Autor Tópico: Java, Silverlight e outros plugins NPAPI deixarão de funcionar no Chrome em 2015  (Lida 1204 vezes)

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Vi essa noticia num site gringo e achei ótima! É bom ver o Google ajudar a exorcizar o demônio Java da Internet. ADobe Flash ainda tem suporte, mas com HTML5 todo mundo está desinstalando essa merda. Eu me livrei do Adobe Flash esse ano, agora é a vez de livrar a internet do lixo chamado Java. Francamente, grande parte dos sites que usam e abusam Flash/Java são a versão seculo 21 daqueles sites horrí­veis feitos no Geocities, só que com menos cores queimadoras de retina.

Uma internet sem Flash e Java é uma internet melhor.

Java, Silverlight e outros plugins NPAPI deixarão de funcionar no Chrome em 2015

O Google anunciou em setembro de 2013 que estava planejando remover o suporte a plugins NPAPI do Chrome. O NPAPI foi criado originalmente para o Netscape, funcionou no Internet Explorer e chegou até os navegadores atuais, mas tem problemas de desempenho e segurança. Em setembro de 2015, plugins baseados na tecnologia deixarão de funcionar permanentemente no navegador do Google.

As estatí­sticas do Google mostram que a adoção desses plugins caiu significativamente nos últimos meses. O Java é um dos principais afetados: em setembro de 2013, era usado mensalmente por 8,9% dos usuários do Chrome; em outubro de 2014, o uso caiu para apenas 3,7%. Devido í s constantes falhas de segurança, o plugin do Java é bloqueado por padrão, e o usuário precisa ativá-lo manualmente caso queira usá-lo.

chrome-icone

O Silverlight também está sumindo, mas num ritmo mais lento: no mesmo perí­odo, foi de 15% para 11%. Boa parte da queda certamente tem a ver com a substituição do Silverlight pelo HTML5 pela Netflix, uma das poucas plataformas que ainda dependia do plugin da Microsoft para fazer streaming adaptativo de ví­deo e proteger o conteúdo por direitos autorais "” o HTML5 já possui extensões que oferecem esses recursos.

O cronograma prevê que o NPAPI será desativado por padrão no Chrome em abril de 2015 e as extensões que exigem esses plugins serão removidas da Chrome Web Store. Usuários avançados que realmente precisarem do NPAPI poderão ativá-lo manualmente em chrome://flags/#enable-npapi. Em setembro de 2015, a ideia é remover totalmente o suporte ao NPAPI do Chrome.

De certa forma, dá para dizer que o Google amarelou nos seus planos "” inicialmente, a empresa planejava acabar de vez com o NPAPI até o final de 2014, o que não vai acontecer. Com o novo cronograma, os desenvolvedores e as empresas que ainda dependem desses plugins terão mais alguns meses para fazer a transição.

O Flash, um dos plugins mais conhecidos, não será afetado pela decisão porque usa o PPAPI, tecnologia mais segura desenvolvida pelo Chrome. Até o momento, nem Microsoft e nem Oracle informaram se pretendem lançar novas versões do Silverlight e do Java para que eles continuem funcionando no Chrome.

Fonte: https://tecnoblog.net/170259/java-silverlight-npapi-bloqueio-chrome-2015/
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Re:Java, Silverlight e outros plugins NPAPI deixarão de funcionar no Chrome em 2015
« Resposta #1 Online: Julho 18, 2015, 04:15:13 pm »
Eu também sou a favor disso, mas achei uma porrada muito direta. Pra nós, usuários comuns, isso pode não surtir tanto efeito, mas imagina a indústria, por exemplo. Cara, é muito dinheiro que rola e tem MUITO sistema baseado em java. MUITO. Aliás, o emissor de notas fiscais eletrônicas precisa do java. Eu tive um trabalho da porra pra fazer meu pai migrar pro chrome e agora tive que dar um jeito de fazer ele revesar com o int. explorer quando for emitir nota. A cabeça do véio pira!

Quando a apple aboliu o flash foi a mesma coisa, do nada os caras avisam que nao tinha suporte. A google pelo menos avisou isso antes, por um tempo eu configurei pro meu pai poder usar até parar mesmo, mas o IE vai voltar no pc dele e isso me dá medo.

Agora, o que me espanta é eles estarem com essa birrinha de deixar as coisas mais leves mas essa desgrama de chrome tá quase me fazendo voltar pro firefox. E olha que eu so tenho adblock como extensao. Tá custando pra abrir e cada aba é um estupro de memória. Nao sou o unico com essa reclamacao, mas vou formatar o pc em breve e conferir se nao é porque já to todo cheio de merdas mesmo.
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Re:Java, Silverlight e outros plugins NPAPI deixarão de funcionar no Chrome em 2015
« Resposta #2 Online: Julho 18, 2015, 08:23:36 pm »
Tá, concordo que ele é um transtorno, mas o suporte ao Flash continua pelo que diz a matéria.

Eu voltei pro Firefox já faz um tempo. Chrome tava me irritando demais. E sobre a derrocada do Java... chupa Itaú e seu guardião escroto dos infernos!

Offline The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Julho 19, 2015, 09:41:49 pm »
Problema do Flash foi igual ao da Kodak... estagnou e não inovou mais... era uma plataforma poderosa porém quando mal usado dava problemas de performance.

Silverlight foi uma tentativa da Microsoft de fazer um Flash dela mesma que acabou nunca alavancando...

Agora JAVA eu acho difí­cil de ser extinto. Ainda é uma plataforma poderosa principalmente para segurança mas cai no mesmo quesito do flash... quando mal programado trava tudo. Vai da mão do programador uma vez que Java tem uma programação mais complexa.

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Julho 20, 2015, 07:40:47 am »
Sou a favor,  mas... [emoji14]

Tenho uma autor escola, e usamos os magní­ficos serviços da Prodesp. Tudo Java e SSL antigo que o Firefox e o Chrome não aceitam mais. Só conseguimos abrir e fechar as aulas com biometria pelo Firefox,  com gambiarra.

Dar a porrada assim ferra alguns usuários dependentes.

Enviado de meu GT-P3100 usando Tapatalk

Offline Noob-Eterno(-Saibot)

• Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Julho 22, 2015, 02:46:07 am »
Escroto foi parar de funcionar o Unity Webplayer, já que agora os famosos "Jogos em flash" são em grande partes feitos em Unity.

E sim, esse é um guilty pleasure meu. Jogar essas merdas no kongregate. Me crucifiquem.