PROJECT VAN BUREN
Havia esperanças?
Nesta seção você ficará sabendo das antigas novidades a respeito do lançamento de uma muito aguardada seqüência do Fallout. A primeira coisa a ser dita é que o jogo ainda nunca foi anunciado. Para quem visitou os bons fan-sites sobre Fallout (a grande maioria em inglês), você provavelmente estava por dentro do que ocorria e com certeza estava esperançoso.
Sem mais delongas vamos à pergunta que não quer calar: havia mesmo o projeto de uma continuação da série Fallout feita pela Black Isle? Bem, os desenvolvedores da BIS (Black Isle Studios, produtora do Fallout) possuiam o ótimo hábito de se comunicarem com os jogadores e fãs dos jogos, e eles estavam postado as suas idéias de como queriam que fosse o Fallout 3. “Ora, isso é muito pouco” você me diz. Com certeza, mas continuando…
A verdade é que havia sim um jogo sendo desenvolvido na BIS, um jogo que atendia pelo nome código de Project Van Buren. Ninguém podia dizer o que era o jogo, seja por decisão da Interplay ou da própria BIS. Muitos fãs afirmavam que este Van Buren era na verdade o legítimo Fallout 3 criado pela Black Isle e os produtores originais de Fallout 1 e 2, e realmente isto parecia ter um fundo de verdade. Por exemplo, muitas vezes eram feitas perguntas aos desenvolvedores da Black Isle sobre o Fallout 3 e eles se limitam a responder sobre o Van Buren.
O fato é que na época já faziam mais de 5 anos que os dois primeiros Fallouts foram lançados. Uma eventual continuação necessitaria de um tempo para criação de uma nova engine (ou aperfeiçoamento do excelente SPECIAL) e um tempo para criação do jogo propriamente dito, o que levaria em torno de 4 anos. Se este Project Van Buren fosse realmente o Fallout 3, já sabíamos que o jogo estava em desenvolvimento há um certo tempo e o tempo de espera provavelmente ia cair consideravelmente. E finalizando, pra quem gosta de teorias da conspiração, Chris Avellone (que estava sendo cotado como lead designer do Fallout 3, e já havia trabalhado no 2 com, por exemplo, o desenvolvimento da cidade de New Reno) estava se recusando a responder qualquer tipo de pergunta sobre o Fallout 3, o que poderia ser um indício de que o jogo estava mesmo em desenvolvimento. Vale lembrar, que Chris desenvolveu as chamadas Fallout Bibles, visando tirar as dúvidas dos falloutmaníacos sobre o universo Fallout. Ainda por cima, a BIS liberou o download do Editor de mapas oficial, que foi usado no desenvolvimento do jogo para quem quiser utilizar, e havia indícios que o código fonte (que compõe o jogo, tipo Engine, scripts etc.) já estava sendo liberado, o que nos fazia pensar: – Se eles estão entregando a Engine do antigo jogo sem nenhum tipo de lucro, é bem provável que estejam desenvolvendo uma nova, para um novo Fallout.
Como andava a Interplay?
Começando com uma boa informação é que o Van Buren era realmente o Fallout 3, porém o lead designer não era mais Chris Avellone, que saiu da BIS e estava trabalhando na Obsidian junto com Feargus Urquhart. O novo lead designer para o Fallout 3 seria J. E. Sawyer, que quase que diariamente respondia a perguntas dos fãs.
Agora vamos dar um panorama sobre a situação da Interplay e da Black Isle na época pra que você possa ter idéia do porquê do Fallout 3 não ter sido anunciado.
Lionheart – um RPG de fantasia medieval um pouco mais realista, e que usava a engine SPECIAL originalmente desenvolvida para o Fallout – não estava fazendo o sucesso esperado.
Enquanto isso foi cancelado o Project Jefferson – até então conhecido como o terceiro capítulo da saga Baldur’s Gate, outro grande sucesso da BIS (série que, diga-se de passagem, foi a grande responsável pelo “esquecimento” do Fallout pela Interplay). Talvez uma explicação para este cancelamento tenha sido o enorme sucesso do Neverwinter Nights da Bioware Corp (Atari) – jogo também ambientado no universo Dungeons & Dragons (Forgotten Realms mais especificamente).
Por enquanto boa parte dos desenvolvedores da Interplay estavam trabalhando no Baldur’s Gate: Dark Alliance II, que tinha previsão de lançamento para o final de 2003 para o X-Box. Assim que o jogo fosse concluído era muito provável que alguns desses desenvolvedores fossem trabalhar no Fallout 3. Isso sem mencionar os que estavam trabalhando no Fallout: Brotherhood of Steel (jogo de ação para Play Station 2 programado também para o final de 2003).
Algo que estava preocupando os fãs do Fallout é que a Interplay estava passando por um momento delicado. A empresa de nome Vivendi Universal Games era detentora dos direitos de distribuição dos jogos da Interplay na América do Norte desde 2001. Acontece que a Interplay acusou a Vivendi de estar desrespeitando o contrato e não estar pagando a Interplay devidamente (segundo a Interplay, uma quantia superior a 3 milhões de dólares!). A Vivendi negou a veracidade das acusações. O fato é que a Interplay se negou a trabalhar com a Vivendi e estava à procura de um novo distribuidor.
Na época, faltando apenas 2 meses para o Natal uma incógnita pairava sobre o destino da Interplay, e também da Black Isle Studios (que, ao contrário do que muitos pensam, é uma divisão da Interplay, e não um estúdio angariado por uma distribuidora de peso). Ironicamente, a boa confiança que a Interplay demonstrava naquele momento devia-se ao lançamento de dois jogos originários da BIS: Baldur’s Gate: Dark Alliance II e Fallout: Brotherhood of Steel.
O Fim da BIS e do Fallout 3
Sim, você leu certo. No dia 8 de dezembro de 2003 a Interplay dispensou todos os funcionários da Black Isle Studios, inclusive muitos da própria Interplay que vinham trabalhando no Fallout: Brotherhood of Steel para X-Box.
Vamos aos fatos: por volta de outubro de 2003, explodiu como uma bomba a notícia de que J.E. Sawyer estava se desligando da BIS e não seria mais o lead designer do Fallout 3. Entre outros motivos particulares, algo que motivou Sawyer a tomar esta decisão foi a falta de perspectiva profissional, que veio a se comprovar com a demissão em massa dos designers da Black Isle. Bem, é claro que todos começaram a especular, devido à situação já bastante polêmica em que a Interplay se encontrava, com as saídas de seu gênio criativo Feargus Hunquart, do prodígio Chris Avellone, disputas judiciais, fracassos nos lançamentos de jogos, cancelamentos, prejuízo de caixa estimado em U$20,000,000 e outras coisas mais.
A divisão de RPGs eletrônicos da Interplay, Black Isle Studios não existe mais. A sua logomarca ainda poderá ser utilizada vinculada a jogos da IPLY, mas o estúdio foi dissolvido. Os jogos Baldur’s Gate: Dark Allyance II e Fallout: Brotherhood of Steel foram lançados, mas houve um adiamento na data de lançamento dos dois, para a segunda semana de janeiro de 2004. A Interplay já concentrava os seus esforços no FBOS 2, também para X-BOX, sem nem saber como seria aceitação do primeiro capítulo da série e que hoje sabemos que foi uma negação completa e apelidada pelos fãs de fallout de Fallout: POS (Piece of Shit). A fim de deixar claro: a Interplay apenas se dedicaria à criação e comercialização de jogos para videogames.
A notícia do “arquivamento” do Fallout 3 não foi uma surpresa das maiores, muitos já esperavam por isso, mas no fundo ainda guardavam uma esperança de que a BIS conseguiria terminar o seu projeto, independente das dificuldades impostas pela IPLY.
Em tempo, gostaria de deixar claro que não se deve, de maneira nenhuma, culpar o pessoal da Black Isle Studios pelo cancelamento do FO3. Infelizmente a BIS é um estúdio que faz parte do corpo de uma companhia chamada Interplay, que não vinha sendo nada feliz na sua administração naqueles tempos. Mais triste que o fim do Fallout 3, é o fim deste grande estúdio.
Criada para ser a divisão de RPGs da Interplay, e tendo como primeira tarefa o desenvolvimento do fabuloso Fallout 2, a Black Isle Studios sempre figurou como um estúdio extremamente competente e criativo. Nós da Vault BR não poderíamos terminar de escrever isto, sem desejar o melhor para os designers da nossa querida BIS, e também para os designers da IPLY que não têm culpa nenhuma nisso.
Gostaríamos de deixar nossos agradecimentos para o pessoal da inacreditável NMA, que noticiaram como ninguém o cotidiano da BIS e da IPLY, assim como de outras pessoas e profissionais apaixonados pelo Fallout. E pessoalmente, gostaria de agradecer ao “Vault Repórter da NMA” Briosafreak por ter respondido pacientemente à todas as minhas perguntas chatas. E é claro, não podemos deixar de agradecer a todos do Fórum Vault BR, que vêm formando uma comunidade brasileira de Fallout consistente e divertida, com ou sem Fallout 3 Van Buren.
E pra finalizar, os direitos do Fallout 3 foram vendidos para a Bethesda, o que originou o jogo que já conhecemos. Por incrível que pareça haviam apostas de que o estúdio alemão Silver Style poderia se interessar pela franquia, pois estes possuem a licença para lançar um jogo ambientado nas wastelands, chamado The Fall. Mas os fãs também arriscavam os estúdios Obsidian, Troika e outros. Mas é claro que, apesar da competência de todos eles, o que nós queríamos mesmo era ver o Fallout 3 lançado pela Black Isle. A BIS foi um estúdio que marcou época e será lembrado como o melhor estúdio de RPGs eletrônicos da década de 90.
Nossos parabéns à Black Isle Studios!
Escrito por Duccini, adaptado por The Chosen para as datas atuais
Para informações mais precisas e diretamente da fonte acessem este link na página da NMA.