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Bar do Vault / Re:Jogos antigos em caixa "paralelos"
« Última Mensagem: por Vault Dweller Online Junho 02, 2023, 05:58:38 pm »
Com esses dois encartes encerro a caixa, segunda vai tudo pra gráfica. :)

O primeiro substitui o "Install Guide", o segundo o "Quick Reference Card".



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Bar do Vault / Re:Jogos antigos em caixa "paralelos"
« Última Mensagem: por Vault Dweller Online Junho 01, 2023, 02:58:53 pm »
Mudando de ideia de novo, comprei um tubo de DVD e um de CD com LightScribe (tenho um drive antigo aqui) pra gravar as labels com laser, uma caixa de CD duplo, e fiz essas labels aí. Quando chegarem os discos gravo e mostro como ficou.

A caixa vai ter que ser maior mesmo pra caber tudo - manual ficou no tamanho A4 mesmo, mas em livreto, encadernado com espiral. O pendrive ainda vai junto rs...

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Bar do Vault / Re:Jogos antigos em caixa "paralelos"
« Última Mensagem: por The Chosen One Online Maio 31, 2023, 02:34:58 pm »
Se alguém se interessar para "Aumentar imagens antigas" tá aqui o segredinho GRATIS: https://github.com/upscayl/upscayl. Upscaler grátis bem bom.

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Fallout 1, 2 e Tactics / Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Última Mensagem: por ajpvalente Online Maio 30, 2023, 07:36:02 am »
Esta pequena parte da introdução é bastante elucidatória, explicando muito em poucas palavras, e deixando as imagens falar por si. Isto é sem dúvida uma referência à famosa execução do vietnamita Nguyễn Văn Lém, cuja fotografia foi uma poderosa imagem de propaganda contra a guerra do Vietname. Afinal, o público americano ponderou que tipo de aliados eram os vietnamitas do Sul, que matavam pessoas desarmadas à queima-roupa em plena rua?

Além disso, o texto introdutório refere que o Canadá tinha sido anexado, e uma medida deste género não é tomada por países democráticos. Tanto o texto como a cena da execução demonstram claramente ao jogador que o governo americano anterior à guerra (e que sobreviveu como o Enclave) não era uma democracia, mas uma ditadura autocrática que contradizia os próprios ideiais apresentados na propaganda.

Isto é um conceito complexo e muito inteligente, que demonstra o talento e a capacidade narrativa que caracterizaram o Fallout nas suas origens. Esta ideia de um governo americano que se proclamava como um defensor da democracia e da liberdade, mas por trás dos bastidores era autocrático e brutal, não está muito afastada do ambiente que realmente se viveu nos anos 50 e 60, quando o governo traiu os seus próprios ideais num combate cego à difusão do comunismo. Isto atingiu o seu auge em 1970, quando quatro estudantes foram massacrados pela polícia, levando a enormes manifestações, e contribuindo para o repensamento da realidade cultural e política do país.
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Fallout 1, 2 e Tactics / Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Última Mensagem: por Vault Dweller Online Maio 29, 2023, 09:38:54 pm »
Qualquer comentário sobre os EUA em Fallout eu resumo na cena do primeiro jogo em que um soldado americano atira na nuca de um soldado canadense amarrado e de joelhos, depois dá um tchauzinho pra câmera.

Edit: Esse trecho. (Não liguem pro nome do canal, minha filha usa minha conta hehe.)


https://youtu.be/jpKKA1wtCsc

Mas enfim, espalhado pelo lore tem dicas de que até a localização das vaults eram parte dos experimentos e de que havia um bom número de vaults "sérias". A própria 13, considerando o papo do presidente no 2 e na Bible, era pra ficar fechada por umas centenas de anos e o local isolado ajudava.
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Bar do Vault / Re:Jogos antigos em caixa "paralelos"
« Última Mensagem: por Hlges Online Maio 29, 2023, 01:08:35 pm »
Muito legal! Eu devo ter a caixa do Fallout original. Vou dar uma procurada em casa pra ver onde está.
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Fallout 1, 2 e Tactics / Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Última Mensagem: por ajpvalente Online Maio 29, 2023, 11:12:19 am »
Confesso que essa explicação também me deixou algo confuso, quando a ouvi pela primeira vez do Presidente do Enclave, na Plataforma Petrolífera.

Em parte, a explicação até faz sentido, mas só há um problema - porque fazer os abrigos principalmente no interior das cidades, onde ficariam mais vulneráveis a interferências? É que este género de estruturas costuma ser instalado em locais isolados, de forma a limitar a exposição a factores humanos (criminalidade, obras, etc.).

No primeiro jogo, temos realmente dois abrigos em locais isolados, mas outros dois precisamente no meio das cidades de Bakersfield e Los Angeles. Claro, pode-se argumentar que isto foi por motivos de propaganda, para sossegar as populações, demonstrando que pelo menos alguns dos habitantes podiam-se salvar.

Em segundo lugar, porquê fazer experiências em estruturas de grande utilidade para preservar parte das populações do território americano, e que foram caríssimas? Um abrigo fechado numa experiência dificilmente estaria disponível para salvaguardar os habitantes do mundo exterior, além que a presença destes elementos estranhos iria destruir os resultados desta experiência. E com a terceira guerra mundial a atingir um nível tão extremo, de certeza absoluta que os líderes americanos sabiam que a utilização de bombas nucleares seria virtualmente inevitável, pelo que num futuro muito próximo, as povoações iriam acorrer aos abrigos.

Claro que esta explicação pode ser afastada por uma simples realidade: o governo americano de então era já uma ditadura absolutista, interessada apenas nos seus objectivos militares e económicos, sem ter em conta os próprios ideiais que apregoava tão fortemente na sua propaganda. Desta forma, pode-se concluir que não estaria interessado na preservação dos próprios cidadãos americanos - apenas bastava que sobrevivesse a base montada na antiga plataforma petrolífera, onde iria preservar armas e veículos avançados que poderia então utilizar na reconquista do seu antigo território, e talvez todo o mundo. Visto desta forma, até parece que o governo estava interessado na guerra nuclear, como forma de eliminar toda a oposição eficaz, tornando-se nos únicos senhores do globo...

Desta forma, penso que o presidente do Enclave estava parcialmente errado - alguns dos abrigos foram realmente utilizados nestas experiências, mas a grande maioria foram simplesmente criados para preservar parte das populações, que iriam repovoar o território após a guerra nuclear - sob o comando do Enclave, claro.
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Bar do Vault / Re:Portal dos CD-Roms
« Última Mensagem: por ajpvalente Online Maio 29, 2023, 10:43:51 am »
Os bons velhos tempos dos discos que vinham com as revistas! Cá em Portugal, isso foi muito comum na segunda metade da década de 1990, quando se popularizaram os leitores de discos nas torres dos computadores, até meados da década de 2000, quando a Internet explodiu.

Nestes discos vinham sempre vários demonstrações de jogos e de alguns programas. A maior parte destes "demos" eram muito limitados, geralmente só o primeiro nível, e com um pouco de sorte, o segundo, mas mesmo assim adorava e fartei-me de jogar neles.

Entre os que mais gostava encontraram-se o Age of Empires: Rise of Rome, que vinha com o tutorial e dois mapas de campanha, tendo ficado espantado com o tamanho dos mapas, a diversidade de unidades disponíveis e os excelentes efeitos sonoros e a música (que de vez em quando ainda coloco a tocar no Youtube!). O demo do Age of Kings também era excelente, trazia o tutorial (baseado no filme do Braveheart!) e uma opção de cenário aleatório. Outros dois demos que também joguei muito foram o Railroad Tycoon II, que trazia dois cenários excelentes (costa oriental americana após a Guerra Civil, e o continente africano, que tinha como finalidade ligar o Egipto à África do Sul), e o Caesar III, que trazia os dois primeiros níveis.

Algumas revistas mais caras também traziam jogos completos gratuitos, foi assim que experimentei pela primeira vez o Fallout 2, o F. E. A. R., o Saints Row 2, o S.T.A.L.K.E.R., o Splinter Cell...
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Bar do Vault / Re:Jogos Grátis / giveaways
« Última Mensagem: por Slaughter Online Maio 29, 2023, 12:11:33 am »

(palmas para mim que conseguiu a façanha de comprar Gladius no mesmo dia que foi dado de graça. Vamos ver se o Steam aceita o refund.)


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk porra Duccini que azar

Se bem que eu não posso rir tanto, comprei New Vegas Ultimate Edition na GoG no inicio desse ano kkkkkkkkkk


Peguei na EPIC só pra não passar batido



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Fallout 1, 2 e Tactics / Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Última Mensagem: por Slaughter Online Maio 29, 2023, 12:00:11 am »
Fui ver a primeira Bible, o Avellone fala:
"A verdadeira razão para estes Vaults era para o estudo de segmentos pré-selecionados da população para ver como eles iriam reagir ao estresse do isolamento e o quão bem sucedidos eles seriam em se recolonizar após a abertura dos Vaults."

Acho que até faz sentido como experimento pra uma viagem espacial (isolamento na nave, sem poder sair, criogenia e tudo o mais), e o GECK fica subentendido nos clássicos como terraformação, o que faz muito sentido num planeta novo.



Sem contar os requerimentos parecidos. Uma nave geracional precisa:
- Ser autossuficiente, capaz de alimentar a si mesma num ciclo fechado
- Resistir a radiação e outros contaminantes
- Manter ordem e hierarquia pra não cair em desordem e anarquia
- Manter um controle de reprodução, de forma que sempre tenha diversidade genética na nave e mão-de-obra suficiente, enquanto mantem a população dentro do limite dos recursos disponiveis. No Vault 8 você pode até doar esperma, fica claro que eles "guardam" gametas ali.*




*Isso me lembra de Outpost 2, aliás.
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