Autor Tópico: Expeditions: Conquistador - Vale a pena?  (Lida 3167 vezes)

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Expeditions: Conquistador - Vale a pena?
« Online: Dezembro 25, 2013, 08:14:01 pm »
Mais um da série "jogos que ainda não jogue" (to atrás devido á uns problemas, e também porque to usando um netbook ruim atualmente): Expeditions: Conquistador.

Ouvi falar desse jogo por ai. Parece que é tipo um hí­brido de RPG/Combate Tático de Esquadrões, algo que tem aparecido muito esses dias (Wasteland 2, Shadowrun Returns, etc).
A temática é uma temática que eu estive esperando por muito tempo para aparecer em jogos: Conquista e Colonização das Américas!

Dialogo!

Combate em turnos, e com HEXES ainda por cima? GOSTEI!

Alguém já jogou?
É bom?
É ruim?
E mods?
Continuação?
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Signorini

• Defender
  • **
    • Ver perfil
Re:Expeditions: Conquistador - Vale a pena?
« Resposta #1 Online: Janeiro 02, 2014, 03:04:53 am »
Tem cara de bom.
Quando começar a jogar da retorno. Onde VC baixou?

Offline Noob-Eterno(-Saibot)

• Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Janeiro 07, 2014, 03:16:04 pm »
Bacaninha, tá aqui no meu pc, mas ainda não criei ânimo pra realmente tentar jogar.

Eu caio na onda de explorar, encho o saco depois de algumas rodadas e ai reinicio uns dias depois.

Nunca fiz nem a primeira quest, mas isso vai mudar. hahaha...

O combate é bem ruinzinho, mas dá pra levar, apesra de demorado.

Os gráficos podiam ser piores, e a jogabilidade é interessante.

Eu acho que é difí­cil de adaptar porque é bem diferente de qualquer outro jogo que eu já tenha jogado, mas ver esse post aqui me deu vontade de jogar.

Um dia eu posto um review maneiro aqui.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #3 Online: Janeiro 07, 2014, 10:38:39 pm »
Noob-Saibot, qual jogo que tu conheces é mais parecido com o Expeditions?

O combate é ruim como? Tipo, em turnos, mas se parece com o que? XCOM novo ou com o X-COM antigo? Fallouts originais? Fallout Tactics? Age of Decadence? Jagged Aliance 2?

Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

• Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Janeiro 07, 2014, 11:50:17 pm »
Uma versão meio ruim do XCOM novo, meio Jagged Alliance 2 também.
Não curti, mas sabendo do seu gosto, acho que você pode acabar gostando.
Você tem 1 movimento + ação ou 2 movimentos. Unidades tem algumas habilidades, que variam de acordo com a classe. O sistema de cover é bem JA2 (Se esconde e torce pro jogor reconhecer).

É um jogo bem diferente, não vi nada muito parecido. A navegação no mapa lembra Heroes 3 (HoMM), mas não posso dizer que é igual.

Em relação ao sistema de gestão de recursos e tal, eu nunca vi nada muito parecido.

Não me aprofundei muito no jogo pra dizer mais, mas os diálogos são relativamente variados, e eu gostei do fato dos seus seguidores terem personalidade (traços como egoí­sta, altruí­sta, religioso, conservador), o que faz com que eles reajam a sua maneira de lidar com os assuntos, seja perdendo/ganhando moral ou opinando diretamente por diálogo. Bem bacana.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #5 Online: Janeiro 08, 2014, 05:15:51 am »
Uma versão meio ruim do XCOM novo, meio Jagged Alliance 2 também.
Não curti, mas sabendo do seu gosto, acho que você pode acabar gostando.
Você tem 1 movimento + ação ou 2 movimentos. Unidades tem algumas habilidades, que variam de acordo com a classe. O sistema de cover é bem JA2 (Se esconde e torce pro jogor reconhecer).

Não gostei muito do XCOM novo, joguei e prefiro o antigão, mais realista, mais sanguinolento, mapas aleatórios e maiores, mais explosivos, esquadrão de verdade (o "esquadrão" dos jogos novos não é um esquadrão, é no máximo um grupo tático de quatro-seis pessoas, esquadrão são doze, catorze pessoas), a curva de dificuldade é melhor (XCOM é dificil pra caralho no inicio, em parte porque você não tem como vender armas pilhadas e viver disso, e também porque Chrysalids aparecem cedo, depois fica mega-facil, X-COM era uma curra atrás da outra, toda vez que você pensava ter uma tática formada apareciam novos inimigos e te destruiram sem dó, só ficava fácil com Blaster Bomb e telepatas), etc. Pra mim o XCOM sem hifen é um jogo de esquadrão em turnos para semi-casuais e novatos, o primeiro jogo em turnos do bebê, como dizem os gringos. Antigamente nego começava com Fallout, jogava Fallout Tactics, X-COM e no fim Jagged Alliance 2/Silent Storm.

Mais outra cópia do XCOM novo? Bom cristo... já não basta Shadowrun Returns, Wasteland 2 e agora, Jagged Alliance: Flashback?

É um jogo bem diferente, não vi nada muito parecido. A navegação no mapa lembra Heroes 3 (HoMM), mas não posso dizer que é igual.

Cara, não jogo HoMM 3 á muito tempo, tenho até que botar isso na minha pilha de jogos á jogar.

Não me aprofundei muito no jogo pra dizer mais, mas os diálogos são relativamente variados, e eu gostei do fato dos seus seguidores terem personalidade (traços como egoí­sta, altruí­sta, religioso, conservador), o que faz com que eles reajam a sua maneira de lidar com os assuntos, seja perdendo/ganhando moral ou opinando diretamente por diálogo. Bem bacana.

Firme!
Quantos seguidores dá pra ter na equipe? Mais de quatro ou seis?

• Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Janeiro 09, 2014, 03:03:48 pm »
Na hora do pau, poucos. Não chega a passar de 10, mas são até menos se eu não me engano.

Já no grupo mesmo, são uns 10 ou 15 que tem diversas funções, mas acredito que dá pra conseguir ainda mais durante o jogo.

Quanto ao combate, eu realmente gosto muito do XCOM (Sem hí­fen), não me julgue. Hahah

Peguei o Open XCOM pra jogar e não me adaptei bem ao combate..
Acredito que o XCOM novo podia ter mais profundidade, e vejo claramente isso, mas ainda assim me divirto bastante.
Jogar no Classic ou Impossible é um excelente desafio, principalmente sem recorrer ao save-scumming (Que aliás é um termo que eu nem gosto muito de usar, hahah)...

Offline Deko

• Shield of Hope
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Janeiro 11, 2014, 02:47:06 pm »
Vamos lá...
Peguei o jogo ontem e acabei de fechar.
O jogo é realmente bem curto, a primeira campanha é bem rápida, e é extremamente linear, basicamente não importa muito oque aconteça o final dela é sempre o mesmo.
(entretanto acredito que os eventos dela influenciem algumas pequenas coisas na campanha seguinte). Já a segunda campanha é pelo menos 10x maior que a primeira, o que me faz pensar que a primeira é quase um tutorial pra explicar como funciona a dinâmica do jogo no mapa.

Eu realmente gostei muito da temática do jogo, é um estilo novo e diferente do que estou acostumado e desde o inicio tanto na escolha dos companheiros e dos pontos do personagem influenciam e muito no jogo.

A escolha de uma equipe uniforme é crucial no jogo, e lógico que tenha preferencialmente uma mentalidade que vai seguir de acordo com a sua, afinal cada escolha e ação sua no decorrer do jogo influencia a moral dos personagens, ou seja, uma equipe agressiva não vai gostar que você use diplomacia para "esquivar" de batalhas, entretanto uma pacifica vai curtir. Mesma coisa caso você tenha uma equipe devota e racista, não vão gostar caso você chame nativos para se juntar a equipe ou realize algum ritual ou aprender sobre a cultura dos mesmos, diferente de personagens de mente aberta. Aproposito caso seus personagens fiquem de moral baixa eles acabam se rebelando contra você, ou simplesmente indo embora.

Agora sobre o seu character os atributos dele são bem importantes, e influenciam diretamente em pontos decisivos, principalmente no inicio do jogo. Como o tanto de remédios que são gastos com personagens feridos, ou a quantidade de comida vinda proveniente de caçada, note que de acordo com a classe dos personagens (caçador, batedor, soldado, etc.) que você escolhe você ganha pontos de atributo no geral correspondente a ela.

Pelo que eu percebi o mais crucial é ter muitos pontos em sobrevivência ao menos 8+ é relevante em todo o tempo de jogo.
Pela ordem, Táticas serve para começar as batalhas podendo posicionar as tropas além de te dar vantagens em ações.
Diplomacia, serve pra melhorar recompensas e preços de mercadores além de dar avoid em batalhas desnecessárias poupando sua equipe de lesões.
Healing, muito importante caso você coloque ní­veis de dificuldade muito elevados onde todas as batalhas causam lesões, principalmente no inicio onde você não tem recursos pra medicamentos.
Scouting, serve pra aumentar a distancia que você pode percorrer por dia (Tem uma quest na primeira campanha que tem tempo pra você achar o local)Alem disso é importante para algumas ações.
Liderança, serve para controlar melhor sua equipe em ní­veis de moral, alem de assegurar certas ações. (Note que é o único atributo que você não ganha pontos no inicio do jogo proveniente das classes das suas tropas entretanto ele aumenta quando você upa seus personagens de ní­vel)

No inicio do jogo eu recomendo não guardar dinheiro, mantenha bons ní­veis de medicamento e comida, e invista o quanto antes em equipamento ajudam muito nas batalhas diminuindo as chances de lesões evitando gastos com medicamento e comida (afinal personagens feridos não podem executar ações durante a noite o que diminui as chances de suas caçadas serem bem sucedidas e aumenta as de ser atacado). Se não me falha a memoria o máximo de equipamentos para soldados são 30, para batedores e caçadores são 20 e para médicos e professores são 15. Isso caso você só invista em uma das duas armas (distancia e melle) com eles.

O maior problema do jogo é a movimentação pelo mapa, principalmente na primeira campanha onde as florestas são densas, é realmente cansativo e chato ficar tendo que mover a tela (q - e, são os botões para rotação)Também senti falta de uma opção para clicar nas localizações do mapa e você se encaminhar naquela direção automaticamente, facilitaria e muito o jogo poupando de desgastes desnecessários.  Além disso, principalmente na segunda campanha os bugs e o travamento do jogo é quase uma sina chegam a ser mais comuns do que no fallout 2, ainda bem que o jogo cria autosaves diariamente o que faz com que as perdas sejam abrandadas.
Sobre o numero de soldados em combate, você no máximo vai ter o controle de 6, nunca acima disso... Entretanto seus inimigos chegam a ser 12 em certas batalhas (Embora algumas dessas com muitos inimigos seu objetivo seja apenas sobreviver tantos turnos ou o jogo te dá um potencial para defesa muito elevado) E falando em potencial de defesa uma das melhores coisas no jogo são as traps, são incrivelmente uteis e recomendo que vocês invistam principalmente em spike e lanternas, bem usadas garantem o rumo de uma batalha perdida...
« Última modificação: Janeiro 11, 2014, 05:02:13 pm por Deko »