Na minha indecisão entre Ciro e Haddad, fui elaborar um prós e contra dos dois, acho que é sempre interessante fazer isso, mesmo quando se tem apenas um candidato em mente, voce questiona suas convicções ao invés de ficar só reforçando elas.
E ter sempre em mente que não existe candidato perfeito, não existe salvador da pátria, não existe messias, embora muito acreditem nisso, eleição o voto tem que seguir uma linha pragmática, tem que ter maturidade política, não pode ser tratado como campeonato de futebol, com fanatismo, minha opinião.
Ciro
Prós:
1- Não tem histórico de acusações, não responde a processos por corrupção.
2- Tem experiência administrativa, foi prefeito, governador, ministro, não é um aventureiro, poderia receber aposentadoria por todos esses cargos, mas abriu mão.
3-Tem um plano de governo estruturado, sobre o que vai fazer e como vai fazer, nada de "tem que acabar isso aí", ele mostra de fato qual é o plano.
4-Ciro é alguém do meio acadêmico, é professor de direito constitucional na UFC, buscou se qualificar em Harvard nos EUA, tem um esclarecimento grande sobre o que é o Brasil.
Contras:
1- Tem pavio curto, temperamento explosivo, apesar de achar as vezes supervalorizam isso nele.
2- Tem a Kátia Abreu como vice, ligada í bancada ruralista, que vive de privilégios e vantagens desde sempre, e que busca flexibilizar o uso de agrotóxicos já banidos em outros países.
3- É identificado como da velha política, de troca de favores, de toma lá da cá.
4- Tem um perfil autoritário.
Haddad
Prós:
1- Assim como Ciro ele vem do meio acadêmico, é uma pessoa polida, um intelectual, tem formação na área de direito, filosofia e economia, mestrado, doutorado, sempre pela USP, também é professor lá.
2- Foi ministro da educação por vários anos, e fez um trabalho revolucionário, principalmente no ensino superior, ampliou o numero de vagas em milhões com a criação de novas UF's, novos IF's, ampliação de programas como Fies e PROUNI, implantação do sistema de cotas, tudo isso levaram os pobres pela primeira vez a uma universidade no Brasil.
3- Apesar de estar sendo acusado de corrupção, a denuncia parece muito mais eleitoreira, até pq Haddad é o candidato indicado por Lula, se fosse Jesus Cristo o candidato indicado por Lula, hoje Jesus Cristo seria réu por corrupção, pq o intuito desde 2016 pelo menos, é impedir que o PT volte a governar, seja na figura de Lula, seja na figura de quem quer que seja.
4- Haddad é um cara moderado, conciliador(até demais), busca sempre o diálogo, a conciliação, o acordo, acho isso tem a ver com sua trajetória acadêmica.
5- Não sou de São Paulo, mas pegando indicadores econômicos, a gestão dele como prefeito foi muito boa, ele entrou a prefeitura tinha um déficit e deixou a cidade com superávit, coisa inédita até então, o que prejudicou sua imagem na cidade foi o bombardeamento do PT pelo Eduardo Cunha no segundo mandato da Dilma, ele esperava verbas federais para cumprir promessas de campanha que não vieram, além de toda mídia contra ele.
Contras:
1- É conciliador até demais, pelo próprio jeito educado de ser ele busca sempre o acordo, mas o Brasil vive num sistema de vantagens e privilégios que impede nosso desenvolvimento como nação há séculos, é necessário buscar uma ruptura disso e eu não vejo ele criticar essa realidade.
2- Pretende aplicar aquilo que deu certo nos 8 anos do governo Lula, ótimo, mas aquilo foram politicas de governo, precisamos de politicas de estado, que se perpetuam por muito anos, ou seja, reformas estruturais que privilegiem a maioria e não a minoria, e eu não vejo ele destacar a necessidade disso.
3- Também está identificado como da velha política, embora seja jovem, está inclinado a fazer apoios e trocas com o congresso para governar.