Autor Tópico: Alguém ai já jogou a serie Geneforge?  (Lida 5119 vezes)

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Alguém ai já jogou a serie Geneforge?
« Online: Setembro 30, 2013, 11:32:43 am »
(favor transferir para a Seção RPG quando ela for feita)

Geneforge é uma série de RPGs indie feita pela Spiderweb Software (também fez outros jogos como Avernum, que não joguei ainda), e primariamente por um carinha chamado Jeff Vogel. É uma série de crpgs não-lineares, isométricos e de combate em turnos, com um foco na jogabilidade, não-linearidade e uma história interessante ao invês de gráficos.

O conceito central da série é a existência de um covil de magos e feiticeiros chamados de Shapers (algo que podemos traduzir para "Formadores", ou "Moldadores" em português), que tem o poder de criar e modificar vida usando uma forma de magia chamada de "Shaping". Usando esse poder, eles criaram um monte de criaturas e outras formas de vida para servi-los, desde gado, monstros de combate até seres inteligentes que servem de servos... e no processo, abriram a caixa de pandora.

Eu estou jogando o primeiro jogo, gráficos simples, resolução baixa, mas é bom. No primeiro jogo o protagonista é um novato aos Shapers que termina se tornando um naufrago em uma ilha (interditada pelos Shapers) depois que alguém ataca o navio-vivo que ele estava usando pra ir para uma ilha onde ele começaria o treinamento dele. O jogador escolhe três classes de Shaper: Shaper, que são magos com o poder de criar vida, Guardião, soldados dos shapers treinados em combate e os Agentes, que são espiões e enviados dos Shapers especializados em mágias e feitiços. Todas as três classes são capazes de fazer tudo, mas cada uma se especializa em algo (Shaping, combate, mágia).

Serie boa, fantasia biopunk por assim dizer, tem todos os jogos disponiveis no site GoG pra que não navega os sete mares como eu.

To jogando com um Shaper usando minhas crias e algumas armas para lutar e usando Persuação e abilidade em mecânica pra destrancar portas e até agora estou gostando. Tem três facções com objetivos diferentes para se juntar, e até agora já conversei com duas, quero ver se falo com a terceira antes de me decidir.

O combate em turnos é um tanto simples, mas o uso apropriado de criaturas tanques e items que dão mais poder mantem-no interessante, além da ênfase em explorar e descobrir coisas.

Definitavamente recomendo pra quem gostar dum RPG clássico e não tem frescura com gráficos.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Alguém ai já jogou a serie Geneforge?
« Resposta #1 Online: Outubro 04, 2013, 11:36:33 pm »
Aqui umas screens do primeiro Geneforge:

Tela de criação do personagem:

Screen direta do jogo:

Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Deko

• Shield of Hope
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Outubro 24, 2013, 02:41:59 am »
huum, vou testar :)
e depois ponho aqui o/

ah aproposito nesse estilo de jogo esse fds eu e o youkai tamos planejando uma maratona de diablo 2 quem quiser participar só entrar em contato o/

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #3 Online: Outubro 24, 2013, 03:57:40 pm »
huum, vou testar :)
e depois ponho aqui o/

ah aproposito nesse estilo de jogo esse fds eu e o youkai tamos planejando uma maratona de diablo 2 quem quiser participar só entrar em contato o/

Geneforge é bem estilo Fallout, considero mais minimalista (por ser indie) porém o combate tem alguns angulos diferentes. Por exemplo, o Shaper morre com uma brisa, então o negócio é fica distante e usar criações pra servir de buchas, e as mágicas mais poderosas usam Essência, então tu tens que escolher entre fazer mais e melhores criaturas e ter mais disponibilidade de essência para combate, cura, buff, etc. Com Guardiões e Agentes a coisa muda.

Por que vocês não fazem uma maratona de Diablo 1 com o mod The Hell? Sempre achei o 1 melhor que o 2 (Colec tem razão). Tenho jogado e é muito doido. Faz um tópico se quiser anunciar!

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Outubro 24, 2013, 04:51:25 pm »
Screen direta do jogo:

O inventory do lado me lembrou muito o Avatar de Ultima (especificamente, o VIII: Pagan, que foi o que mais joguei).

Parece bem legal! Vou pegar, aproveitar que tô na pegada dos gráficos ruins com Wasteland.

Offline Youkai

• Defender
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Outubro 25, 2013, 11:09:02 am »
Screen direta do jogo:

O inventory do lado me lembrou muito o Avatar de Ultima (especificamente, o VIII: Pagan, que foi o que mais joguei).

Parece bem legal! Vou pegar, aproveitar que tô na pegada dos gráficos ruins com Wasteland.
Lol ia falar exatamente isso. O Avatar do char é bem parecido mesmo.

@Deko
Ow lembra aquele jogo Zumboid? Cara, acho que seria foda se desse pra jogar multiplayer.

Zumboid é um jogo de apocalpse zumbi. Os gráficos são bem parecidos com o desse jogo. O objetivo é sobreviver, coletando alimentos, água, ferramentas.
Mas não é fácil, não. Por exemplo: no 3º dia é cortado o fornecimento de água e depois energia elétrica. Bem legal

@atualizando...

http://www.youtube.com/watch?v=qHShMuswvOk
Orra deko, bem que você podia arranjar um pra baixar o modo coop. :]

Offline Deko

• Shield of Hope
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Outubro 25, 2013, 06:47:39 pm »
Baixei o jogo do 1-5, realmente muito interessante e sim lembra bastante o ultima mesmo, joguei pouco ainda não tive muito tempo pra brincar, criei um personagem muito lixo incapaz de matar as vacas do primeiro mapa xD
depois me atenho com calma vou começar com um guerreiro a próxima vez como estou começando acho que deve ser mais fácil iniciar com ele :P 

@youkai
puts zumboid era top mesmo :)
mas eles ainda n tem data pra um co-op online o do video ai é o coop é no mesmo pc e talz :/
infelizmente
« Última modificação: Outubro 25, 2013, 06:50:51 pm por Deko »

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #7 Online: Outubro 25, 2013, 09:51:12 pm »
Baixei o jogo do 1-5, realmente muito interessante e sim lembra bastante o ultima mesmo, joguei pouco ainda não tive muito tempo pra brincar, criei um personagem muito lixo incapaz de matar as vacas do primeiro mapa xD
depois me atenho com calma vou começar com um guerreiro a próxima vez como estou começando acho que deve ser mais fácil iniciar com ele :P 

@youkai
puts zumboid era top mesmo :)
mas eles ainda n tem data pra um co-op online o do video ai é o coop é no mesmo pc e talz :/
infelizmente

Pegastes Shaper ou Agente? Eu comecei com um Shaper, Shaper é fraco no inicio porque tu só tens essência pra criar um ou dois fyoras miserais e Shapers morrem com uma brisa. Guardião me parece forte no inicio, Agente não sei como é.

Acho o combate do Geneforge 1 meio simples, especialmente no inicio, o combate fica valendo quando começa a aparecer um monte de monstro e tu tens várias criações, gemas e esporos que te dão opções táticas. Diria que o combate é melhor que o de Fallout 2, e definitivamente melhor que Arcanum.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #8 Online: Outubro 31, 2013, 05:44:47 pm »
To jogando o Geneforge 2, e ele é tipo como Fallout 1-Fallout 2 no sentido que ele (alias, todos os jogos da série, ovui falar) são sequências diretas, usando os mesmo gráficos e engine porém com melhoras.

Diferenças entre o 1 e o 2:

- O 1 tem três facções (Awakeners, Obeyers, Takers), o 2 tem quatro (Lealistas, Awakeners, Takers e Barzites).
- Me parece que tem mais vantagens em se juntar as facções além do original.
- Da pra aumentar skills e abilities com treinamento ao invês de canisters.
- Ainda tem canisters, mas parece que usar canisters deixa teu personagem mais arrogante e doido.
- Skill Anatomy (dá mais acertos criticos) retirada, Parrying no lugar. Parrying é foda pra caralho num Guardião, é uma abilidade que bloqueia ataques dos inimigos (e as vezes dá ripostes, que são contra-ataques), meu Guardião de nivel 18 tem mais ou menos 50% de chance de parrying até contra inimigos fodas como Battle Alphas.
- To jogando num modo de dificuldade mais alto e com um Guardião, mas a despeito disso em parece que o 2 é bem mais dificil, to sendo massacrado constatemente e sendo forçado a usar combinações de items e táticas que não usava com meu Shaper no 1, como, por exemplo, ao invês de fazer criações fodas, fazer uns três thahds bucha de canhão pra serem distrações para os monstros fodões enquanto meu Guardião usa pods e mata inimigos.
- o 2 trola muito o jogador, tem muita emboscada, minas pra caralho, etc. Assim que eu gosto!
- O inicio do jogo (tipo, as sete primeiras áreas ao redor de Drypeak) é meio fechadão (você fica perambulando por um vale com uma só saida) mas depois de Freegate abre pra caralho, dá pra ir pra Mandab ao norte, para Rising ao Sul, dar uma doido e sair para o Oeste até chegar em Zhass-Uss (vai ser enrabado no caminho se não fizer uma coisa, ahahahahahahhahahah), etc. O jogo dá muita liberdade de ir e vir, isso é se conseguir passar dos inimigos, mas é possivel sim.
- Bastante intriga e ambiguidade moral, mais até que no primeiro.

To pensando em que facção me juntar... acho que vou me juntar aos Shapers ou aos Awakeners, acho os Takers muito pirados loucos por poder a todo custo e os Barzites também são uns pirados, só que pirados na direção contrária. Entre os Takers e os Barzites preferia os Takers, eles pelo menos lutam contra a escravidão dos Servis e talvez sejam a salvação para os Servis que os Awakeners não tenham coragem de ser. Mas primeiro vou falar com os Takers pra ver qual é o papo deles.

Offline Deko

• Shield of Hope
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Novembro 01, 2013, 03:50:14 pm »
Infelizmente ainda não tive tempo pra jogar, mas esse fds vou tentar fechar ao menos o primeiro.
Eu criei um sharper e não só isso a build dele também tava bem zuada, quando eu começar de novo vou pelo  básico do guardião.
Pretendo fechar os 5 em ordem, odeio pegar uma sequencia sem ter jogado os jogos anteriores, principalmente para me contextualizar com a temática e a historia do jogo, fora que se eu jogar um mais recente com alguma melhoria de jogabilidade não consigo me acostumar a jogar um anterior com esse aspecto "inferior" xD

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #10 Online: Novembro 01, 2013, 05:03:23 pm »
Infelizmente ainda não tive tempo pra jogar, mas esse fds vou tentar fechar ao menos o primeiro.
Eu criei um sharper e não só isso a build dele também tava bem zuada, quando eu começar de novo vou pelo  básico do guardião.
Pretendo fechar os 5 em ordem, odeio pegar uma sequencia sem ter jogado os jogos anteriores, principalmente para me contextualizar com a temática e a historia do jogo, fora que se eu jogar um mais recente com alguma melhoria de jogabilidade não consigo me acostumar a jogar um anterior com esse aspecto "inferior" xD

Eu achei o Shaper bem facil pra aprender, cria uns monstros, fica atrás deles e atira nos inimigos com lanças, bastões e joias mágicas. Foda do Shaper que ele morre com qualquer merda depois do inicio, tem que saber usar as criaturas.

Ah, se for de Guardião, te recomendo tomar cuidado com Vlishes e usar uma horda de Thahds ou alguma criação barata assim pra servir de "empata-foda" e bloquear o caminho dos inimigos enquanto tu mata outros inimigos. No G2 to usando uns seis thahds como um esquadrão de buchas, faço um monte e deixo só uma abertura pra um inimigo me atacar, resolveu e muito meus problemas em relação á ser cercado por uma horda de monstros.