Autor Tópico: Lendo e avaliando livros de RPG de Mesa de Fallout  (Lida 1402 vezes)

Offline Slaughter

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Lendo e avaliando livros de RPG de Mesa de Fallout
« Online: Julho 02, 2022, 10:52:33 pm »
Seguinte, galerinha, de uns tempos pra cá a galera aqui tava falando em jogar Fallout PnP online, e fiquei interessado em pesquisar sobre sistemas de RPG de Mesa de Fallout.

Recentemente eu estava procurando o que ler no meu celular (tinha acabado de ler "Eles Andam Feito Homens"), e descobri Fallout 2.0 PnP do Jason Micah. Lembro que eu tinha baixado faz um tempo mas não tinha acabado de ler, não lembro porque. Então eu peguei e reli.

Bom, decidi criar o tópico pra avaliar o que eu achei sobre os sistemas. Quem quiser dar uma ideia do que ler, avaliações do que leu, etc, seria ótimo.

(aliás, a gente não tinha uma seção de Fallout PnP na antiga Fallout Resources? Algo legal pra adicionar no nosso site)


Tenham em mente que eu tenho ZERO experiência de RPG de Mesa, sou só um carinha que gosta de RPG e Fallout.
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Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Vault Dweller

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Re:Lendo e avaliando livros de RPG de Mesa de Fallout
« Resposta #1 Online: Julho 05, 2022, 01:13:48 pm »
Vou dar aqui minha opinião de jogador de RPG que já jogou Fallout PnP.

1. A primeira versão, do J. E. Sawyer, era horrível. Usava um sistema baseado no SPECIAL, que é baseado no GURPS (eu odeio GURPS, me desculpa aí quem gosta). Joguei uma vez uma one shot e fugi.

2. A 2.0 que você tá lendo funciona muito bem, apesar dos pesares, mas ainda me lembra GURPS. Eu já disse que odeio GURPS? Enfim, funciona, dá pra jogar tranquilo, mas cada cálculo de ataque em um dia ensolarado com a luz nos meus olhos etc eu queria ir embora (eventualmente fui).

3. Fallout d20 eu joguei algumas one shots e é d20, não tem o que dizer. Funciona bem, mas não casa na minha opinião.

4. Fallout 4th eu simplesmente li o começo do source e deletei o PDF. :)

Resumo: eu achei ruinzinho tudo que vi.

Se eu fosse jogar Fallout hoje eu usaria GURPS mesmo (mentira, eu apenas não jogaria) ou algum sistema mais aberto e simples ou um narrativista como o Fate. Talvez eu jogaria Cyberpunk com o lore de Fallout.

Já saiu aquele Fallout oficial que usa o 2d20? Dizem que esse sisteminha é divertido.
« Última modificação: Julho 05, 2022, 01:23:23 pm por Vault Dweller »

Offline Slaughter

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Re:Lendo e avaliando livros de RPG de Mesa de Fallout
« Resposta #2 Online: Outubro 24, 2022, 10:34:44 am »
Vou dar aqui minha opinião de jogador de RPG que já jogou Fallout PnP.

1. A primeira versão, do J. E. Sawyer, era horrível. Usava um sistema baseado no SPECIAL, que é baseado no GURPS (eu odeio GURPS, me desculpa aí quem gosta). Joguei uma vez uma one shot e fugi.

2. A 2.0 que você tá lendo funciona muito bem, apesar dos pesares, mas ainda me lembra GURPS. Eu já disse que odeio GURPS? Enfim, funciona, dá pra jogar tranquilo, mas cada cálculo de ataque em um dia ensolarado com a luz nos meus olhos etc eu queria ir embora (eventualmente fui).

3. Fallout d20 eu joguei algumas one shots e é d20, não tem o que dizer. Funciona bem, mas não casa na minha opinião.

4. Fallout 4th eu simplesmente li o começo do source e deletei o PDF. :)

Resumo: eu achei ruinzinho tudo que vi.

Se eu fosse jogar Fallout hoje eu usaria GURPS mesmo (mentira, eu apenas não jogaria) ou algum sistema mais aberto e simples ou um narrativista como o Fate. Talvez eu jogaria Cyberpunk com o lore de Fallout.

Já saiu aquele Fallout oficial que usa o 2d20? Dizem que esse sisteminha é divertido.


Fala Duccini, ótimo post cara! Como alguém que já jogou Fallout no papel, teu post é importantissimo!


- Jogastes com o PnP do J.E Sawyer? Interessante! Eu só ficou em um pouco de dúvida ai, porque dissestes que não gostas de GURPS.
- kkkkkk realmente, pelo que vi da 2.0 do Jason Micah me pareceu complicado mesmo
- Fallout D20 não casa por que?
- Fallout 4th? Seria esse? Não li a source, o que há de errado com ela?
- Já saiu sim, olha lá: https://www.modiphius.net/en-us/pages/falloutrpg
Usa um sistema chamado 2D20, sabes algo sobre ele? Parece ser mais narrativista.
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Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Vault Dweller

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Re:Lendo e avaliando livros de RPG de Mesa de Fallout
« Resposta #3 Online: Outubro 27, 2022, 04:36:38 pm »
Fala Duccini, ótimo post cara! Como alguém que já jogou Fallout no papel, teu post é importantissimo!

Pô, é o VD... :( Hahaha!

- Jogastes com o PnP do J.E Sawyer? Interessante! Eu só ficou em um pouco de dúvida ai, porque dissestes que não gostas de GURPS.
- kkkkkk realmente, pelo que vi da 2.0 do Jason Micah me pareceu complicado mesmo
- Fallout D20 não casa por que?
- Fallout 4th? Seria esse? Não li a source, o que há de errado com ela?
- Já saiu sim, olha lá: https://www.modiphius.net/en-us/pages/falloutrpg
Usa um sistema chamado 2D20, sabes algo sobre ele? Parece ser mais narrativista.

1. O Sawyer pegou GURPS e fez ficar mais complexo sem nada que justificasse. Minha relação com GURPS é complicada, mas é de trauma: foi o primeiro sistema que eu tentei jogar e foi difícil (primeiro sistema que joguei de verdade foi Shadowrun). Tem piada sobre ele ter até cálculo pra cavar buraco (e pior que tem mesmo - tudo bem que são coisas que você não precisa usar, mas tá ali). Opinião pessoal mesmo. Enfim, não funcionava bem e por isso não pegou.

2. A 2.0 é complicada mas funciona. Ainda é demais pra mim. Essa história do cálculo da luz do sol nos meus olhos realmente aconteceu e eu acho isso um saco e perde o ritmo.

3. Eu acho que o D20 não cobre algumas coisas que um Fallout precisaria ter. Com algums homebrews funciona bem, muito jogável, mas não fica natural, saca? Fora ter que ler muita coisa.

4. Não lembro se foi essa a 4th que eu vi, faz uns bons anos. Era uma mistura da 2.0 com a 3 e eu achei assustador. Essa aí que você mostrou já começa falando sobre dado de porcentagem e o fantasma do GURPS puxou meu pé.

5. Conheço pouco o 2d20. Joguei Conan nele em uma oneshot numa festa, parecia um filme do Michael Bay, tudo rápido e explosivo. Parece divertido, quero testar com Cthulhu.

PS:

D&D 5e
- Queremos cavar um buraco aqui.
- Rola um teste com desvantagem porque não tem ferramentas.
- 5.
- Você tira um pouco de argila mas machuca os dedos e não consegue mais cavar.
- Eu tirei 18.
- Você encontra um lugar onde a argila está mais mole e em meia hora cava um buraco de tamanho suficiente pra se esconder, mas ficou muito cansado.
- Tirei 20 e tinha uma pá!
- Em 10 minutos você cavou um buraco suficiente pros três se esconderem.

GURPS
"O ritmo de escavação depende do tipo de solo, da Base de Carga do escavador (ou seja, ST × ST/10) e da qualidade das ferramentas disponíveis.
Terra Fofa, Areia, etc: uma pessoa pode cavar BC × 120 litros por hora (L/h).
Terra Comum: Um homem pode cavar BC × 60 L/h. Um homem com uma picareta pode terminar BC × 240 L/h, tornando-se em terra fofa, que é mais fácil de remover. A maneira mais eficiente de cavar é com uma pessoa com uma picareta e duas pessoas cavando atrás dela.
Terra Dura, Argila, etc.: deve ser quebrado em primeiro lugar por uma picareta, a um ritmo de BC × 120 L/h. e em seguida, escavado a um ritmo de BC × 120 L/h. Uma pessoa solitária com pá e picareta pode remover apenas BC × 36 L/h – ela perde tempo alternando entre as ferramentas.
Rocha Dura: Deve ser quebrada por uma picareta a um ritmo de BC × 60 L/h. e em seguida, escavado a um ritmo de BC× 60 L/h.
Todo o exposto acima pressupõe o uso de ferramentas de ferro ou aço!
Divida o ritmo por 2 para o caso de uso de ferramentas de madeira (comuns em TL5 e abaixo).
Divida o ritmo por 4 (ou mais) para o uso de ferramentas improvisadas ou das próprias mãos.
Tempo necessário e custo de fadiga.
Para encontrar o tempo necessário para escavar um determinado buraco, encontre o volume em litros multiplicando 1.000 × altura × largura × profundidade (tudo em metros). Em seguida, divida o número de litros pelo ritmo de escavação para encontrar as horas de trabalho necessárias.
Cada hora de trabalho custa 1 PF para terra fofa, 2 PF para terra comum, 3 PF para terra dura e 4 PF para pedra dura."

Offline The Chosen One

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Re:Lendo e avaliando livros de RPG de Mesa de Fallout
« Resposta #4 Online: Dezembro 12, 2022, 03:56:19 pm »
Uma vez jogamos eu, o screamer, duccini umas partidas com um antigo membro nosso chamado VINCER que costumava ser mestre de RPG e que praticamente adaptou o próprio Special do Fallout para uma mesa de RPG.


Foi bem legal.