Autor Tópico: Chegamos á Decadência total - MODS PAGOS PRA SKYRIM NO STEAM! OLHA ESSA PUTARIA!  (Lida 3222 vezes)

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Gabe Newell (cadê o Half-Life 3, GABEN!?) aparentemente comeu um cogumelo alucinógeno com o pessoal da Bethesda, porque agora a Bethesda e Steam decidiram botar a possibilidade cobrar por mods de... Skyrim. Sim, agora você pode ganhar grana fazendo mods pra Skyrim. É sério, olha essa porra:

http://steamcommunity.com/workshop/aboutpaidcontent/

Introduzindo novas maneiras de apoiar os criadores do Workshop.

O Steam Workshop sempre foi um bom lugar para compartilhar mods, mapas e todo tipo de itens que você criou. Agora também é um bom lugar para vender essas criações.

Com um novo processo para a listagem e venda de suas criações, o Steam Workshop agora suporta a compra de mods diretamente do Workshop, para ser utilizado imediatamente no jogo.

Descubra os melhores novos mods para o seu jogo e permita que os criadores continuem fazendo novos itens e experiências.

O serviço inicialmente só está disponí­vel para The Elder Scrolls V: Skyrim.

Os criadores podem decidir como irão publicar seus mods, seja grátis, pago, ou pague o que quiser. Você pode pedir um refundo em até 24h da compra.

Isso é desde ante-ontem, e desde então a polêmica acendeu na internet. Tá o maior quebra-pau verbal, a comunidade modder de Skyrim está se despedaçando feito um ninho de cobras, todo mundo tá falando disso no Steam e até em outros lugares com comunidades modder fortes (tipo forums da Paradox)! A polêmica foi lançada! Como dizem os sudestinos: "Isso vai dar uma treta..."

E não é só:

Olha aqui os termos:

https://archive.is/HdFXi

Pra dar uma idéia:
- 25% do dinheiro vai pro modder, o resto divide-se entre Steam e Bethesda.

- O modder só pode sacar o dinheiro quando tiver 100 doletas vindas desses 25% - ou seja, quer ganhar 100 paus? Vai ter que vender uns 400 dolares em mods. A desculpa é "taxa de banco". Imagina uma porra dessas com mais de um modder. Dá uma olhada:

- O Publicitário (Steam) pode botar o teu mod em uma coleção á venda, se quiser.
- O mod é ruim/quebrado, queres o dinheiro de volta? Só em até 24 horas. Sério. Ah, e o dinheiro não volta pra tua conta de banco, volta pra carteira steam (leia-se: Continua nas mãos deles).
- Mod com problemas/incompativel com outros/quebrou com um patch? A dica de suporte deles é: Manda uma mensagem pro modder que ele vai te ajudar.

Agora, um pouco de profecia:

E mais fatos:
- Muitos modders foram avisados de antemão pela Bethesda e Valve, e eles colocaram versões pagas de seus mods no Steam Workshop logo após começar. Muitas dessas "novas versões" eram iguais ou quase iguais aos antigos links gratuitos.
- Tá um caos do caralho desde que botaram isso no Steam Workshop. Muita gente tá pegando mods antes-gratuitos de outras pessoas (alguns até ainda gratuitos), tem gente tirando o mod porque tem coisa do mod de outra pessoa nele, etc. íˆ uma cagada!
- Alguns estão revoltados e não vão vender porra nenhuma:

- EARLY ACESS... só que pra mods!

(esse mod teve que ser retirado porque tinha conteudo de outro mod - http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=430324898)

- Alguns autores que embarcaram na onda mudaram de idéia após pressão massiva (e a cagada generalizada) e tiraram seus mods. Esse aqui (Chesko), por exemplo:
http://steamcommunity.com/id/CheskoModder/myworkshopfiles/?appid=72850 (clique nos mods e eles vão aparecer como retirados)
Nesse link o Chesko explica como tudo começou a porque ele saiu: http://www.reddit.com/r/skyrimmods/comments/33qcaj/the_experiment_has_failed_my_exit_from_the/
Chesko falou que a Valve mandou um e-mail pra ele (que claramente passou pela Bethesda antes) perguntando se ele queria participar de um programa novo e excitante. Obviamente ele pulou pra cima. Deram um mês e meio pra eles prepararem o conteúdo e eles não poderia falar NADA sobre isso até começar. Ele acreditava que isso levaria as modificações "ao próximo nivel". As coisas ficaram bem positivas até os modders descobirem que 25% era a grana que eles ganhariam, não a Valve/Bethesda. Chesko então fala que ele avisou a Bethesda sobre isso e disse que esse modelo incentiva mods pequenos, rápidos, faceis de fazer (tipo - 1 dolar por uma espada brilhante!) ao invés de mods grandes e profissionais.

Pra ele, no fim o argumento é essencialmente: "Quanto você pagaria por ter cobertura de página de frente no Steam? E quanto você pagaria por usar propriedade alheia?" E pra ele, 25% quando a Valve e Bethesda se encarregam de tudo e ele só tem que fazer o mod, é um acordo bem legal.

E tem mais coisa - O Nexus está lucrando com algumas vendas (por ser considerado um provedor de serviço pelo Workshop Steam) enquanto eles hipocritamente falam que são á favor de mods gratuitos. Ah, e o Chesko tentou remover os mods dele, mas ele não pode porque pessoas já compraram - apenas torna-los não-visí­veis para quem não comprou, e a Valve já disse que só com ação legal - leia-se: A Valve está ditando o que as outras pessoas fazem com conteúdo criado por elas!

- Mods de graça podem ser incluidos dentro de mods pagos. Ou seja: Valve está praticamente forçando os modders á venderem:

- Antes, era comum alguns mods terem uma página de doação por PayPal ou algo assim. Agora a Valve tá tirando os links de doação das páginas de mods gratuitos:

- Tudo que é mod usa o Script Extender pra Skyrim, e até onde se saiba os caras não viram um centavo até agora.

- NexusMods tenta calar o debate. Lembrando que o site Nexus ganha tanto dinheiro com propaganda e assinatura que eles tem pessoas que trabalham integralmente no site, então eles são um bando de hipócritas do caralho.

Agora, dá uma olhada nisso:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cZyGs-heApQJ:steamcommunity.com/workshop/filedetails/%3Fid%3D429226887+&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=us

Olha esse preço, kct, a maioria por uns mods fracos tipo "arma nova". Quase 30 doletas por um mod? Vai tomar no cu, dá pra comprar um jogo com isso.

E depois nisso:

E é até barato comparado com ISSO:
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=430159429&searchtext=
76 dolares (ANTES 101,38 US$! QUE LINDO DESCONTO!) por um monte de mod junto! MAIS CARO QUE O PRí“PRIO JOGO!

Isso ainda vai dar o que falar...

E existe uma teória de que a Bethesda quer trazer mods (pagos) pros consoles, e o que está acontecendo agora é um teste  (em um jogo o qual quase todos já jogaram, então não prejudicaria as vendas dele devido á polêmica) para ver se mods pagos funcionaram com...
[spoiler]FALLOUT 4![/spoiler]

E um aviso, por que quem avisa amigo é:
Pra quem gosta de jogar Fallout New Vegas, sugiro que baixem e guardem AGORA todos os mods que vocês querem, quiseram ou quererão. Porque é bem capaz de rolar a mesma coisa com o Fallout New Vegas
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Eu tenho algumas regras básicas:

1) Não usar mods, logo, estou me lixando por serem pagas ou não. Sempre joguei original e pronto. Se há algo pra ser baixado, e aí­ acredito ser mandatório a gratuidade, são patches.
2) Não usar DLCs, principalmente quando se dizem "uma continuação da história". Quer fazer continuação da história faz o jogo 2, jogo 3...
3) Nunca, jamais, em nenhuma hipótese, jogar um jogo que me engana. Exemplifico. Vi um jogo em que você se transforma em dragão, cospe fogo e tudo mais. Fiquei fascinado e por isso joguei o "véio". Zerei o Divine Divinity, muito bacana. Aí­ peguei o divinity (o novo) pra jogar, já sabendo que havia o divinity 2 também, melhor ainda. E quando eu zero o divinty, para minha surpresa, não é que o 2 é uma continuação da história... o 2 é a SEGUNDA PARTE do 1, teria que fazer horas e mais horas de jogatina sem graça e repetitiva (porque não muda nada) pra poder ver um zeramento, eu teria que fazer mais centenas de sidequests e tudo mais pra poder ver um zeramento que eu queria ter visto no um. Tomar no rabo de um negócio desses...
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Heheheheh:

Apresentando: PIRATARIA DE MODS!

1) Não usar mods, logo, estou me lixando por serem pagas ou não. Sempre joguei original e pronto. Se há algo pra ser baixado, e aí­ acredito ser mandatório a gratuidade, são patches.

Nenhum mod? Mas nenhum mesmo? Nem o Restoration Pack pro Fallout 2?
Cara, tem muito mod bom por ai de jogos clássicos...
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Deko

• Shield of Hope
    • Ver perfil
Cara, quem não paga vai continuar pegando de sites de torrent...
além disso, essa forma profissionaliza e legaliza quem faz modding, pedir doação em troca do mod é "ilegal" na verdade essa palavra "doação" é o que evita que todos eles sejam processados pelas empresas.

Eu realmente acho que faz sentido o que a steam está fazendo, pegando o dota como exemplo, temos hoje milhares de pessoas que vivem de criar itens no dota pra vender pela steam. E isso não só foi vantagem pra quem joga, e compra ou pra quem joga e faz...
Mas também pro profissionalismo do jogo gerando arrecadações assombrosas como foram os últimos 3 anos do cenário competitivo do dota.

Offline The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
Realmente não concordo... o que antes vivia na base da doação agora vai perder na base da pirataria... quem se dá mal? A comunidade modder...

O problema é que tem muito mod bosta, quem vai controlar isso?

Só uso mods que melhoram o jogo, tipo, qualidade visual mas sem alterar a identidade original do jogo.

Offline Deko

• Shield of Hope
    • Ver perfil
Realmente não concordo... o que antes vivia na base da doação agora vai perder na base da pirataria... quem se dá mal? A comunidade modder...
Discordo, doação era opcional, e só quem realmente gostava e queria ajudar o criador doava, basicamente eu vejo como o esquema sendo o mesmo. Quem quiser Baixar por torrent, ou dos sites dos criadores. ou sites de moddings, E quem quiser pagar por isso, compra pela steam. Provavelmente com sistema de suporte e tudo que a steam oferece.

E Não acho que quem faz os mods sai prejudicado, ao contrario. Eles vão trabalhar na legalidade, podendo pedir preços pelos seus produtos criativos sem ter que se preocupar com direitos autorais ou eventuais processos das empresas.  Além de ter um um veiculo de divulgação do trabalho deles que tem cerca de 20 milhões de usuários online 24h/dia ativos.
O problema é que tem muito mod bosta, quem vai controlar isso?
A própria comunidade player como sempre. Hoje existem milhares de mods ruins mas a grande maioria você nunca vai chegar a ouvir falar, assim como tem muitos bons, que estão sempre nos top download,s top recomendações e é bem provável que você conheça etc etc.
fora que os mods sempre tem uma previa do que fazem e/ou o que adicionam  ajudando a você a decidir o que você realmente quer e/ou o que está procurando

Além disso, eu acho que pelo contrario chosão o numero de mods bons tende a aumentar, porque agora eles realmente podem ganhar dinheiro com isso, profissionalmente. Mas só vão ganhar se houverem compradores, só terá compradores se tiverem boas avaliações, fazendo com que ele seja mais visto e pra isso eles precisam ser realmente bons.

Offline Noob-Eterno(-Saibot)

• Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
Minha opinião simples e reduzida:

Sou contra Mods pagos, a favor de doações.

Simples.

Offline The Chosen One

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Não sei não heim?? O valor que eles ganho é muito baixo... será que vale a pena? Será que vai haver venda suficiente para fazer valer o trabalho e dar 80% do valor dele para outras empresas?

Eu acho, levando em consideração todos os fatores, os modders vão ganhar menos dinheiro do que com doações eheh

Offline Deko

• Shield of Hope
    • Ver perfil
Sim, acredito que a distribuição tenha sido um pouco desfavorável, mas entrou quem quis.
Mas isso se deve talvez pelo fato da Bethesda ser mercenária, eu não tenho os números na mão, mas nunca vi ninguém reclamar da porcentagem que a valve leva em relação aos itens criados pelos jogadores no dota.
E digo mais, uma distribuição como é feita no humble bundle(não sei se alguém aqui já comprou algo por lá)
Seria o ideal, assim a pessoa escolheria pra quem ir a maior parte do bolo. Mas o que está feito, está feito.

Outro ponto, a steam não está proibindo os mods gratuitos, nem tão pouco as doações.
Eles só proibiram a divulgação de links pessoais de doação, e estão incentivando a comunidade modder a criar conteúdo pra eles, com que eles possam vender, afinal ela é uma empresa que vive disso.

Basicamente todos os podres citados pelo lautinha, foram causados por usuários com más intenções, que talvez até por displicência ou inocência do pessoal da steam acabou passando.

O que eu acredito que tenha acontecido, é que eles tenham convidado grupos e/ou modders famosos para criar novos para poder inaugurar essa nova fase.
Alguns aderiram fielmente, criando novos conteúdos, mas muita gente agiu de má fé.
roubando conteúdo alheio, se apoderando de outros mods, ou mesmo usando o mod que ele já havia criado para vender.
A unica culpa que a steam tem quanto a isso é por displicência. Porque a maiores criticas que fizeram ao projeto vem por culpa dos próprios usuários.

Sobre coisas como early acess ai já é outra historia, ai é um problema bem mais antigo e não tem nada haver com a venda dos mods, e passa a valer, pq todo o conteúdo da steam tem essa opção. E se agora os mods são parte do conteúdo, eles entram na onda.

Offline The Chosen One

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Vendas de mods foram canceladas pelo Steam e pela Bethesda, aparentemente a reação negativa surtiu efeito:

http://www.nexusmods.com/stateofdecay/news/12464/?

Offline Noob-Eterno(-Saibot)

• Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
Re:Chegamos á Decadência total - MODS PAGOS PRA SKYRIM NO STEAM! OLHA ESSA PUTARIA!
« Resposta #10 Online: Abril 28, 2015, 12:48:11 am »

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
Re:Chegamos á Decadência total - MODS PAGOS PRA SKYRIM NO STEAM! OLHA ESSA PUTARIA!
« Resposta #11 Online: Abril 28, 2015, 01:53:52 pm »
Cara, nunca comprei jogos da Bethesda e depois dessa nunca comprarei.
O jogo que fiz questão de comprar original (1 e 2) e comprar pré-venda foi o The Witcher 3. Pois os caras da CD Ptojekct tem compromisso COM O JOGADOR. O jogo não tem DRM e os 16 DLCs anunciados são gratuitos e pronto.
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Abril 30, 2015, 10:20:14 am »
É exatamente minha linha de raciocí­cio, screamer. Aí­ sim.
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!