Aliás, vi um possível erro na análise: presume-se recursos ilimitados por parte da Unity: improvável.
Dado que tais mutantes são basicamente pilhadores, eles se estagnariam após atacar Shady Sands, obrigando o Master a concentrar a Unity em criar complexos agrários e industriais.
O mais provável então:
-.Chegando em Shady Sands, recursos se tornam escassos e se tornam um problema, sendo tal cidade poupada temporariamente
- Vault 13 encontrado
- Shady Sands é destruída e o Master prepara seus melhores mutantes para atacar o Vault 13 poupando o máximo de vidas
- Com ajuda do GECK, o Vault 13 é desmembrado e é formada uma protoutopia nas proximidades, habitada por mutantes.
- Foco econômico da cidade? Fazendas hidropônicas gado e armamento.
-Mutantes divididos em duas classes, sendo os originais quase todos de segunda classe, com alguns como Marcus(nightkin) postos na primeira classe conforme comodidade.
- Após alguns anos, conforme torna-se óbvia a esterilidade dos mutantes, ocorrem atritos entre Master e seu Tenente.
- Sem humanos para fazer futuros testes, surgem duas posições antagônicas:
Master: Não expandir, tentar reverter esterilidade, afundar com o navio caso falhe.
Tenente: Expandir e continuar a cruzada dos mutantes, fazer experimentos com Ghouls.
- Chega-se a um breve consenso de pegar viajantes desavisados, dado a pouca logística, operada por mutantes de segunda classe, tal método se torna inviável.
- O Tenente tenta aplicar um golpe de estado com seus mutantes de segunda classe, Master é apoiado pelos de primeira classe e pelos primeiros nightkins
- Conforme as baixas se intensificam, o foco do Tenente é buscar novos mutantes, o do Master é impedir que isso ocorra.
- Começam.a haver traição por parte dos Nightkins e dos mutantes de primeira classe, bem como deserções. Ao fim de uma invasão da Catedral, por parte do Tenente, ao meio de uma heróica resistência por parte dos últimos nightkins leais, o Master se suicida, levando o tenente com ele.
- Entre os mutantes remanescentes, os poucos líderes que surgem logo findam ou tem objetivos razões, e com o tempo, se degeneram em algo similar ao Vault 83.
Conforme se expandem de forma aleatória e errática, as diversas potências são atraídas pelo interesse nas armas de energia direta: apenas bastando vencer uns mutantes.
- Eventuais Nightkins e fist class se envolvem nas políticas que se formam, levando armas de plasma as políticas externas de Vault City, São Francisco e New Reno. Todas com acesso limitado devido aos mutantes.