PROJECT VAN BUREN
Como seria?
Main Plot
A seguir você verá o tema principal (main plot) do início do Van Buren. Este plot foi publicado na net no site NMA no dia 24 de Janeiro de 2004 pelo co-webmaster Kharn.
O jogador é mais ou menos jogado por um punhado de robôs enquanto estava cuidando dos seus próprios negócios no início do jogo. Quando o jogador começa a agir, ele está numa estranha prisão com muitas outras pessoas. Você não era o único garoto misterioso que esses robôs estavam caçando. Você é apenas algum personagem estilo “John Doe*” que vai descobrindo as coisas aos poucos. O seu personagem é apenas mais um azarado que foi pego pelos robôs. Você não sofre de amnésia, então não há nenhum tipo de estilo Planescape** também, deixando claro que você foi desmaiado por um tempo.
Agora o jogador começa a trabalhar no seu plano de fuga, e logo que o seu plano está quase completo a prisão é atacada. Isto não é uma situação do tipo “Uma força desconhecida que entra em cena para milagrosamente salva o jogador”. Você já tinha planos em mão; isto acontece apenas para que esses caras interfiram com você. Além disso, o povo atacando a prisão não está preocupado especificamente com você. Diferente do Lionheart***, você não está fugindo de inimigos poderosos e você não precisa necessariamente de ajuda para escapar – isto apenas acontece se outra pessoa vier bater em você.
Uma vez que o ataque ocorre, os jogadores estão livres para partir ou ficar. Eventualmente o sistema de processamento da prisão começa a se auto-reparar e comecará a mandar robôs de recuperação para capturar os prisioneiros que estavam fugindo (incluindo você), mas não é uma situação de vida ou morte. Os prisioneiros serão presos, então você poderá fugir novamente se eles te levarem de volta. Os robôs atrás de você apenas estão lá pra que você se lembre da trama principal. Significando, eventualmente, que você poderá querer ver se pode impedir os robôs de vir atrás de você ou descobrir porque eles estão agarrando pessoas nesta primeira localidade. Eles não continuarão atrás de você durante todo o jogo, ou a maior parte dele. Então eu espero que você perceba como isto não é parecido com o Lionheart ou Plane Scape: Torment.
Ainda que a história tenha elementos semelhantes, cuidados extras foram tomados para tornar isto diferente, com um monte de reviravoltas legais. Depois de tudo, o venerável Fallout abandona a missão “obtenha o artefato único que irá salvar a todos nós”, tema que foi aproveitado até a morte por todo jogo de fantasia que tem por aí.
Então o jogador não é “algum herói especial”, da mesma forma que ele não é atacado por “forças malignas” que estão atrás dele especificamente, e que também não sofre de amnésia.
* John Doe: série televisiva cujo personagem principal, de nome John Doe, sofre de amnésia e possui uma visão lesionada, onde ele enxerga tudo em preto e branco, sendo que quando ele enxerga algo em colorido, é porque o que ele vê é algo relacionado às suas lembranças perdidas.
** Plane Scape: Torment: Plane Scape é o nome do universo do jogo Advanced Dungeons & Dragons cuja característica principal é a de possuir numerosos portais dimensionais ligados a outras dimensões e universos (incluindo os universos Forgotten Realms, Mystara, Dark Sun, Toril e outros do AD&D). Este Torment foi um jogo desenvolvido pela Black Isle Studios para a sua saga Bauldur`s Gate, deixando de lado o manjado universo Forgotten Realms. Desnecessário dizer que o personagem principal não conhece o seu passado e precisa descobrir quem ele é.
*** Lionheart: outro jogo desenvolvido pela BIS, também utilizando uma ambientação de Fantasia Medieval. Mas diferentemente dos jogos de fantasia tradicionais, o Lionheart chama a atenção por buscar elementos realísticos como as cruzadas, o Rei Ricardo Coração de Leão, Leonardo da Vinci, a cidade de Barcelona etc. Na trama deste jogo, o personagem possui a característica de poder controlar espíritos, daonde ele tira a sua força mágica para conjurar feitiços. Este jogo utiliza a engine SPECIAL, originalmente desenvolvida pro Fallout. Mas infelizmente o jogo em si foi uma grande decepção.
Screenshots e artes
Estas são algumas imagens que foram aos poucos sendo lançadas na internet, e que foram imediatamente reconhecidas como material artístico para o desenvolvimento do Fallout 3.
Clique nas imagens para vê-las em melhor qualidade.