Bom pra começar depende de que apocalipse estamos vivendo, quantos anos se passaram apos o que causou o evento, depois se estamos nos escondendo ou fugindo, se precisamos simplesmente desaparecer das vistas de todos os outros humanos ou não... se ainda existem grupos miliares ou para-militares por perto. Outro fator é o numero de pessoas, um grupo de alguns poucos sobreviventes duraria anos numa cidade, mesmo sem nenhuma fonte de água renovável, apenas migrando de caixa d'agua pra caixa d'agua, além disso há centrais de distribuição de água em todos os centro-urbanos, além de estacoes de tratamento.
E no brasil é muito fácil encontrar água, eu por exemplo morei no bairro da tijuca, aqui no rio, por 14 anos ficava há uns 15 minutos do centro e a exatamente 40 metros da minha casa tinha uma bela cachoeira.
Isso de conservar nossa tecnologia é realmente muito importante, eu gosto do filme "the book of eli" ele de certa forma narra essa ambição das pessoas em grandes centros de preservar o conhecimento seja qual for o motivo que os alavancaram a isso,
A propria BoS do fallout tem esse intuito...
é engraçado se olharmos pra trás, vemos as grandes civilizações que deixaram pra trás toda sua informação em pedras, paredes. e mais recentemente livros... e nós? nossa atual civilização global. Todos os nossos registros estão depositados em aparelhos com vida máxima de que? 10-20 anos sem manutenção?