Autor Tópico: [í‰ uma cilada, Bino!] Startup americana cria caminhões sem motorista  (Lida 1582 vezes)

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
http://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,startup-americana-cria-caminhoes-sem-motorista,10000052484



Startup americana cria caminhões sem motorista

Para ex-engenheiros do Google que fundaram a Otto, veí­culos de carga autônomos serão mais bem aceitos do que carros de passeio

Por John Markoff - THE NEW YORK TIMES




Startup Otto, criada em janeiro, já comporta três caminhões em sua nova sede


Imagine-se dirigindo em uma rodovia tarde da noite, quando um caminhão enorme cola na traseira do seu carro. Você relaxa, porque ele está mantendo uma distância segura e aparentemente obedece ao limite de velocidade. Agora, imagine que este caminhão seja autônomo, isto é, que dispense um motorista. Apesar do entusiasmo do Vale do Silí­cio pelos carros automáticos, talvez sejam necessários mais alguns anos para que os encontremos em grande número nas estradas. Mas uma startup aposta que, para os caminhões autônomos, esta realidade não esteja tão distante.

A startup Otto é chefiada por 15 ex-funcionários do Google e a equipe inclui profissionais destacados que antes trabalhavam em projetos de mapas e carros autônomos do gigante das buscas. No novo negócio, o time de engenheiros se dedica a estudar veí­culos que trafeguem por longos percursos "“ a parte mais importante do setor de transportes comerciais.

Os engenheiros acreditam que os caminhões autônomos "“ e não os carros de passageiros "“ se tornarão mais atraentes financeiramente e serão mais bem aceitos pelos órgãos reguladores. Nos Estados Unidos, os caminhões percorrem o equivalente a 5,6% de todas as rotas percorridas pelos veí­culos em geral e são responsáveis por 9,5% dos acidentes mortais nas rodovias, segundo dados do Departamento de Transportes do governo dos Estados Unidos.

A tecnologia da direção automática "“ pelo menos no seu estágio atual "“ aplicada aos carros de passageiros deve torná-los absurdamente caros para qualquer um que não tenha os recursos de um magnata do Vale do Silí­cio. Até pouco tempo atrás, o sensor a laser usado no projeto de carro autônomo do Google custava US$ 75 mil. Essas cifras estão caindo, mas levará algum tempo antes que se chegue a um preço realista para os consumidores. Por outro lado, o sistema autônomo aplicado a um grande caminhão talvez chegue a cerca de US$ 150 mil, de modo que o seu custo talvez faça mais sentido.

Além do valor relativamente mais baixo, os sistemas autônomos poderão tornar o transporte de cargas mais eficiente, permitindo, por exemplo, que o motorista descanse na cabine enquanto o caminhão assume a direção.

Empregos. No entanto, os veí­culos comerciais autônomos geram controvérsia em todo o mundo, já que é possí­vel que eles acabem com empregos no setor. Há mais de 3 milhões de caminhoneiros nos EUA, segundo a Associação dos Motoristas de Caminhão do paí­s.

O temor é de que, se os caminhões comerciais se tornarem totalmente automatizados, possam provocar uma catástrofe econômica nas pequenas cidades americanas que vivem de oferecer apoio para os veí­culos que transitam percursos longos. "œA saí­da dos caminhoneiros das rodovias terá consequências equivalentes í s que as próprias rodovias produziram há dezenas de anos para as pequenas cidades que surgiram ao redor dos desvios", escreveu o pesquisador independente Scott Santens, em seu blog, no ano passado.

Nos últimos anos, os veí­culos autônomos tornaram-se um dos projetos favoritos da indústria de tecnologia. O Uber os considera uma estratégia para não ter mais de lidar com seus motoristas inoportunos (leia box ao lado). A Tesla, fabricante de veí­culos elétricos, assim como outras montadoras, considera a tecnologia autônoma um importante recurso para a segurança dos motoristas de carne e osso. A Apple também pode estar trabalhando em um tipo de tecnologia para carros automáticos.

O Google, particularmente, tem defendido agressivamente a tecnologia e seus carros autônomos são vistos normalmente nas estradas próximas í  sede da empresa, em Mountain View, na Califórnia. No iní­cio deste mês, a companhia anunciou também um acordo com a Fiat Chrysler para a instalação da sua tecnologia numa frota de minivans.

Desde que os veteranos do departamento de automóveis e de mapas do Google Anthony Levandowski e Lior Ron fundaram a Otto, em janeiro deste ano, a pequena empresa cresceu: hoje são 41 funcionários e a equipe testa três caminhões da Volvo. A empresa não revela quanto já recebeu em investimentos até agora.

Levandowski se tornou conhecido em 2004, quando era estudante de engenharia industrial na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Ele projetou uma motocicleta autônoma, estabilizada por um giroscópio, que foi apresentada na primeira competição do Pentágono para veí­culos autônomos.

Ron, o outro fundador da Otto, também é um veterano engenheiro de software do Google. Com a experiência adquirida no serviço de inteligência do exército de Israel, ele foi engenheiro chefe do Google Maps.

A Otto funcionou inicialmente numa pequena garagem, mas suas novas instalações têm espaço suficiente para os três caminhões Volvo, equipados com câmeras, radares e sensores a laser. A nova empresa oferecerá sua tecnologia como uma atualização para proprietários de caminhões de grande porte.

/TRADUí‡ÃO DE ANNA CAPOVILLA

Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Vault Dweller

  • Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 881
  • Karma: +11/-0
    • Ver perfil
Re:[í‰ uma cilada, Bino!] Startup americana cria caminhões sem motorista
« Resposta #1 Online: Maio 20, 2016, 09:50:23 pm »
Só vou deixar isso aqui.


https://youtu.be/ci4e58tgjyc

Offline Screamer

  • Administrador
  • Guardian of the Wastes
  • *****
  • Posts: 495
  • Karma: +14/-0
    • Ver perfil
Re:[í‰ uma cilada, Bino!] Startup americana cria caminhões sem motorista
« Resposta #2 Online: Maio 26, 2016, 01:20:41 pm »
Carros autônomos já estão em desenvolvimento nos EUA há alguns anos, acho que em 2003 já tiveram algumas tentativas. Acho que questão de 5 anos por lá existirá alguma coisa comercial.
Como em termos de tecnologia automobilí­sticas estamos uns 20 anos atrasados, tomando como base tecnologias simples, como ABS, EBD e nós ainda nem temos carros com Automatic Parkig e City Safety, aqui deve ter algo comercial para lá de 2035.
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Vault Dweller

  • Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 881
  • Karma: +11/-0
    • Ver perfil
Re:[í‰ uma cilada, Bino!] Startup americana cria caminhões sem motorista
« Resposta #3 Online: Maio 26, 2016, 06:14:03 pm »
Só quero que me deixem continuar dirigindo eu mesmo. Acho que foi o CEO da Lamborghini quem disse: "você compra um Lamborghini pra dirigir um Lamborghini".

Não que eu tenha um...

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk


Offline The Chosen One

  • Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 714
  • Karma: +10029/-0
  • War... war never changes
    • Ver perfil
Re:[í‰ uma cilada, Bino!] Startup americana cria caminhões sem motorista
« Resposta #4 Online: Maio 27, 2016, 01:35:37 pm »
Também quero dirigir o meu. Porém algumas funções como estacionamento automático seria interessante, dá preguiça fazer baliza.

Offline ajpvalente

  • Shield of Hope
  • ***
  • Posts: 159
  • Karma: +2/-0
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
Re:[í‰ uma cilada, Bino!] Startup americana cria caminhões sem motorista
« Resposta #5 Online: Junho 06, 2016, 06:28:09 am »
Também quero dirigir o meu. Porém algumas funções como estacionamento automático seria interessante, dá preguiça fazer baliza.

Exactamente! Um veí­culo automóvel que se conduzisse a 100% seria quase impossí­vel de programar, seria um tremendo risco de segurança, e iria alienar as pessoas que conduzem por prazer. Mas para para pequenas tarefas a velocidades reduzidas, como o estacionamento, penso que seria muito prático.

Por exemplo, um centro comercial podia ter um sistema interno de estacionamento no seu parque. Uma pessoa conduziria o seu automóvel até í  entrada do parque, depois carregava num botão e o sistema automático ligava-se í  rede do parque, recebia um mapa electrónico com o lugar livre mais próximo, e o percurso a fazer até lá chegar. Até podia haver opções especiais, como lugares para deficientes. O carro conduzia-se sozinho até ao local e estacionava, e depois quando uma pessoa estivesse pronta para sair, o carro iria sozinho até í  saí­da do parque. Isto seria muito útil em vários locais onde o veí­culo tivesse de ficar num local especí­fico, como portagens, bombas de combustí­vel, paragens de táxis, etc.
"First was the collapse of civilization, anarchy, genocide, starvation. Then when it seemed things couldn't get any worse, we got the plague, the living death, quickly closing its fist over the entire planet."