Pô, Duccini, 3k foi o preço do meu, que é um pc fdp! Até agora não arrumei nada que ele não rode no ultra com 60 fps.
Eu acho que para o que você quer, você pode gastar menos e ficar tranquilo ainda.
Eu recomendo que dê uma olhada no site onde comprei meu pc (
www.terabyteshop.com.br) e dê uma sondada nos pcs de lá.
Todos vem sem monitor e acompanham mouse e teclado, (Apesar de não ter gostado do teclado, duro pra carai! Comprei um novo de 30 pila e resolveu o problema).
Dá até pra montar o próprio pc no site, mas sai mais em conta pegar um já montado. Tem pra tudo quanto é gosto.
Dá uma olhada por lá e vê o que quer mais ou menos.
Bom, independente do lugar que vá comprar, eu recomendo um i5 ou i7, padrão mesmo. Se for pra jogos, o i5 mais novo é melhor. Pro resto todo, os i7 mais atuais são excelentes.
Também recomendo que você dê uma olhada nos AMD também, especialmente o FX8350 e o FX9590.
Em relação a placa de vídeo, uma Radeon R9 270 ou uma GTX 760 tão batendo nos "recomendado" dos jogos de hoje em dia, o que significa que rodam eles tranquilo.
Porém, dependendo do lugar que você compra consegue tirar uma mais nova (R9 290, GTX 780.. Até mesmo as super novas GTX 970 e 980) por um preço só um pouco mais alto, e como você decidiu 3k, talvez consiga enfiar elas sem fugir muito do planejado.
Memória 16GB, apesar de 8 já ser mais do que o suficiente.
Em relação ao SSD, ainda não comprei o meu, então não tenho como dar muita opinião... Mas recomendo que compre lá fora, porque a diferença de preço é absurda (Pede pra algum amigo trazer hehehe)...
É isso.