Acabei de terminar a campanha Dead Man's Switch, e aqui vão minhas opiniões finais:
1. Campanha curta, MUITO curta. Acho que Dead Man's Switch tem uma duração média de 6-8 horas, no máximo. Dá pra jogar num dia só se você tiver tempo livre. Demorei mais porque não joguei todos os dias.
2. Não tem como salvar o jogo no meio - É checkpoint mesmo, salva quando entra e sai de cenas. Isso ai, pelo que vi na net, foi porque eles tiveram que escolher entre jogos salvos e mais poder de criação pro editor no curto tempo e verba que eles tinham. Por outro lado, vamos poder salvar o jogo na campanha de Berlin, eles garantiram isso.
3. O combate é bom, é baseado num sistema de cobertura, igualzinho o do XCOM: Enemy Unknown, só que sem cenário destrutivel e supressão (triste omissão). A IA é competente, joga granadas (e magias de área) quando vê várias pessoas juntas, sabe fazer Overwatch, etc, só acho que as vezes é meio descuidada com a cobertura.
Eu considero bem melhor que o combate do XCOM: EU porque tem mais diversidade no combate, até em coisas pequenas que o novo X-COM bobeou, por exemplo, modos de ataque disponiveis pra cada arma (joguei com um cara de escopeta e tinha uns cinco tipos de ataque disponiveis - Tiro normal, mirado, kneecap, tiro amplo e rajada. Outras armas tem seus próprios, como Disarm, Headshot, etc), um inventário de verdade (com cinco-seis slots, então traga granadas, fetishes e items de cura!) + mágias + drones + espiritos. Pena que só dá pra jogar com quatro personagens, seria do caralho pode usar uns seis runners.
Faltou um pouco de diversidade de inimigos, acho que só vi Riggers na missão do ataque á Corporação, acho que só vi um(a) Shaman no final, mas fora isso a diversidade é boa.
4. O jogo só poderia ser mais linear se ele fosse num tunel de metrô reto.
5. Todas as classes parecem boas... excerto Deckers puros (se você for jogar com um Decker puro, você será enrabado), embora ouvi falar que Adéptos Fisicos são meio fracos. Joguei com um Ork Samurai das Ruas, botando pontos com foco em Quickness, Ranged e Shotgun; Intelligence e Docking, digo, Decking. Também investi em Dodge (valeu a pena), Body (HP alto é bom!), Strength e Thrown (nem usei, uma escopeta é quase uma granada se usada direito) e Charisma (Teve seus usos, e peguei duas etiquetas - Shadowrunner e Corporate, achei a segunda mais útil).
6. Acho os Adeptos Fisicos e Samurais das Ruas porradeiros que você contrata são todos muito fracos, se você por acaso pensar em chamar algum pro seu time, não faça isso, pegue um cara com uma arma de fogo, um mago, um shaman, um rigger, um decker que sirva numa luta, QUALQUER COISA menos um lutador corpo-a-corpo. Se você quer um porradeiro, faça o seu próprio na tela de criação de personagem.
7. O jogo tem gráficos lindos, como disse antes. Alias, o fato de ser 2D (e não 3D) ajuda os mods: É bem mais facil modificar uma paisagem em 2D do que em 3D.
8. O jogo não é dificil. Joguei na dificuldade mais alta, sí² morri duas vezes, no Cemitério, e isso foi porque eu estava sendo atacado por três lados, sem cobertura boa e os personagens que eu tinha na hora eram todos um bando de peso-morto. Alias, no meio do jogo rola um pulo repentino na dificuldade, mas depois você se adapta e o jogo persiste sendo mais dificil que antes, mas não é nenhum X-COM (os antigos, não o novo) de dificuldade..
9. Minhas missões favoritas foram o Cemitério, a infiltração na Irmandade Universal (bem bolada), o ataque á Corporação Telestrian e a ultima fase na caverna com a Colméia. A Crusada da Coyote também é boa porque tem uma batalha bem estratégica no final.
10. O jogo é bem escrito e respeita muito o material original, provavelmente porque entre a equipe inclui-se o autor original do RPG de Mesa.
11. Uma coisa que não gostei é que munição é infinita e de graça. Não tem multiplos tipos de munição (tipo Dum-Dum, Munição Perfurante, etc) pra suas armas de fogo e as armaduras são muito simples (+X de armadura +X de stat é simples pra caralho, não tem nem resistências mágicas), queria ver um sistema mais complexo que te obrigasse a escolher entre armaduras com várias resistências diferentes.
12. Gostei muito de como a Matrix funciona, é uma implementação bem melhor do que no jogo do SNES, onde era um mini-game. Essêncialmente é um combate numa arena paralela, onde o(s) Decker(s) é (são) tipo uma espécie de "mago" que usa programas (mágias) e ESPs (seres invocados) em combate contra vários programas que danificam a "Persona" (avatar virtual do Decker) e até outros Deckers que tem ataques semelhantes aos teus, e alguns desses programas (e os Deckers) tem ataques que danificam o Decker real, então existe um risco real do teu Decker morrer durante um Decking. Decking é uma habilidade que vale a pena ter no seu time, mas como eu falei antes, Decking puro não vale a pena.
13. O final foi hilário. Só isso que eu vou dizer.
14. Sou só eu ou Shamans >>> Magos?
15. O editor é bom mas pelo que li tem alguns problemas em relação as= scripts consistentes, então se alguém ai quiser fazer um mod, recomendo esperar pra depois que lançarem a Campanha de Berlin.
16. Vão lançar no inicio do ano que vêm a campanha de Berlin, um DLC com uma aventura nova e, pelo que ouvi falar, algumas coisas novas. É stand-alone, então não precisa terminar Dead Man's Switch pra jogar Berlin, embora parece que o teu Shadowrunner em Berlin é mais experiente que o de Dead Man's Switch (logo, mais karma), então não sei ainda se dá pra exportar o personagem do fim da campanha original.
No fim de tudo, considero um bom jogo semi-casual com combate-em-turnos divertido. Me pareceu um jogo ambicioso, que começou pequeno e simples, porém viram o dinheiro cair e ambição subiu a cabeça, mas que no fim ficou bom porém um tanto com... gosto de quero-mais.
Vale a pena jogar Shadowrun Returns, pelo menos uma vez. Não é o RPG estilo Fallout que nós queremos (espere Wasteland 2 sair), mas é um jogo divertido e válido por si próprio, que diverte e ilustra bem o universo Shadowrun, e se continuarem a adicionar novas coisas ao jogo original e no editor, em breve provavelmente teremos ferramentas para fazer um mod mais complexo e com menos linearidade.
E tem também os mods. O Shadowrun Unlimited, cujo link está no post acima, é bem menos linear que a campanha principal, você tem uma cidade toda pra explorar e várias missões a fazer.