Gabe Newell (cadê o Half-Life 3, GABEN!?) aparentemente comeu um cogumelo alucinógeno com o pessoal da Bethesda, porque agora a Bethesda e Steam decidiram botar a possibilidade cobrar por mods de... Skyrim. Sim, agora você pode ganhar grana fazendo mods pra Skyrim. É sério, olha essa porra:
http://steamcommunity.com/workshop/aboutpaidcontent/Introduzindo novas maneiras de apoiar os criadores do Workshop.
O Steam Workshop sempre foi um bom lugar para compartilhar mods, mapas e todo tipo de itens que você criou. Agora também é um bom lugar para vender essas criações.
Com um novo processo para a listagem e venda de suas criações, o Steam Workshop agora suporta a compra de mods diretamente do Workshop, para ser utilizado imediatamente no jogo.
Descubra os melhores novos mods para o seu jogo e permita que os criadores continuem fazendo novos itens e experiências.
O serviço inicialmente só está disponível para The Elder Scrolls V: Skyrim.
Os criadores podem decidir como irão publicar seus mods, seja grátis, pago, ou pague o que quiser. Você pode pedir um refundo em até 24h da compra.
Isso é desde ante-ontem, e desde então a polêmica acendeu na internet. Tá o maior quebra-pau verbal, a comunidade modder de Skyrim está se despedaçando feito um ninho de cobras, todo mundo tá falando disso no Steam e até em outros lugares com comunidades modder fortes (tipo forums da Paradox)! A polêmica foi lançada! Como dizem os sudestinos: "Isso vai dar uma treta..."
E não é só:
Olha aqui os termos:
https://archive.is/HdFXiPra dar uma idéia:
- 25% do dinheiro vai pro modder, o resto divide-se entre Steam e Bethesda.
- O modder só pode sacar o dinheiro quando tiver 100 doletas vindas desses 25% - ou seja, quer ganhar 100 paus? Vai ter que vender uns 400 dolares em mods. A desculpa é "taxa de banco". Imagina uma porra dessas com mais de um modder. Dá uma olhada:
- O Publicitário (Steam) pode botar o teu mod em uma coleção á venda, se quiser.
- O mod é ruim/quebrado, queres o dinheiro de volta? Só em até 24 horas. Sério. Ah, e o dinheiro não volta pra tua conta de banco, volta pra carteira steam (leia-se: Continua nas mãos deles).
- Mod com problemas/incompativel com outros/quebrou com um patch? A dica de suporte deles é: Manda uma mensagem pro modder que ele vai te ajudar.
Agora, um pouco de profecia:
E mais fatos:
- Muitos modders foram avisados de antemão pela Bethesda e Valve, e eles colocaram versões pagas de seus mods no Steam Workshop logo após começar. Muitas dessas "novas versões" eram iguais ou quase iguais aos antigos links gratuitos.
- Tá um caos do caralho desde que botaram isso no Steam Workshop. Muita gente tá pegando mods antes-gratuitos de outras pessoas (alguns até ainda gratuitos), tem gente tirando o mod porque tem coisa do mod de outra pessoa nele, etc. íˆ uma cagada!
- Alguns estão revoltados e não vão vender porra nenhuma:
- EARLY ACESS... só que pra mods!
(esse mod teve que ser retirado porque tinha conteudo de outro mod -
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=430324898)
- Alguns autores que embarcaram na onda mudaram de idéia após pressão massiva (e a cagada generalizada) e tiraram seus mods. Esse aqui (Chesko), por exemplo:
http://steamcommunity.com/id/CheskoModder/myworkshopfiles/?appid=72850 (clique nos mods e eles vão aparecer como retirados)
Nesse link o Chesko explica como tudo começou a porque ele saiu:
http://www.reddit.com/r/skyrimmods/comments/33qcaj/the_experiment_has_failed_my_exit_from_the/Chesko falou que a Valve mandou um e-mail pra ele (que claramente passou pela Bethesda antes) perguntando se ele queria participar de um programa novo e excitante. Obviamente ele pulou pra cima. Deram um mês e meio pra eles prepararem o conteúdo e eles não poderia falar NADA sobre isso até começar. Ele acreditava que isso levaria as modificações "ao próximo nivel". As coisas ficaram bem positivas até os modders descobirem que 25% era a grana que
eles ganhariam, não a Valve/Bethesda. Chesko então fala que ele avisou a Bethesda sobre isso e disse que esse modelo incentiva mods pequenos, rápidos, faceis de fazer (tipo - 1 dolar por uma espada brilhante!) ao invés de mods grandes e profissionais.
Pra ele, no fim o argumento é essencialmente: "Quanto você pagaria por ter cobertura de página de frente no Steam? E quanto você pagaria por usar propriedade alheia?" E pra ele, 25% quando a Valve e Bethesda se encarregam de tudo e ele só tem que fazer o mod, é um acordo bem legal.
E tem mais coisa - O Nexus está lucrando com algumas vendas (por ser considerado um provedor de serviço pelo Workshop Steam) enquanto eles hipocritamente falam que são á favor de mods gratuitos. Ah, e o Chesko tentou remover os mods dele, mas ele não pode porque pessoas já compraram - apenas torna-los não-visíveis para quem não comprou, e a Valve já disse que só com ação legal - leia-se: A Valve está ditando o que as outras pessoas fazem com conteúdo criado por elas!
- Mods de graça podem ser incluidos dentro de mods pagos. Ou seja: Valve está praticamente forçando os modders á venderem:
- Antes, era comum alguns mods terem uma página de doação por PayPal ou algo assim. Agora a Valve tá tirando os links de doação das páginas de mods gratuitos:
- Tudo que é mod usa o Script Extender pra Skyrim, e até onde se saiba os caras não viram um centavo até agora.
- NexusMods tenta calar o debate. Lembrando que o site Nexus ganha tanto dinheiro com propaganda e assinatura que eles tem pessoas que trabalham integralmente no site, então eles são um bando de hipócritas do caralho.
Agora, dá uma olhada nisso:
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cZyGs-heApQJ:steamcommunity.com/workshop/filedetails/%3Fid%3D429226887+&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=usOlha esse preço, kct, a maioria por uns mods fracos tipo "arma nova". Quase 30 doletas por um mod? Vai tomar no cu, dá pra comprar um jogo com isso.
E depois nisso:
E é até barato comparado com ISSO:
http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=430159429&searchtext=76 dolares (ANTES 101,38 US$! QUE LINDO DESCONTO!) por um monte de mod junto! MAIS CARO QUE O PRí“PRIO JOGO!
Isso ainda vai dar o que falar...
E existe uma teória de que a Bethesda quer trazer mods (pagos) pros consoles, e o que está acontecendo agora é um teste (em um jogo o qual quase todos já jogaram, então não prejudicaria as vendas dele devido á polêmica) para ver se mods pagos funcionaram com...
[spoiler]
FALLOUT 4![/spoiler]
E um aviso, por que quem avisa amigo é:
Pra quem gosta de jogar Fallout New Vegas, sugiro que baixem e guardem AGORA todos os mods que vocês querem, quiseram ou quererão. Porque é bem capaz de rolar a mesma coisa com o Fallout New Vegas