Autor Tópico: Então você quer construir um assentamento pós-apocalí­ptico...  (Lida 2340 vezes)

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Então você quer construir um assentamento pós-apocalí­ptico...
« Online: Dezembro 15, 2015, 03:40:50 am »
Tai um tema que acho que ninguém aqui na Vault BR conversou a fundo, pensei nele um dia desses enquanto estava na Universidade, e Fallout 4 tem essa mecânica, então assunto tá por dentro.

As cidades modernas são muito divorciadas de certas necessidades clássicas, graças á logí­stica baseada em combustí­veis fosseis, automóveis, trens, etc. Obviamente num cenário pós-apocalí­ptico, essas artificialidades vão pra farofa.

Então... qual seriam os melhores lugares em geral para construir assentamentos pós-apocalí­pticos?

Se eu fosse construir algo após uma catástrofe, eu construiria perto de um rio. Só dai eu tenho uma fonte de água, comida E logí­stica. Praticamente todas as cidades antigas começaram assim. O mar também seria bom pra isso, só que a água é salgada então a água teria que vir de outro lugar. Mas acho o mar ainda bem melhor que o interior, que me parece muito logisticamente limitado.

Uma ilha seria legal, foda é o espaço...
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Re:Então você quer construir um assentamento pós-apocalí­ptico...
« Resposta #1 Online: Dezembro 15, 2015, 08:05:10 am »
Depois de ler Guerra Mundial Z, com certeza não seria numa casa de reality show.

Offline Technomage

• Defender
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Dezembro 15, 2015, 09:34:41 am »
No interior da para fazer poços artesianos. Acho que o mais necessário para um assentamento não é nem só a localidade, mas as pessoas. Os recursos humanos que ditam o que pode e não pode ser utilizado.

Com um poste de luz e um depósito de ferragem um engenheiro eletricista faz milagre, por exemplo.

Offline blurkness

• "Dormir é uma arte."
  • Defender
  • **
  • "Dormir é uma arte."
    • Ver perfil
    • Free Juegos
« Resposta #3 Online: Dezembro 15, 2015, 10:03:35 am »
Acho que uma ilha seria bem interessante. Tem defesa "natural" e da para monitorar todos os lados, não teria muitas surpresas.

PS: Só para ref... É muito lindo esse bunker de sementes.

https://www.croptrust.org/what-we-do/svalbard-global-seed-vault/

"Dormir é uma arte."

Offline Technomage

• Defender
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Dezembro 15, 2015, 03:33:19 pm »
Sem ciência e engenharia, o assentamento decai em tribalismo em uma ou duas gerações, tal como ocorreu em Arroyo. Não falo isso nem por ser engenheira fí­sica, mas já pararam para pensar em quantos séculos de desenvolvimento cientí­fico, ou até anos de estudo árduo, estão contidos em um simples rádio AM? Um motor? Ou mesmo uma lâmpada? É um conhecimento muito frágil, fácil de ser perdido. E se formos analisar, tais tecnologias parecem bruxarias a quem nunca viu.

O principal em qualquer assentamento, seria garantir um corpo de ciência e engenharia. Nem que os mesmos tivessem de ser tratados como semideuses magos tais como os escribas e construtores de pirâmides do antigo Egito. É isso ou a idade da pedra.

Offline The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Dezembro 15, 2015, 06:16:32 pm »
Eu andei pensando a mesma coisa Tech... só o fato da gente ficar sem  energia elétrica já seria um impacto fortí­ssimo em nossa tecnologia de forma que a gente regrediria muito.

É basicamente o que você falou, eu sou Designer mas tenho umas skills em Repair, Gambiarra e um pouco de Survival. Se não tiver gente com conhecimentos nessas áreas volta pra idade da pedra mesmo. Alguém aqui sabe a composição para fundir ferro sem ir no google? Se não souber vai suar pedra! eheh

Offline Deko

• Shield of Hope
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Dezembro 15, 2015, 07:31:08 pm »
Bom pra começar depende de que apocalipse estamos vivendo, quantos anos se passaram apos o que causou o evento, depois se estamos nos escondendo ou fugindo, se precisamos simplesmente desaparecer das vistas de todos os outros humanos ou não... se ainda existem grupos miliares ou para-militares por perto. Outro fator é o numero de pessoas, um grupo de alguns poucos sobreviventes duraria anos numa cidade, mesmo sem nenhuma fonte de água renovável, apenas migrando de caixa d'agua pra caixa d'agua, além disso há centrais de distribuição de água em todos os centro-urbanos, além de estacoes de tratamento.
E no brasil é muito fácil encontrar água, eu por exemplo morei no bairro da tijuca, aqui no rio, por 14 anos ficava há uns 15 minutos do centro e a exatamente 40 metros da minha casa tinha uma bela cachoeira.

Isso de conservar nossa tecnologia é realmente muito importante, eu gosto do filme "the book of eli" ele de certa forma narra essa ambição das pessoas em grandes centros de preservar o conhecimento seja qual for o motivo que os alavancaram a isso,
A propria BoS do fallout tem esse intuito...
é engraçado se olharmos pra trás, vemos as grandes civilizações que deixaram pra trás toda sua informação em pedras, paredes. e mais recentemente livros... e nós? nossa atual civilização global. Todos os nossos registros estão depositados em aparelhos com vida máxima de que? 10-20 anos sem manutenção?

Offline The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Dezembro 15, 2015, 08:34:32 pm »
10-20 anos você está sendo otimista eheh.

Offline blurkness

• "Dormir é uma arte."
  • Defender
  • **
  • "Dormir é uma arte."
    • Ver perfil
    • Free Juegos
« Resposta #8 Online: Dezembro 16, 2015, 09:03:53 am »
Verdade. Igual como rola ainda discussão de como fazer nossas informações que estão sendo digitalizadas, durarem uma era com blackout tecnológico e conseguir "consultar" essas informações de forma atemporal.

Vai que algum dia ai role algo similar a Roma.
"Dormir é uma arte."

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Dezembro 16, 2015, 10:34:06 am »
Sairia que nem louco procurando uma fazenda com gado e pecuária, e um poço artesiano.

Mas fato é que se você ficar sozinho num cenário pós-apocalí­ptico você tá fudido. O ideal é tentar encontrar algum tipo de aglomerado mesmo, cada um com suas tarefas e especializações.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #10 Online: Dezembro 16, 2015, 08:43:49 pm »
Outra alternativa é, se seu grupo tiver muitos cavalos e estiver na localização certa, tacar o foda-se e viver que nem os povos da Estepe - nomadismo é o que há! No Brasil tem dois lugares que são muito propí­cios pra isso: A Caatinga e os Pampas.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Technomage

• Defender
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Dezembro 18, 2015, 10:21:10 pm »
Os gaúchos não eram totalmente nômades, eles apenas faziam um caminho que convergia sempre em Viamão, depois Porto Alegre, Guaí­ba e Vale dos Sinos, e então até as Colônias. Mas era uma questão pecuária mesmo, de manter e exercitar o Gado, enquanto os Chasques, mensageiros, faziam já um caminho oposto para encontrar as famí­lias: eles tinham um calendário para saber onde estavam.
Mas sim, em parte eles tinham elemento de nomadismo como dormir sempre em lugar diferente, fazer jejum prolongado e viajar(apesar de em cí­rculos por boa parte do tempo). Os gaúchos eram europeus que em seus paí­ses sempre tinham desejado andar í  cavalo e nunca pensado que seria possí­vel por serem pobres e plebeus, então tendo cavalo, os gaúchos constituí­ram uma cultura onde amam cavalgar e se autoromantizam como valentes cavaleiros.
Os gaúchos são cavaleiros guerreiros do Rio Grande do Sul, e suas mulheres conheciam o querosene no tempo da colonização.

Outra alternativa é, se seu grupo tiver muitos cavalos e estiver na localização certa, tacar o foda-se e viver que nem os povos da Estepe - nomadismo é o que há! No Brasil tem dois lugares que são muito propí­cios pra isso: A Caatinga e os Pampas.