomy (dá mais acertos criticos) retirada, Parrying no lugar. Parrying é foda pra caralho num Guardião, é uma abilidade que bloqueia ataques dos inimigos (e as vezes dá ripostes, que são contra-ataques), meu Guardião de nivel 18 tem mais ou menos 50% de chance de parrying até contra inimigos fodas como Battle Alphas.
- To jogando num modo de dificuldade mais alto e com um Guardião, mas a despeito disso em parece que o 2 é bem mais dificil, to sendo massacrado constatemente e sendo forçado a usar combinações de items e táticas que não usava com meu Shaper no 1, como, por exemplo, ao invês de fazer criações fodas, fazer uns três thahds bucha de canhão pra serem distrações para os monstros fodões enquanto meu Guardião usa pods e mata inimigos.
- o 2 trola muito o jogador, tem muita emboscada, minas pra caralho, etc. Assim que eu gosto!
- O inicio do jogo (tipo, as sete primeiras áreas ao redor de Drypeak) é meio fechadão (você fica perambulando por um vale com uma só saida) mas depois de Freegate abre pra caralho, dá pra ir pra Mandab ao norte, para Rising ao Sul, dar uma doido e sair para o Oeste até chegar em Zhass-Uss (vai ser enrabado no caminho se não fizer uma coisa, ahahahahahahhahahah), etc. O jogo dá muita liberdade de ir e vir, isso é se conseguir passar dos inimigos, mas é possivel sim.
- Bastante intriga e ambiguidade moral, mais até que no primeiro.
To pensando em que facção me juntar... acho que vou me juntar aos Shapers ou aos Awakeners, acho os Takers muito pirados loucos por poder a todo custo e os Barzites também são uns pirados, só que pirados na direção contrária. Entre os Takers e os Barzites preferia os Takers, eles pelo menos lutam contra a escravidão dos Servis e talvez sejam a salvação para os Servis que os Awakeners não tenham coragem de ser. Mas primeiro vou falar com os Takers pra ver qual é o papo deles.