Desenvolvendo melhor minha reclamação sobre a PA:
Lembram de como ela era foda em Fallout? De como ela só aparecia mais pra frente do jogo, e mesmo assim não estava ao seu alcance. Ela era algo a ser desejado, o prêmio ao jogador dedicado. Depois de um logo caminho você conseguia a sua, e ela era tão boa que tudo valeu a pena.
E isso fazia sentido naquele mundo! A todo momento era jogado na nossa cara que o mundo tava ferrado, e os recursos escassos, e que equipamento pré-guerra funcionando era realmente um tesouro, porque não tinha ninguém fabricando mais. Fazia sentido você desejar uma armadura poderosa, símbolo de poder, funcionando.
Fallout 2 veio e você via mais PAs por aí, mas elas continuavam sendo objeto de desejo de difícil acesso. A Enclave tá ali, com uma PA mais louca ainda. Mesmo em Fallout 3 e no New Vegas, apesar de você ver muito mais delas, pra usar você precisa de um treinamento que só é oferecido mais pra frente. Até naquela DLC filha da mãe, a jornada é longa e o prêmio é a PA nova e brilhante que foi difícil conseguir.
Aí... Fallout 4. Primeira missão, você já pega uma PA. Tá ali, fácil. Pronto. Todo mundo tá usando, é a nova moda. Ache peças por aí, monte a sua! Porque é fácil pra caramba manter uma PA, qualquer um pode! O símbolo de poder do exército, que no futuro pós-guerra é ainda mais icônico! Tem peça! Você já nasceu sabendo! E digo mais, amiguinho, aquele mecânico da BOS em Fallout 1 que ralou pra arrumar uma PA, precisava de uma peça difícil de conseguir pra terminar, e ainda por cima você ia ter que terminar os reparos por conta depois de estudar pra ele poder te dar a armadura, ele era um burro.
Não apenas isso, mas a missão te dá uma PA pra matar um deathclaw molenga. Aquele inimigo tenso, que dava medo. Mas divago, vamos lá, Power Armor.
Parabéns pelo seu primeiro kit, de MUITOS! Eu ando pelas wastes e encontro mais PAs do que vou usar durante o jogo todo. Acho um canto, tem uma ali. É legal encontrar, customizar, ter a sua. Mas perdemos aquele símbolo da série, que estampava caixas e tudo.
BOS por todo canto. OK, posso conviver com isso. Mas raiders em Power Armos, grupinhos bestas em Power Armors (Atom Cats, encontrei eles no começo!)... Deixou de ser uma raridade quase mítica no mundo do jogo e o desejo de todo jogador, pra ser, como eu tinha dito, um power-up. E eu ainda tinha comentado sobre a estratégia de racionar baterias.. Pff! Pode usar, tem essa merda em todo canto também! Tem Power Armor í vontade, tem Vertibird voando de 5 em 5 minutos.
Foi-se a atmosfera. Fallout deixou inclusive de ser distopia. É o pós-apocalipse onde você pode conseguir tranquilamente uma armadura fodona e uma arma laser! Tá ali a galera usando roupas rasgadas e sujas, com tão pouca comida que surgem canibais, e você tem que levar elas a sério quando se vira e a galera tá em PAs! É a wasteland cruel e solitária mais povoada e colorida que já vi!
Não é necessáriamente ruim, e tem que ser assim, afinal é um jogo AAA popular que quer vender, mas não é Fallout.