Cara, de cabeça eu não lembro de nenhum jogo antigo que eu olhe e pense "Ah, isso não é tão bom quanto eu lembrava".
As vezes eu noto que fazem um jogo, ai fazem uma continuação, mas a continuação perde alguma coisa que tornava o original especial. Tipo como Diablo >>> Diablo II.
Eu achava que o Colec estava errado por apreciar o original mais que a continuação (que era maior/melhor), mas depois entendi que o Diablo II simplesmente não tinha aquela atmosfera gótica sinistra do original, onde poucos monstros eram uma grande ameaça, e coisas como posicionamento tático eram vitais pra vencer.
Ai você pega Diablo II, que tem menos atmosfera e 99% do jogo consiste em matar hordas absurdamente imensas de monstros bucha de canhão em combates entediantes, até sua mão de mouse cancer de tanto clicar. Tem suas experiencias únicas, mas são momentos raros - geralmente enfrentando certos monstros unicos especiais, áreas muito dificeis (puta que pariu Act III e seus pigmeus do inferno), áreas com atmosfera ou visuais muito loucos, ou chefões.
Dava pra comprimir Diablo II em um jogo com 1/10 do tamanho e nada seria perdido, na boa. Deixa eu me lembrar do jogo:
Act I - Floresta, Blood Raven, caverna, retorno a Tristam, Monastério, Andariel. Seis fases do tamanho de uma Dungeon de D1 + Andariel.
Act II - Tumba da Múmia lá, Deserto, Eclipse das cobras lá, Palácio, Santuário Arcano, Tumba de Tal'Rasha, Duriel. Seis fases do tamanho de uma Dungeon normal + a areninha do Duriel
Act III - Outer Kurast/Selva, Inner Kurast, Travancaal, Durance of Hate.
Act IV - Nem precisa comprimir, é bem pequeno.
Act V - Cerco da Cidade, Nihilath, Cavernas de Gelo, Anciões, Baal.
E ai tem a magia dos mods, que conseguem tornar um jogo clássico ainda melhor. Por exemplo, o mod The Hell pro Diablo. The Hell é puro suco de vitória.