Autor Tópico: Com pouco dinheiro e na quarentena, apelei para o kit Dragão Chinês  (Lida 3386 vezes)

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
Com pouco dinheiro e na quarentena, apelei para o kit Dragão Chinês
« Online: Outubro 21, 2020, 09:40:07 pm »
Galera,
O último upgrade que fiz no meu PC foi em 2017, naquela época fui no velho Atlhon FX com overclock, o meu roda a 4.1 Ghz. Porém, cá estamos em 2020, e estou percebendo que esse meu processador já não dá conta dos jogos novos e sempre soube que ele é um puta gargalo para minha placa de ví­deo (Randeon RX 580).
Aí­ chegando o CyberPunk 2077, vejo que meu processador quase não chega nos requisitos mí­nimos... foda.
Tava pesquisando preço de hardware, está caro demais. Por isso apelei para o tão falado kit "Dragão Chinês".
No meu caso, para aproveitar os 16Gb DDR3 que tenho (2x 8Gb HyperX) comprei:

- Placa mãe Xing Ling X79 (peguei a Plex HD Turbo da Kllisre);
- Xeon E5 2689;

Total R$ 690,00 em 6x SEM JUROS (sim, AliExpress agora está parcelando)

Pelo que vi e li, acho que terei um aumento significativo no desempenho. E essa é a realidade BR,  comprando "lixo eletrônico" da China... mas enfim, com esse valor  não compro nem um processador por aqui.
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Re:Com pouco dinheiro e na quarentena, apelei para o kit Dragão Chinês
« Resposta #1 Online: Outubro 21, 2020, 09:42:48 pm »
Rapaz, cê me deu um fio de esperança...

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Outubro 22, 2020, 01:04:23 am »
VD, além dos ví­deos do YouTube, tem um site Russo que dá um overview legal nessa plataforma X79 e também na X99 (Xeon E5 V3 DDR4):

https://xeon-e5450.ru/socket-2011/aktualnye-sborki-na-2011-sokete/

Google Translator salva...
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #3 Online: Outubro 23, 2020, 02:42:03 am »
Eu ouvi falar que esse negócio de Alliexpress é meio complicado porque tem chance da receita meter uma taxa foda.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Outubro 23, 2020, 04:20:01 pm »
Eu ouvi falar que esse negócio de Alliexpress é meio complicado porque tem chance da receita meter uma taxa foda.

Sim, pode acontecer. Na prática, até hoje apenas 10% do que eu comprei da China foi taxado.
Eu não podia comprar esse Kit agora, não tenho dinheiro previsto para isso. Mas, infelizmente, a tendência do Kit "Dragão Chinês" é aumentar tanto de preço que não vai valer mais a pena.

Veja só, ano passado (06/2019) montei um computador para meu filho, comprei no AliExpress:
Intel Xeon Processor X5670 (equivale a um i7 primeira geração) R$ 90,00
16 Gb RAM ECC DDR3 (2x8Gb)  R$ 110,00
Placa mãe "X-58" Pro Xing Ling  R$ 200,00
Gygabyte GTX 750 Ti  R$ 155,00
Total:  R$ 555,00

Nada foi taxado. Agora, se eu fosse montar esse mesmo kit hoje (10/2020):
Intel Xeon Processor X5670  R$ 110,00
16 Gb RAM ECC DDR3  R$ 260,00
Placa mãe "X-58" Pro Xing Ling  R$ 380,00
Gygabyte GTX 750 Ti  R$ 420,00
Total:  R$ 1170,00

Olha aí­ cara, essa diferença (mais que o DOBRO)  toda não foi da cotação do dólar. Olha a placa de ví­deo o tanto que subiu, continua sendo placa de ví­deo usada de mineradora de BitCoin, o lance é que a demanda aumentou muito e os estoques não devem ser os mesmo. E isso não está rolando só com peças de PC, mas eletrônicos em geral.

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Novembro 06, 2020, 02:21:33 pm »
Galera, o kit chegou rápido demais! Já está rodando. Vamos ver se essa placa mãe Xing Ling vai durar...  :D apesar que a impressão inicial é muito boa, capacitores sólidos de marca, placa de som com capacitores especí­ficos de áudio, soldas com boa qualidade.

Edit: Dei sorte, nada foi tributado.  8)

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Dezembro 11, 2020, 03:57:08 pm »
Aproveitando que estou a pouco mais de 1 mês com o Kit, só tenho 1 arrependimento: não ter comprado antes.
Considerando que é um processador Intel de segunda geração e rodando com memória DDR3, o Xeon E5 2689 é um MONSTRO.

Jogando CyberPunk, e está levando em uma média de 50 FPS. Full HD qualidade Média para Baixo. É porque a RX 580 quem está chorando, o processador está com "os pés nas costas"

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #7 Online: Julho 07, 2021, 10:30:25 pm »
Ai Screamer, to pensando em fazer uns upgrades no meu laptop Thinkpad T430, e cara, os preços da Aliexpress me fazem babar. Dá umas dicas ai man.

Os preços de computador novo aqui estão insanos, então estou pensando em comprar:

- Um SSD 480gb ou 1tb, vai depender do preço e de alguns outros fatores (queria comprar o mais rápido e durável que puder e couber no meu orçamento).
- 2x8gb de RAM. Provavelmente DDR3L 1600 MHZ porque é o máximo que funciona no meu Thinkpad, mas eu vi em alguns sites que 2133MHZ pega no Thinkpad T430, então nem sei em quem acreditar.
- TALVEZ um SSD mSATA de 256 ou 480gb, que eu vou botar no lugar de uma placa WAN. Como a velocidade é mais baixa (as duas outras entradas são SATA III, essa tem velocidade de SATA II), seria mais pra colocar jogo antigo e arquivos aleatórios.
- Se o mercado não der sinal dos preços cairem, estou pensando em trocar a placa mãe e o dissipador, por um modelo que tem uma placa discreta ao invês de placa interna.

Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Julho 07, 2021, 11:14:06 pm »
Lauta, SSD se você não tem DEVE colocar. É a alteração que mais impacta no desempenho de qualquer computador.
- Memória não precisa colocar de clock mais alto, difí­cil sentir alguma diferença prática. 1600Mhz já resolve;
- E eu acho que seu T430 é daqueles laptops que ainda usavam Socket, pelo que vi aqui ele utiliza o Socket G2.
Se for isso mesmo e não tiver um i7, o pessoal recomenda o i7"“3632QM que é um processador de terceira geração com 4 Cores (8 Threads), bem decente e que não vai sobrecarregar seu laptop, continua com o mesmo consumo de 35 watts.

Dá uma olhada nesse site:
https://medium.com/@n4ru/the-definitive-t430-modding-guide-3dff3f6a8e2e
« Última modificação: Julho 08, 2021, 01:34:42 pm por Screamer »

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Julho 08, 2021, 01:41:50 pm »
Eu era meio resistente a comprar SSD da China. Hoje entendo que são exatamente os mesmos dos modelos de entrada como o Kingston A400, WD Green e por aí­ vai.
Peguei um KingFast SSD está rodando a 3 meses sem problemas:
https://www.aliexpress.com/item/1005001307288052.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3a694c4du8aAon

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #10 Online: Julho 08, 2021, 10:31:12 pm »
Screamer, achas que os preços voltam ao normal em 2022? Eu estou dividido entre cair de cabeça nos upgrades ao meu Thinkpad ou fazer só alguns upgrades (SSD e RAM primeiro) e depois guardar pra um laptop mais moderno.

Se continuar nessa situação até 2023, me parece mais lucro fazer um monte de upgrade (provavelmente gastaria uns 1200-1500 na brincadeira, o que não é nada atualmente) e segurar grana até eu juntar uns 5k.

Lauta, SSD se você não tem DEVE colocar. É a alteração que mais impacta no desempenho de qualquer computador.
- Memória não precisa colocar de clock mais alto, difí­cil sentir alguma diferença prática. 1600Mhz já resolve;
- E eu acho que seu T430 é daqueles laptops que ainda usavam Socket, pelo que vi aqui ele utiliza o Socket G2.
Se for isso mesmo e não tiver um i7, o pessoal recomenda o i7"“3632QM que é um processador de terceira geração com 4 Cores (8 Threads), bem decente e que não vai sobrecarregar seu laptop, continua com o mesmo consumo de 35 watts.

Dá uma olhada nesse site:
https://medium.com/@n4ru/the-definitive-t430-modding-guide-3dff3f6a8e2e

SSD eu tenho. Aliás esse laptop é o meu primeiro computador com SSD, é uma diferença absurda. SSD é outra vida. Pra mim HD só externo pra fazer backup mesmo, dentro de computador não quero ver nem pintado.

Eu não entendo muito de SSD, o que é esse negócio de TLC e não sei o que mais? Eu só queria um SSD grande que durasse bastante.

- Rapaz, eu perguntei no Discord da comunidade Thinkpad. Ninguém conseguiu chegar í  um consenso kkkkkk se 2133 MHZ funciona í  2133 no Thinkpad 430 ou não. Mas pelo que me disseram, não vale a pena. Eu acho que ia ter que gastar uns mil paus pra comprar dois pentes, então pelo menos é um alivio ai.
- É, ele ainda usa o Socket G2. Meu processador é um i5-3210M. O i7-3632 parece ser bem legal mesmo. Foda que claramente tem que botar outro dissipador também e tem que dar um jeito de fazer o adaptador de 143W entrar.
- Eu também estava pensando em trocar a placa mãe pelo modelo que vem com a placa de video NVS 5400M de 2gb RAM, que é tipo uma  GeForce GT 630M com clock um pouco mais baixo.

Foda que pra fazer alguns upgrades mais profundos, eu teria que fazer algumas coisas que eu não tenho tanto conhecimento, então ando pensando em pagar alguém pra fazer a mão de obra (sem tempo irmão kkkkk). Agora é saber onde encontrar alguém em Belém que entenda de Thinkpad e possa fazer os upgrades pra mim.

Eu conheço esse guia, ele é muito foda. Maluco deu uma turbinada absurda no laptop dele, acho que se ele botar uma eGPU decente roda coisa pra kct. Pena que não tenho espaço pra uma eGPU.

Acredita que hoje eu vi um cara na internet que está fazendo um mod pra usar a entrada do ExpressCard pra instalar um SSD NVME nos Thinkpads antigos, na Porta PCIExpress, que rodaria a velocidade de SATA III? Louco pra kct. Uns 40 dolares o mod, mas ele não terminou ainda.

Eu era meio resistente a comprar SSD da China. Hoje entendo que são exatamente os mesmos dos modelos de entrada como o Kingston A400, WD Green e por aí­ vai.
Peguei um KingFast SSD está rodando a 3 meses sem problemas:
https://www.aliexpress.com/item/1005001307288052.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3a694c4du8aAon

Cara eu fico meio cabreiro em comprar essas marcas desconhecidas, tipo Kingfast e tal. Eu tenho uma dificuldade IMENSA em confiar nesses chineses, é um povo MUITO malandro, faz o brasileiro parecer ingênuo e santinho.

Esse Kingfast seria um Kingston que eles roubaram a tecnologia e copiaram?

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Julho 09, 2021, 06:44:25 pm »
- A KingFast é bem antiga, em 2012 eu vi review de SSD dessa marca no Clube do Hardware. Então é uma marca mais tradicional que a Lexar, por exemplo.
Esses SSD simples não tem memória cache, mas os chips atuais são bons e tem uma durabilidade razoável.
Medo dos China é a mania de pegar chips "refurbished" e vender como novo.

- Então o i7"“3632QM teoricamente você não precisaria trocar o cooler, pois o TDP dele é o mesmo do seu, 35w. Abrir um Notebook não é difí­cil, se você tiver paciência. Acho que no seu caso, memória e processador já daria o gás que você precisa.