Essa questão de mérito é complicado mesmo...
Como o Bruce falou, a pessoa pode ser o melhor profissional do mundo, mas se lá dentro o concorrente tiver um "peixe" de influência já perdeu... o amiguinho acaba entrando e sabemos que é dessa forma.
Também como um Designer Bruce, boa parte dos problemas que sofremos estão associados a prostituição da profissão... designers fuleiros fazendo trabalhos como padarias a preço de pão... e também a estigma que criaram que: Trabalhar com design e publicidade TEM QUE MORAR no trabalho... "ficar até depois do horário", e as famosas Pizzas e Café. Quando em 90% das vezes o problema é apenas falta de planejamento.
Quanto a cota racial é realmente complicado de se distinguir racialmente as pessoas no Brasil... eu mesmo acho que entraria na categoria de Negro apesar de ser pardo mas quem vai negar? Quem vai dizer o contrário? Só faltam fazer uma escala de cores e dizer: Daqui pra baixo é negro, daqui pra cima é branco eheh.
O que o Duccini falou é verdade, as oportunidades não são as mesmas... mas é aquele esquema, se a educação fosse boa e valorizada já seria um extra na vida dessas pessoas, isso para não falar em escolas que dão merenda escolar e almoço o que já é uma razão para as famílias pobres deixarem os filhos na escola para economizar em casa...
Mas aí entramos na questão e Cotas Sociais e não raciais...
Eu aceito muito melhor cotas sociais pois são números que definem a renda de um grupo. Por exemplo, eu concordo 100% (nos dias e situações atuais) com as cotas Sociais em faculdades e universidades uma vez que o ensino atual é uma porcaria. Sei que existem muitos argumentos contra isso também, mas é mais lógico do que cota racial.