Muito raramente utilizo quaisquer tipo de drogas nos meus personagens. Quando finalmente obtenho o antídoto para Jet em Vault City, normalmente já estão muito desenvolvidos, e possuem equipamento e armas avançadas, pelo que o jet ou outro psicotrópico qualquer deixam de ter muita utilidade.
Só emprego drogas em duas ocasiões, no jogo: primeiro no abrigo de Vault City, para abrir as portas emperradas, e depois em Broken Hills, na luta do braço de ferro contra Francis, e nos testes do professor, contra o escorpião.
Na minha opinião, um dos maiores defeitos no Fallout 2 é a facilidade com que a personagem fica dependente de drogas. Não tenho experiência com esse tipo de substâncias (felizmente), mas parece-me exagerado, ficar dependente apenas após a primeira ou segunda utilização! É verdade que, no caso do Jet, está indicado no contexto que esta droga foi criada especificamente para criar dependência de forma muito célere, mas mesmo assim, o sistema ficou demasiado punitivo.
É que as drogas, especialmente o Jet, podiam ser muito úteis durante o princípio e meio do jogo, quando o nosso equipamento e estatísticas são piores, tornando mais difíceis alguns conflitos, como o extermínio dos wanamingos em Redding, ou os encontros aleatórios entre o Den e Vault City. Pior ainda, os inimigos não têm quaisquer problemas em utilizar drogas, o que cria uma desvantagem para os jogadores...
Curiosamente, a minha opinião é que faltam drogas no jogo. A personagem vem de uma tribo que regressou a uma forma de vida primitiva, pelo que seria lógico se existissem algumas substâncias a partir de fontes naturais que dessem alguns benefícios, como mais pontos de acção ou mais forças; estes potenciadores naturais seriam, obviamente, mais fracos do que as drogas pesadas, como o Jet ou Buffout, mas teriam muita utilidade no início do jogo. O Hakunin, por exemplo, seria perfeito como fonte para estas drogas naturais, ou os comerciantes em Klamath Falls, que têm contacto com as tribos primitivas.