http://www.xenonauts.com/category/news/FINALMENTE, depois de anos, saiu Xenonauts!
O que é Xenonauts?
Xenonauts é uma especie de "Remake Espiritual" do X-COM original, pra quem achou o novo X-COM da Firaxis fraco e/ou sem graça.
Pra quem não sabe o que é X-COM, X-COM era um jogo de pc antigão (acho que 1994!) que misturava combate táctico em turnos (com um toque de horror) e comando estratégico em turno real. Você comandava uma organização militar de elite chamada de X-COM (eXtraterrestrial Combat Unit), formada pelas 20 mais poderosas nações do planeta, que, no distante ano de 1999, foi formada com o objetivo de proteger essas nações de uma invasão extraterrestre feita por infiltração e terrorismo.
X-COM é um dos jogos de estratégia mais conhecidos da história, todo mundo que conhece, ama. É considerado um dos melhores jogos de estratégia da história. As mentes por trás de X-COM eram os Irmãos Gollop, Jullian e Nick Gollop. O próprio Tim Cain disse que X-COM influenciou a escolha de combate em turnos para o Fallout, e que na concepção original do Fallout (Vault 13), o combate era muito influenciado por X-COM. X-COM é uma franquia titânica na história dos jogos.
Depois vieram duas sequências e dois spin-offs: X-COM: Terror From the Deep, X-COM: Apocalypse e Interceptor. Preferimos não falar sobre Enforcer.
X-COM: Terror From the Deep (TFTD) é uma daquelas sequências rápidas e cosméticas com a mesma engine e as mesmas mecânicas (tipo Fallout 1 -> Fallout 2), onde, uns 40 anos depois do jogo original, barcos e cidades costeiras estão sendo atacados por inimigos misteriosos vindos das profundesas. Se o original é inspirado no folclore clássico de OVNIs, Homens de Preto e Homenzinhos Cinzas (pense MIB, ou Arquivo-X), TFTD é mais inspirado em H.P Lovecraft, onde você enfrenta extraterrestres lovecraftianos nas profundas do oceano numa guerra quase impossível pois o inimigo só se torna mais e mais e mais forte. É um jogo bem parecido com o original, praticamente uma maquiagem do original com algumas mudanças, além do fato que se o original já era um jogo dificil, esse é INSANAMENTE DIFíCIL PRA CARALHO!
X-COM: Apocalypse é uma sequência mais profunda. No futuro, a Terra tá FUDIDA devido a poluição, degradaçã ambiental e consequências da segunda guerra do jogo anterior. Boa parte da humanidade que sobrevive ao declínio parte para outros planetas, como Marte e os planetas da Fronteira, onde se minera o metal Elerium. Na Terra, são construidas várias Mega-Cidades ultra-modernas, uma delas, chamada Mega-Primus, a X-COM defende contra uma invasão de extraterrestres de outra dimensão.
Depois disso, X-COM teve vários jogos cancelados (se lembram da época negra quando séries clássicas estavam sendo assassinadas e coisas como jogos de combate-em-turnos eram consideradas "primitivas"? Pois é.) e entrou num limbo até a Firaxis desenvolver o remake em 2012.
Já rolaram vários projetos de remake do X-COM (a serie UFO: AfterX, UFO: Extrattestrials, e projetos freeware como Cydonia's Fall, Project: Xenocide, etc) mas nenhum deles chegou aos pés do original.
Depois de um kickstarter e um tempo no Steam Early Acess, finalmente Xenonautas saiu em sua versão completa e definitiva (de fato, saiu até um patch hoje).
Essêncialmente, Xenonautas é X-COM NA GUERRA FRIA, se ambientando no fim dos Anos 70.
Alguns pontos altos que ouvi:
- Combate terrestre mais realista e melhorado
- Combate aéreo muito superior ao do X-COM original
- Mais integração entre Geoscape e Battlescape.
- O jogo não fica mais facil como no X-COM original, onde no fim você detona tudo com poderes psiquicos e Blaster Bombs.
Screenshots:
[spoiler]
Menu Principal:Geoscape:Geoscape, Auto-resulução de batalha aérea:Combate Aéreo:Relatório de Pesquisa:
Batalha na Fazenda:Batalha írtica:Terreno Destrutivel:Estruturas da base:[/spoiler]
Só estou ouvindo coisas boas sobre esse jogo. Ainda não consegui obter a ultima versão, mas que parece promissor, parece.