Vamos lá...
Peguei o jogo ontem e acabei de fechar.
O jogo é realmente bem curto, a primeira campanha é bem rápida, e é extremamente linear, basicamente não importa muito oque aconteça o final dela é sempre o mesmo.
(entretanto acredito que os eventos dela influenciem algumas pequenas coisas na campanha seguinte). Já a segunda campanha é pelo menos 10x maior que a primeira, o que me faz pensar que a primeira é quase um tutorial pra explicar como funciona a dinâmica do jogo no mapa.
Eu realmente gostei muito da temática do jogo, é um estilo novo e diferente do que estou acostumado e desde o inicio tanto na escolha dos companheiros e dos pontos do personagem influenciam e muito no jogo.
A escolha de uma equipe uniforme é crucial no jogo, e lógico que tenha preferencialmente uma mentalidade que vai seguir de acordo com a sua, afinal cada escolha e ação sua no decorrer do jogo influencia a moral dos personagens, ou seja, uma equipe agressiva não vai gostar que você use diplomacia para "esquivar" de batalhas, entretanto uma pacifica vai curtir. Mesma coisa caso você tenha uma equipe devota e racista, não vão gostar caso você chame nativos para se juntar a equipe ou realize algum ritual ou aprender sobre a cultura dos mesmos, diferente de personagens de mente aberta. Aproposito caso seus personagens fiquem de moral baixa eles acabam se rebelando contra você, ou simplesmente indo embora.
Agora sobre o seu character os atributos dele são bem importantes, e influenciam diretamente em pontos decisivos, principalmente no inicio do jogo. Como o tanto de remédios que são gastos com personagens feridos, ou a quantidade de comida vinda proveniente de caçada, note que de acordo com a classe dos personagens (caçador, batedor, soldado, etc.) que você escolhe você ganha pontos de atributo no geral correspondente a ela.
Pelo que eu percebi o mais crucial é ter muitos pontos em sobrevivência ao menos 8+ é relevante em todo o tempo de jogo.
Pela ordem, Táticas serve para começar as batalhas podendo posicionar as tropas além de te dar vantagens em ações.
Diplomacia, serve pra melhorar recompensas e preços de mercadores além de dar avoid em batalhas desnecessárias poupando sua equipe de lesões.
Healing, muito importante caso você coloque níveis de dificuldade muito elevados onde todas as batalhas causam lesões, principalmente no inicio onde você não tem recursos pra medicamentos.
Scouting, serve pra aumentar a distancia que você pode percorrer por dia (Tem uma quest na primeira campanha que tem tempo pra você achar o local)Alem disso é importante para algumas ações.
Liderança, serve para controlar melhor sua equipe em níveis de moral, alem de assegurar certas ações. (Note que é o único atributo que você não ganha pontos no inicio do jogo proveniente das classes das suas tropas entretanto ele aumenta quando você upa seus personagens de nível)
No inicio do jogo eu recomendo não guardar dinheiro, mantenha bons níveis de medicamento e comida, e invista o quanto antes em equipamento ajudam muito nas batalhas diminuindo as chances de lesões evitando gastos com medicamento e comida (afinal personagens feridos não podem executar ações durante a noite o que diminui as chances de suas caçadas serem bem sucedidas e aumenta as de ser atacado). Se não me falha a memoria o máximo de equipamentos para soldados são 30, para batedores e caçadores são 20 e para médicos e professores são 15. Isso caso você só invista em uma das duas armas (distancia e melle) com eles.
O maior problema do jogo é a movimentação pelo mapa, principalmente na primeira campanha onde as florestas são densas, é realmente cansativo e chato ficar tendo que mover a tela (q - e, são os botões para rotação)Também senti falta de uma opção para clicar nas localizações do mapa e você se encaminhar naquela direção automaticamente, facilitaria e muito o jogo poupando de desgastes desnecessários. Além disso, principalmente na segunda campanha os bugs e o travamento do jogo é quase uma sina chegam a ser mais comuns do que no fallout 2, ainda bem que o jogo cria autosaves diariamente o que faz com que as perdas sejam abrandadas.
Sobre o numero de soldados em combate, você no máximo vai ter o controle de 6, nunca acima disso... Entretanto seus inimigos chegam a ser 12 em certas batalhas (Embora algumas dessas com muitos inimigos seu objetivo seja apenas sobreviver tantos turnos ou o jogo te dá um potencial para defesa muito elevado) E falando em potencial de defesa uma das melhores coisas no jogo são as traps, são incrivelmente uteis e recomendo que vocês invistam principalmente em spike e lanternas, bem usadas garantem o rumo de uma batalha perdida...