Hora de termos um tópico para o que pode ser o melhor RPG da década
O que é Underrail?
Pra quem não sabe, Underrail é um RPG indie focado em exploração e combate.
Num futuro distante, a superfície da Terra é inabitável e os remanescentes da humanidade vivem na Underrail (tradução literal seria "Sub-Trilho"), uma vasta rede de cidades-estação metrô debaixo da terra.
Seu personagem é um cidadão de uma dessas estações-estado, e é pego no meio dos conflitos entre essas estações-estado, o ambiente e os perigos do mundo subterrâneo.
E eu vou dizer pra vocês, confrades - é um jogo muito bom. Claramente inspirado em Fallout, mas com seu toque próprio. Sinto também um toque do pós-apoc leste-europeu, algo muito comum recentemente.
O jogo tem um claro foco em exploração e combate. E a exploração e o combate são sensacionais. Como um bom RPG, tudo interage e muito bem com o sistema RPG, Por exemplo, Underrail tem um sistema de furtividade, no qual temos coisas como câmeras, visibilidade, som, etc. Só pra dar uma ideia, é comum no jogo você entrar em dutos de ventilação como uma rota alternativa, Deus Ex style - isso é, se você tem força/habilidade pra abrir o duto - meu personagem atual é um cara fracão e zero habilidade de destrancar coisas, então eu ignoro dutos.
Aliás, uma coisa legal do jogo é como ele é... diverso. Tipo, uma das melhores partes é fazer seu personagem e molda-lo de acordo com o que quer. Muitas escolhas, e é difícil fazer uma build "errada". O sistema de builds é sensacional, me lembra muito Fallout, mas com suas diferenças. Por exemplo, você pode aumentar um stat í cada quatro niveis, e tem as feats, que são tipo as perks de Fallout, embora algumas possam ser exclusivas ou terem vantagens e desvantagens as vezes. Há um sistema de sinergia, de modo que stats podem reinforçar skills, e skills podem sinergizar com skills - por exemplo, a skill Quimica sinergiza com a skill Biologia.
Por exemplo, meu primeiro personagem é um psíquico puro, especializado em poderes psiquicos e ciência, e também com habilidades de dialogo (sinergia com meu stat principal). Eu só carrego armas pra quando eu ficar sem psi, mato todos meus inimigos com gelo, raios, socos telecinéticos, ataques mentais, etc.
Sim, tem poderes psíquicos, que são divididos em três escolas - Controle Mental (poderes sobre a mente), Metatérmica (controle de temperatura, termodinâmica, etc) e Psicocinesia (controle da matéria). A expansão que vem daqui í alguns meses vem com uma nova escola, chamada de Temporal.
O sistema, semelhante ao de Fallout, não tem classes e te oferece oportunidades pra construir o personagem que quiser. Brutamontes quebrando geral na brutalidade, ladrões, franco-atiradores, assassinos furtivos, cientistas, etc. Ou misturar ideias, tipo um lutador de artes marciais usando telecinesia pra dar socos mais fortes. Tudo lá! Ah, e os personagens jogam pelas mesmas regras, feats e tudo!
A história e atmosfera também são bons, a escrita é boa. Não acho algo nivel Fallout, pelo menos não até agora, mas tem umas idéias interessantes e seus momentos. Se bem que eu to no inicio do jogo ainda, em Junkyard. O mundo é Underrail é um local brutal - as Estações que falei anteriormente, são praticamente o primeiro mundo da Underrail, pense uma mistura entre uma cidade, uma estação de metrô e um vault - fora delas, tem comunidades bem mais fudidas e terceiro-mundistas. E além, tem cavernas, tuneis abandonados, bases em ruinas, monstros e gangues.
Isso aqui não é um review, até porque nem joguei o jogo todo, mas é bonzão, recomendo pra geral! Fallout, que Fallout?