O problema da reciclagem é outro. No Brasil, se você não faz a separação em casa e LEVA pro centro de reciclagem, vai ser tudo misturado. E mesmo fazendo isso, em algumas cidades (como a minha) o lixo separado é todo misturado de novo pra fazer uma recoleta. Coisa mais estúpida do mundo.
Eu sempre pensei muito nessas coisas e a alternativa que eu encontrei pra colaborar um pouquinho foi fazer compostagem em casa. Agora não porque eu voltei de viagem, mas vou voltar a fazer. Eu faço compostagem com minhocas (que é mais rápido e menos trabalhosa que a convencional, dá pra fazer até em apartamento e eu ainda ganho húmus pra colocar nas minhas plantas - eu planto um bocado de coisa - e minhocas pra pescar de vez em quando), dessa forma meu lixo é "só" de não-húmidos. Não é uma ajuuuuuda, mas ajuda.
As aspas no "só" é porque carne e alimentos ácidos não podem ser usados (podem, mas pode dar um bocado de problema que são chatos de tratar), mas a quantidade de "lixo" que eu jogava fora antes e não jogo mais é impressionante. Todo o lixo orgânico que eu gerava (além de papel) agora vira cana-de-açúcar, acerola, hortaliças, pitanga... e ficam muito mais saborosos.