Então, a Nasa por ser uma agência antiga é extremamente onerosa. Ela é de 58. A título de comparação a ESA é de 75 e a Roscosmos de 92 (apesar de eu não saber qual é o espólio que ela traz da antiga agência soviética). A exploração espacial vem sendo cada vez mais impulsionada por empresas não governamentais, mais modernas e com custos de produção muito melhores. A SpaceX é de 2002...
Sobre o endeusamento do Musk, eu gosto do espírito visionário dele. Mas de forma nenhuma considero o cara um santo que salvará o planeta Terra. Já vi gráficos que mostram por exemplo que se todos os carros a combustível forem instantaneamente trocados por elétricos, o impacto na progressão do aquecimento global é quase nulo. Afinal tem de se olhar pra onde vem a energia que movimenta o elétrico, e é aí que o buraco fica mais baixo. Energia solar é outro problema, a bateria que eles fabricam é caríssima e também causam danos ao meio ambiente. Já a ideia recente que ele teve de construir túneis de avenidas subterrâneas para desafogar o trânsito é interessante para alguém que têm uma montadora de carros, mas vai na contra mão de um mundo que precisa urgentemente repensar a mobilidade urbana e criar condições para eliminar a comutação para o trabalho. Aí o fato de o cara comercializar um lança-chamas não ajuda em nada.
Então assim, legal, divulgou o carro, testou a carga (de uma maneira não muito prática mas ok). A empresa dele, ele pode fazer o que bem entender. Mas sem esquecer que o cara é um empresário, não um samaritano.