Pô chosão, acho que a crítica tá sendo por causa do Witcher 3. Galera sentiu um gostinho ali de coisas muito maneiras, e esperavam algo ainda mais grandioso.
Acho que depois de tanto tempo esperando, e vendo tanta evolução dos jogos (E até do Oblivion pro Skyrim, por exemplo), a galera esperava uma mudança mais drástica, pra melhor.
O que a gente teve foi um jogo que é sim, melhor, em vários sentidos... Mas que ao mesmo tempo erra em muita coisa que a galera já viu que não precisa errar.
A parada do diálogo foi o que eu menos entendi até agora. Até no Fallout 3 você podia sair pro ai matando quase todo mundo, tinha opção de ser quem quiser, influenciar a história... E agora eles me botam um "Protagonista com voz", mas simplificam extremamente sua interação com o mundo através do diálogo.
O engraçado é que a galera prefere o Fallout 3 ao New Vegas (Acho que porque foi o primeiro passeio dos caras pela Wasteland), mas ainda assim todo mundo concordou que o New Vegas era imensamente superior no quesito história e roleplay. Você tinha milhões de opções de diálogo, várias influenciadas por skill.... E os caras simplesmente cagaram pra isso.
É um bom jogo, e eu estou me divertindo... Mas não consigo nem fingir que é fallout. A única interação além de atirar na cabeça de neguinho que você tem com o mundo é tão profunda quanto Dead Island ou qualquer porra dessa, onde sua opção é aceitar ou não uma quest e é isso.
Parece um Call of Duty pós-apocaliptico, só que num mundo maior. O que me deixa triste é ver esse mundo muito legal e promissor, mas que minha única interação é sair atirando em personagens "bucha de canhão".
O que sempre me atraiu em jogos de rpg (E principalmente no Fallout 2, por exemplo) é exatamente o arsenal de maneiras que você tem pra influenciar o mundo a sua volta. Você não precisa atirar em todo mundo, você pode falar. Você não precisa falar, você pode se esconder... e por ai vai.
Mas enfim, meu ponto é esse. Acho que depois do Witcher 3, onde você via que até a quest mais bunda tinha uma decisão interessante por trás, e que lá na frente tinha um payback (Nunca vou me esquecer de ter salvado um cara de ser apedrejado, e depois encontrar o fdp liderando um grupo de ladrões). Não sinto isso no fallout. Vou ali, mato uns raiders, cato uns lixos, leio um lore bacana pra caramba em um terminal, exploro um cenário bonito, dou mais tiros... Mas nada muda. Eu não afeto o mundo em porra nenhuma. Sou mais um observador do que um participante naquele mundo. Sei lá.