Autor Tópico: FTL - Faster Than Light: Jogo indie roguelike de comando de espaço-nave!  (Lida 1868 vezes)

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO

Tenho ouvido falar desse jogo pela internet e obtive-o um dia desses.

O que é Faster Than Light?
FTL é um roguelike simulação de comando de espaço-nave. Essencialmente, você comanda uma espaço-nave com a missão de levar informações para a Federação após eles vencerem os rebeldes. Só que os Rebeldes (seus inimigos principais no jogo) estão no seu encalço.

Você é o capitão da nave e desempenha um papel que nem aqueles capitães de nave de ficção cientifica - ordena o uso das armas, manda botarem mais energia nos escudos, controla sua tripulação, ordena onde ir com a nave, ordena reparos, abre e fecha eclusas de ar pra matar invasores com vácio ou apagar incêndios, etc etc.

Nisso, você sai por ai pelo espaço em velocidades acima da luz, explorando vários sistemas solares, nebulosas, cinturões de meteoros e quetais, seguindo um caminho que te leva até teus objetivos, um caminho cheio de piratas espaciais, naves rebeldes, extraterrestres e outras coisas.

Essa é a interface mais normal do jogo, mostrando sua nave, sua tripulação (cada tripulante tem habilidades próprias obtidas com experiência ou vindas antes, e cada raça pode fazer coisas diferentes - Os Zoltan provêm energia, por exemplo, humanos ganham habilidades mais rápido, etc), os componentes dela (gerador de campo de força, sensores, propulsão, armas, produção de oxigênio, etc), niveis de oxigênio (tanto na nave em geral quanto em várias partes dela), danos sofridos, etc. Há um nivel bem legal e saudavel de detalhismo - por exemplo, já perdi várias partidas porque me fudi em alguma batalha que ganhei e a nave pegou fogo até levar tanto dano na fuselagem que explodiu, ou porque o oxigênio acabou e todo mundo morreu sem ar, as vezes as duas coisas ao mesmo tempo.

(as outras naves também jogam com regras semelhantes, então sim, você pode atacar seus componentes, ou matar todo mundo por asfixia - excerto as naves automáticas, que não tem tripulação, ou de aliens que não usam oxigênio)

Sua nave é selecionada entre várias no inicio do jogo. De cara, você só pode usar uma (Kestral), mas você pode destrancar outras naves para jogar depois, cada uma diferente da outra. Você melhora sua nave usando Scrap (Sucata), que você geralmente ganha de espaço-naves inimigas destruidas ou rendidas para comprar armas e equipamentos novos, ou simplesmente comprando/roubando de outras naves e grupos.

O jogo é roguelike então é tudo gerado aleatoriamente - uma partida nunca vai ser igual á outra, então cada setor no espaço pode guardar uma novidade.

O combate é Tempo Real com Pausa - você manda as ordens e a nave executa se puder, podendo pausar a vontade para pensar sobre o que fazer. Ritmar suas ordens de modo que uma seja bem co-ordenada com a outra é bem importante (por exemplo, coordenar seus ataques pra não perde-los pros campos de força).

FTL tem pra PC e pra sistemas portateis - acho que tanto pra iOS quanto pra Android.

Pra quem não tem tempo, o ritmo de jogo me parece bem rápido, o que faz sentido considerando que o jogo é bem difí­cil e você VAI morrer várias vezes. Tenho jogado bastante e recomendo, é um ótimo jogo!
« Última modificação: Janeiro 09, 2015, 10:44:09 am por Slaughter »
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline barone

• Defender
  • **
    • Ver perfil
    • Barone
Re:FTL - Faster Than Light: Jogo indie roguelike de comando de espaço-nave!
« Resposta #1 Online: Fevereiro 21, 2015, 10:43:49 am »
Esse é um dos meus jogos favoritos dos últimos anos. O fator replay dele é absurdo!

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #2 Online: Fevereiro 22, 2015, 08:44:40 pm »
Tenho que instalar isso no meu tablet, até baixei a versão pra Android. Se bem que eu raramente uso meu tablet (uma vez por semana para ler quadrinhos na quarta-feira, é religioso) então vai ser mais pra quando eu viajar ou for pra casa de um amigo ou algo assim.

Barone, alguma dica pra enfrentar o Flagship? Primeira forma é tranquilo, mas á segunda com um trilhão de drones me destruiu.

Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Signorini

• Defender
  • **
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Fevereiro 23, 2015, 12:22:54 am »
Fiquei curioso com o jogo. Onde VC achou ele pra baixar?
Tem ele em Android?

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #4 Online: Fevereiro 23, 2015, 11:01:33 am »
Fiquei curioso com o jogo. Onde VC achou ele pra baixar?
Tem ele em Android?

Torrents, mano, torrents! Pega a Enhanced Edition.
E tem pra Android sim, iOS também

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Fevereiro 23, 2015, 12:59:22 pm »
Acho que não tem essa Enhanced Edition para iOS. Pelo menos não to conseguindo encontrar. Se bem que com o dollar a quase 3 dilmas eu acho que vou torrentear também.

Offline Noob-Eterno(-Saibot)

• Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Fevereiro 23, 2015, 10:12:08 pm »
Saudades de jogar FTL.

E do meu tablet, onde também lia quadrinhos. (Meu irmão deixou carregando por 3 dias seguidos e a bateria estufou tipo um balão. Nunca vi nada igual)

Offline barone

• Defender
  • **
    • Ver perfil
    • Barone
« Resposta #7 Online: Março 03, 2015, 01:30:32 pm »
Barone, alguma dica pra enfrentar o Flagship? Primeira forma é tranquilo, mas á segunda com um trilhão de drones me destruiu.

Cara, faça o máximo de upgrades antes de chegar lá e foque no lançador triplo de mí­sseis, é a primeira arma que você precisa tirar de jogo pra ter uma chance. Armas fodas que resolvem bem rápido depois que o escudo cai são a Glaive Beam e o Flak Cannon. Teve uma vez que fiz TODOS os cômodos da flagship pegarem fogo ao mesmo tempo, hahahahahhaha... foi divertido, mas na segunda rodada uma AI tomou conta da nave pela ausência de gente e me ferrei, os sistemas regeneravam com o tempo depois de ficarem fora do ar =/