Screamer, achas que os preços voltam ao normal em 2022? Eu estou dividido entre cair de cabeça nos upgrades ao meu Thinkpad ou fazer só alguns upgrades (SSD e RAM primeiro) e depois guardar pra um laptop mais moderno.
Se continuar nessa situação até 2023, me parece mais lucro fazer um monte de upgrade (provavelmente gastaria uns 1200-1500 na brincadeira, o que não é nada atualmente) e segurar grana até eu juntar uns 5k.
Lauta, SSD se você não tem DEVE colocar. É a alteração que mais impacta no desempenho de qualquer computador.
- Memória não precisa colocar de clock mais alto, difícil sentir alguma diferença prática. 1600Mhz já resolve;
- E eu acho que seu T430 é daqueles laptops que ainda usavam Socket, pelo que vi aqui ele utiliza o Socket G2.
Se for isso mesmo e não tiver um i7, o pessoal recomenda o i7"“3632QM que é um processador de terceira geração com 4 Cores (8 Threads), bem decente e que não vai sobrecarregar seu laptop, continua com o mesmo consumo de 35 watts.
Dá uma olhada nesse site:
https://medium.com/@n4ru/the-definitive-t430-modding-guide-3dff3f6a8e2e
SSD eu tenho. Aliás esse laptop é o meu primeiro computador com SSD, é uma diferença absurda. SSD é outra vida. Pra mim HD só externo pra fazer backup mesmo, dentro de computador não quero ver nem pintado.
Eu não entendo muito de SSD, o que é esse negócio de TLC e não sei o que mais? Eu só queria um SSD grande que durasse bastante.
- Rapaz, eu perguntei no Discord da comunidade Thinkpad. Ninguém conseguiu chegar í um consenso kkkkkk se 2133 MHZ funciona í 2133 no Thinkpad 430 ou não. Mas pelo que me disseram, não vale a pena. Eu acho que ia ter que gastar uns mil paus pra comprar dois pentes, então pelo menos é um alivio ai.
- É, ele ainda usa o Socket G2. Meu processador é um i5-3210M. O i7-3632 parece ser bem legal mesmo. Foda que claramente tem que botar outro dissipador também e tem que dar um jeito de fazer o adaptador de 143W entrar.
- Eu também estava pensando em trocar a placa mãe pelo modelo que vem com a placa de video NVS 5400M de 2gb RAM, que é tipo uma GeForce GT 630M com clock um pouco mais baixo.
Foda que pra fazer alguns upgrades mais profundos, eu teria que fazer algumas coisas que eu não tenho tanto conhecimento, então ando pensando em pagar alguém pra fazer a mão de obra (sem tempo irmão kkkkk). Agora é saber onde encontrar alguém em Belém que entenda de Thinkpad e possa fazer os upgrades pra mim.
Eu conheço esse guia, ele é muito foda. Maluco deu uma turbinada absurda no laptop dele, acho que se ele botar uma eGPU decente roda coisa pra kct. Pena que não tenho espaço pra uma eGPU.
Acredita que hoje eu vi um cara na internet que está fazendo um mod pra usar a entrada do ExpressCard pra instalar um SSD NVME nos Thinkpads antigos, na Porta PCIExpress, que rodaria a velocidade de SATA III? Louco pra kct. Uns 40 dolares o mod, mas ele não terminou ainda.
Eu era meio resistente a comprar SSD da China. Hoje entendo que são exatamente os mesmos dos modelos de entrada como o Kingston A400, WD Green e por aí vai.
Peguei um KingFast SSD está rodando a 3 meses sem problemas:
https://www.aliexpress.com/item/1005001307288052.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.3a694c4du8aAon
Cara eu fico meio cabreiro em comprar essas marcas desconhecidas, tipo Kingfast e tal. Eu tenho uma dificuldade IMENSA em confiar nesses chineses, é um povo MUITO malandro, faz o brasileiro parecer ingênuo e santinho.
Esse Kingfast seria um Kingston que eles roubaram a tecnologia e copiaram?