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{"id":838,"date":"2014-01-28T17:45:41","date_gmt":"2014-01-28T17:45:41","guid":{"rendered":"http:\/\/vaultbr.com.br\/?p=838"},"modified":"2014-01-30T11:02:52","modified_gmt":"2014-01-30T11:02:52","slug":"strategy-informer-entrevista-brian-fargo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/vaultbr.com.br\/strategy-informer-entrevista-brian-fargo\/","title":{"rendered":"Strategy Informer entrevista Brian Fargo"},"content":{"rendered":"

\"wasteland2\"<\/a><\/p>\n

Strategy Informer:<\/strong> Para voc\u00ea, o que define um bom RPG?<\/p>\n

Brian Fargo:<\/strong> Escolha e consequ\u00eancia sempre foi muito importante para mim. N\u00e3o precisa ser m\u00e1gica, por\u00e9m quando n\u00e3o importa o que voc\u00ea escolhe e acaba sempre no mesmo lugar sem nada mudar as pessoas come\u00e7am a notar r\u00e1pido e se decepcionar sabendo que a escolha delas no jogo n\u00e3o significa nada. Para n\u00f3s \u00e9 apenas uma quest\u00e3o de, \u2018O qu\u00e3o profundo poderemos ir?\u2019 Voc\u00ea n\u00e3o pode pegar cada situa\u00e7\u00e3o para a sua conclus\u00e3o natural porque haveria um n\u00famero infinito de cen\u00e1rios em que poderia acontecer de tudo, mas nos precis\u00e1vamos mergulhar o mais profundo poss\u00edvel com o objetivo de que as escolhas dos jogadores importassem.<\/p>\n

Outra coisa \u00e9 que sempre acreditei de que a jornada em si \u00e9 a recompensa ao inv\u00e9s de apenas a sua conclus\u00e3o. Quero ter que tomar decis\u00f5es que desafiem minha moral de um jeito que voc\u00ea tenha que literalmente dilacerar seu c\u00e9rebro entre a decis\u00e3o correta ou a decis\u00e3o que voc\u00ea faria; para ent\u00e3o voc\u00ea poder ver o resultado de suas a\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Uma das coisas que estamos experimentando em Wasteland 2, que eu n\u00e3o vi muito em outros jogos, \u00e9 pensar, \u2018O que significa o fim do jogo?\u2019 N\u00e3o quero dizer algo como voc\u00ea morre e fim de jogo. Quero dizer algo tipo: Aqui o jogo acaba, e se torna algo diferente e os cr\u00e9ditos passam. Ent\u00e3o, estamos experimentando algo como diferentes finais dependendo do que voc\u00ea quer fazer.<\/p>\n

Eu estou OK com a exist\u00eancia de um fim de jogo que acontece r\u00e1pido aonde quem fez esse final r\u00e1pido perdeu outras 40 horas de conte\u00fado do jogo, afinal de contas, esse foi o resultado dela ter escolhido esse caminho no jogo. E deixamos claro que isso vai acontecer se voc\u00ea for seguir o mesmo caminho, mas adivinha? Esse foi o caminho que VOC\u00ca escolheu. A beleza do role-playing game \u00e9 justamente a possibilidade de jogar de maneiras diferentes e conseguir resultados diferentes. Para mim, essa \u00e9 a parte divertida. Eu gosto de brincar dizendo que os finais diferentes podem ser os finais \u201cn\u00e3o her\u00f3icos\u201d.<\/p><\/blockquote>\n

Strategy Informer:<\/strong> Com tudo que est\u00e1 acontecendo e mesmo com todo o talento que voc\u00ea tem que gerenciar ainda assim deve ser bem dif\u00edcil.<\/p>\n

Brian Fargo:<\/strong> Eu acredito que esses role-playing games mais complexos est\u00e3o entre as coisas mais dif\u00edceis de se fazer; \u00e9 quase como se eu estivesse na sala de edi\u00e7\u00e3o de dez filmes ao mesmo tempo e todos eles interagem entre eles. Tem tantas partes que se movem que voc\u00ea vai de segmento em segmento porque simplesmente n\u00e3o d\u00e1 pra deixar todas as informa\u00e7\u00f5es dentro da cabe\u00e7a ao mesmo tempo. Esses jogos s\u00e3o extremamente complexos e ao mesmo tempo as pessoas esperam que essa complexidade seja discretas e quase despercebidas. Pode se considerar uma arte colocar isso tudo junto; fico feliz que eu j\u00e1 fa\u00e7o isso por muito tempo porque n\u00e3o imagino algu\u00e9m ser capaz de pular dentro de um projeto assim sem nunca ter trabalhado em algo do tipo antes.<\/p><\/blockquote>\n

Traduzido e adaptado por The_chosen<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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