Autor Tópico: Guerra Epic X Steam  (Lida 5357 vezes)

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Guerra Epic X Steam
« Online: Maio 24, 2020, 01:59:22 pm »
Criei o tópico pra não responder no de giveaways.

A agressividade da Epic tá chamando a atenção até do público de console. Giveaways pesados, cupons de 40 conto, sales que duram 1 mês, contratos de exclusividade por 1 ano, e o fator Unreal Engine que dá mais manobra de negociação ainda. Sem falar no revenue split (12% contra os absurdos 30% do Steam). Os giveaways tiram lucro do Steam e trazem público pra Epic, sem falar que criam um sentimento de "só falta eu comprar isso aqui no Steam e sair de graça semana que vem na Epic". Mas então a pergunta:

Vocês já compraram algum jogo na Epic?

Minha biblioteca na Epic tem mais de 100 jogos mas só comprei 2, Control e Outer Worlds, e só por causa da combinação promoção+cupom. Só que minha fidelidade de preferir jogar algo no Steam tá cada vez ficando menos importante, e imagino ser exatamente esse o norte da Epic nesse momento.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Re:Guerra Epic X Steam
« Resposta #1 Online: Maio 24, 2020, 09:15:57 pm »
Acho que o objetivo é esse. Não é segredo nenhum pra qualquer administrador de empresas que as grandes franquias muitas vezes amargam prejuí­zo pra quebrar o concorrente só pra conseguir angariar clientela. Exemplo disso são as grandes magazines de eletrodomésticos, em uma única rua comercial você acha até 3 lojas da mesma franquia em curto intervalo de espaço. A concorrente desiste e depois de dominar o espaço eles fecham 2 e deixam só a maior. Se a concorrente voltar já era, a loja passou a ser referência do local na cabeça das pessoas.

Hoje (EU particularmente), que sou preguiçoso ao extremo, só vejo steam como plataforma principal e GoG como plataforma pra jogos antigos que eu curto bastante, já que eles fazem um bom trabalho de fazer eles rodarem nos sistemas novos. Qualquer outro convite de ter que fazer cadastro em outro site me dá preguiça se não tiver ví­nculo com Steam pra eu ter que lembrar login ou instalar algo.

Mas aí­ a Epic vem e te dá umas pérolas dessa, atrai não só mais usuários como desenvolvedores também. Imagine você lançando um jogo que prevê sucesso absoluto e a steam vem e te come quase todo o lucro. A Steam está fazendo com os desenvolvedores a mesma coisa que as gravadaras fizeram e ainda fazem com os cantores e as editoras com os escritores. Ela vem agora, "quebra" esse monopólio daqui um tempo, divide usuários, etc.

Aí­ tem vários caminhos: vão ficar competindo eternamente obrigando a steam a baixar preços, criar um foco novo e que não seja concorrência direta depois que puxar mais usuários, fazer integração no futuro quando equiparar preços, fazer igual a steam e depois qeu ficar gigante começar a abusar também, etc.
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Maio 27, 2020, 05:30:23 pm »
A Steam tá muito confortável, e eu duvido que a posição dela mude nos próximos anos... A Epic tem agumas vantagens, mas o público pegou uma certa raivinha com ela por principalmente questões de privacidade. Fora que tá todo mundo acomodado.

Mas nesse caminho, se a Valve não se mexer vai perder muito espaço.

Eu acho tudo isso muito bom, exceto se formos falar de Uplay e Origin - aí­ eu quero que elas morram.

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Maio 28, 2020, 05:16:01 pm »
Cara, da EPIC eu só comprei o passe de batalha do Fortinite para mim e para meu filho, eu jogo com ele.

Tem tantos jogos EXCELENTES que peguei de graça na EPIC que acho que, vou ficar MUITO tempo sem comprar nada.
Acho que o único jogo que vou comprar esse ano será o CyberPunk (se o preço der uma caí­da, R$ 199,00 tá meio foda, pelo menos para mim).
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Maio 29, 2020, 02:54:38 pm »
Excelentes mesmo. Ontem por exemplo terminei Axiom Verge, que eles tinham dado a 1 ano, jogaço. Aí­ já peguei e instalei o Borderlands... O Steam coitado não viu a luz do dia.

Cara, da EPIC eu só comprei o passe de batalha do Fortinite para mim e para meu filho, eu jogo com ele.
Hahahah que legal!

Offline The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Junho 01, 2020, 10:41:17 am »
Na Epic eu só comprei um jogo Jorney to the Savage Planet.

O resto eu ganhei de desenvolvedores / promoções grátis.

Offline Signorini

• Defender
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Junho 01, 2020, 01:42:54 pm »
Eu era bem acomodado na Steam, nem conhecia as outras plataformas.
Mas acho a estrategia da Epic muito valida, conheci ela por conta dos contratos de exclusividade e dos jogos de graça.
Acredito que comprei só o Phoenix Point (que ate hoje não tive tempo de jogar), no mais entro de vez em quando para ver o que tem de graça.

Mas o mercado e isso mesmo, eu gosto de ver o circo pegar fogo kkkkkkkk

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Junho 01, 2020, 06:09:42 pm »
Inclusive bora um Borderlands online?

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Junho 01, 2020, 06:57:55 pm »
Demorô!

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #9 Online: Junho 05, 2020, 01:00:48 am »
Eu nunca comprei NADA na Epic, baixei pelos jogos de graça mesmo.

Isso ai é pra dar mais boa vontade ao público, espertos.

Mas acho a estrategia da Epic muito valida, conheci ela por conta dos contratos de exclusividade e dos jogos de graça.
Acredito que comprei só o Phoenix Point (que ate hoje não tive tempo de jogar), no mais entro de vez em quando para ver o que tem de graça.

Signorini, faz um tópico sobre Phoenix Point pra nós quando jogar?

Alias caralho, nem sabia que tinha saí­do.

Enviado de meu moto e5 play usando o Tapatalk

Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Signorini

• Defender
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Junho 29, 2020, 04:42:08 pm »

Cara, acaba que continuei sem tempo para jogar kkkk.
Joguei um pouco no fim de semana passado, coisa de umas 3 horas.
Ate agora achei que é um jogo bom, mas me frustou em algumas partes. Quando tiver tempo de jogar mais faço um post detalhado.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #11 Online: Julho 31, 2020, 10:48:44 pm »

Cara, acaba que continuei sem tempo para jogar kkkk.
Joguei um pouco no fim de semana passado, coisa de umas 3 horas.
Ate agora achei que é um jogo bom, mas me frustou em algumas partes. Quando tiver tempo de jogar mais faço um post detalhado.

Sério? Que legal!

Faz ai pra galera! Se fizer elaborado o bastante, acho que até convenço o Chosen í  botar na pagina da frente.

Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Novembro 03, 2022, 05:32:12 pm »
Trazendo da cova um tópico de 2 anos e meio.

366 jogos na biblioteca depois, dos quais eu só lembro de ter comprado Outer Worlds, Control e Death Stranding... a plataforma da Epic se tornou pra mim algo impossível de usar. Acesso ela em 3 computadores diferentes, e nos 3 é um martírio. Não sei se não está comportando a biblioteca ou se é outro problema, mas é clicar no programa e sair pra tomar um café. Pra procurar um jogo na biblioteca, meu Deus, respira fundo. E a interface da plataforma ficou um desespero visual. Jogos que eu peguei de graça na Epic, to optando em comprar no Steam quando quero jogar.

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: Novembro 04, 2022, 08:27:52 am »
Eu tive que desinstalar a Epic mais de ano atrás porque tava deixando o PC impossível de usar... Uma semana dessas meu sobrinho instalou pra jogar Fortnite em casa e até que me pareceu funcionar tudo legal, apesar da lerdeza pra navegar e realmente a interface é, com o perdão aí de vocês, uma bosta. Quando ele foi embora desinstalei.

Tô na mesma que você, se eu quero realmente jogar eu pego em outro lugar. ToeJam & Earl que você sugeriu esses dias eu paguei 30 na Steam mas não peguei o de graça lá, nem os de graça ando pegando.
« Última modificação: Novembro 04, 2022, 08:32:07 am por Vault Dweller »

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #14 Online: Novembro 05, 2022, 06:58:09 pm »
Por que vocês não iniciam pelo executável do jogo ao invés de usar a Epic?

Até agora não to vendo nenhuma lentidão na Epic.

Eu mesmo vivo fazendo isso com jogos mais "pesados" no Steam, pra não ter o Steam pesando na minha memória.