Confesso que essa explicação também me deixou algo confuso, quando a ouvi pela primeira vez do Presidente do Enclave, na Plataforma Petrolífera.
Em parte, a explicação até faz sentido, mas só há um problema - porque fazer os abrigos principalmente no interior das cidades, onde ficariam mais vulneráveis a interferências? É que este género de estruturas costuma ser instalado em locais isolados, de forma a limitar a exposição a factores humanos (criminalidade, obras, etc.).
No primeiro jogo, temos realmente dois abrigos em locais isolados, mas outros dois precisamente no meio das cidades de Bakersfield e Los Angeles. Claro, pode-se argumentar que isto foi por motivos de propaganda, para sossegar as populações, demonstrando que pelo menos alguns dos habitantes podiam-se salvar.
Em segundo lugar, porquê fazer experiências em estruturas de grande utilidade para preservar parte das populações do território americano, e que foram caríssimas? Um abrigo fechado numa experiência dificilmente estaria disponível para salvaguardar os habitantes do mundo exterior, além que a presença destes elementos estranhos iria destruir os resultados desta experiência. E com a terceira guerra mundial a atingir um nível tão extremo, de certeza absoluta que os líderes americanos sabiam que a utilização de bombas nucleares seria virtualmente inevitável, pelo que num futuro muito próximo, as povoações iriam acorrer aos abrigos.
Claro que esta explicação pode ser afastada por uma simples realidade: o governo americano de então era já uma ditadura absolutista, interessada apenas nos seus objectivos militares e económicos, sem ter em conta os próprios ideiais que apregoava tão fortemente na sua propaganda. Desta forma, pode-se concluir que não estaria interessado na preservação dos próprios cidadãos americanos - apenas bastava que sobrevivesse a base montada na antiga plataforma petrolífera, onde iria preservar armas e veículos avançados que poderia então utilizar na reconquista do seu antigo território, e talvez todo o mundo. Visto desta forma, até parece que o governo estava interessado na guerra nuclear, como forma de eliminar toda a oposição eficaz, tornando-se nos únicos senhores do globo...
Desta forma, penso que o presidente do Enclave estava parcialmente errado - alguns dos abrigos foram realmente utilizados nestas experiências, mas a grande maioria foram simplesmente criados para preservar parte das populações, que iriam repovoar o território após a guerra nuclear - sob o comando do Enclave, claro.