Autor Tópico: The Last Jedi - Assistam!!! (livre de spoilers)  (Lida 4243 vezes)

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
The Last Jedi - Assistam!!! (livre de spoilers)
« Online: Dezembro 14, 2017, 08:54:15 am »
Intenso!!!
A Disney e o Rian Johnson acertaram demais a mão! Recomendo muito.
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Re:The Last Jedi - Assistam!!! (livre de spoilers)
« Resposta #1 Online: Dezembro 19, 2017, 10:34:39 am »
O filme é bom, acho que só fica atrás do Império Contra-Ataca. Ousado, divertido, bem feitinho. Mas... não gostei. Na verdade, quero dar na cara do Rian Johnson.
« Última modificação: Dezembro 19, 2017, 11:30:30 am por Vault Dweller »

Offline ajpvalente

• Shield of Hope
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
« Resposta #2 Online: Janeiro 16, 2018, 12:19:37 pm »
Eu não vejo, nem quero ver, nem recomendo. Os filmes hoje em dia não prestam, especialmente as grandes produções. E eu detesto absolutamente a Disney, pelas suas práticas sociais e comerciais. Se dependesse de mim, a Disney há muito tempo que teria sido acusada de monopólio e obrigada a a reduzir as actividades de forma a dar uma hipótese í  concorrência.
« Última modificação: Janeiro 16, 2018, 02:28:00 pm por ajpvalente »
"First was the collapse of civilization, anarchy, genocide, starvation. Then when it seemed things couldn't get any worse, we got the plague, the living death, quickly closing its fist over the entire planet."

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Janeiro 16, 2018, 12:36:47 pm »
Não gosto de star trek.

"Seu burro, é star wars".

Gosto também não.
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline ajpvalente

• Shield of Hope
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
« Resposta #4 Online: Janeiro 16, 2018, 02:43:49 pm »
Ei, Star Trek até 2002 (inclusive) foi excelente, e depois piorou consideravelmente. Por seu turno tanto os filmes como as séries do Star Wars foram sempre maus, excepto pelo Império Contra Ataca, e pela série Clone Wars do Genndy Tartakovsky que são bastante decentes (estou a falar da série de curtas metragens em desenho animado, não a série composta totalmente de gráficos por computador, que é horrenda).

Eu costumava gostar do filme Uma Nova Esperança, até ter visto a Fortaleza Escondida, de Akira Kurosawa, e percebi como o George Lucas é um grande ladrão de ideias. Os filmes são praticamente iguais em grandes partes, excepto que um é baseado no Japão Medieval e outro no espaço sideral. Outra diferença é que Akira Kurosawa é um génio, enquanto que o George Lucas nem lhe chega aos pés.
"First was the collapse of civilization, anarchy, genocide, starvation. Then when it seemed things couldn't get any worse, we got the plague, the living death, quickly closing its fist over the entire planet."

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Janeiro 17, 2018, 08:27:25 pm »
Negócio é o tema "espaço" nunca me agradou. Naves espaciais, viagens entre planetas, robôs...

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Janeiro 18, 2018, 10:56:22 am »
Pra mim não é o tema em si, adoro astronomia mas não suporto a maioria de filmes e séries sobre isso. Principalmente quando eles se fingem de cientí­ficos quando são na verdade desculpa pra cenas de ação Tom Cruise style. E nisso estou descaradamente olhando para tudo que acontece em Gravity, para as cenas de aventura de The Martian (começo e final do filme sendo embaraçosos), para a confusão militar de Arrival (filme inteligente, um diretor que eu venero - Dennis Villeneuve, mas forçado quando tenta criar cenas emocionantes), para algumas coisas de Interstellar que se você parar pra pensar ou não fazem sentido ou sofrem da mesma necessidade dramática desliga-o-cérebro... Enfim, o tema é rico. A execução visando bilheteria é que caga.

No caso de Star Wars o tema é pra mim a aventura em si. É uma série muita mais próxima de um Indiana Jones do que de um Contato. O cenário sim é espacial. E por conta disso (ser um filme de aventura) eu não sou tão chato com ele da mesma maneira que sou com os outros acima. Espero menos, deixo pra assistir quando baixa a febre, esqueço da história no dia seguinte e fico entediado quando ele se torna a conversa de bar (o que em tempos de comportamento de ovelha de mí­dias sociais é certeiro que acontece). Não é algo que me movimenta mais como antigamente. Ou seja, ainda não assisti.

Sent from my XT1097 using Tapatalk
« Última modificação: Janeiro 18, 2018, 11:03:23 am por Duccini »

Offline ajpvalente

• Shield of Hope
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
« Resposta #7 Online: Janeiro 18, 2018, 01:17:10 pm »
Existe um outro motivo para não gostar do Star Wars - é por ser uma das faces mais visí­veis na invasão cultural americana de outros paí­ses cá em Portugal. Em qualquer loja encontro produtos de todo o tipo relacionados com aquela franquia, incluindo brinquedos, jogos, material escolar, média como DVDs, doces, roupa, tudo e mais alguma coisa.

Sob os auspí­cios do mercado livre, as empresas americanas iniciaram uma massiva campanha de subjugação das culturas estrangeiras, que se iniciou no final da Primeira Guerra Mundial, intensificou-se após o final da Segunda Guerra Mundial, e atingiu a partir das décadas de 1980 e 1990 um ní­vel de quase total aniquilação das culturas alvo.

Sendo um interessado da história e cultura portuguesa, esta situação deixa-me muito triste. Qualquer criança portuguesa sabe de cor a maior parte das personagens do Star Wars, mas não sequer o nome de um dos soldados portugueses que combateram - e morreram - durante a Primeira Guerra Mundial. Qualquer criança ou adolescente provavelmente sabe o nome das cidades e castelos todos na Guerra dos Tronos, mas duvido que saiba sequer quais são os castelos representados na sua própria bandeira!

Pelo que percebo da cultura brasileira, a mesma coisa se passa do outro lado do oceano. Provavelmente qualquer criança brasileira sabe perfeitamente quem foi o Optimus Prime, mas que conhece o Olavo Bilac, talvez o maior impulsionador da educação infantil no Brasil? Muitos brasileiros devem ter lido a porcaria do livro "Cinquenta Tons de Cinza", mas quantos leram "A Rosa do Povo", de Carlos Drummond de Andrade?

Para que fique assente, eu não defendo um proteccionismo cultural. O que eu defendo é uma redução da influência externa na cultura nacional. Por exemplo, limitação no número de artigos í  venda do Star Wars, e no número de cinemas em que aparece. Proibir a cultura é censura, e censura é como tentar apanhar areia com as mãos - a maior parte da areia foge de qualquer forma, e fica-se sempre com as mãos sujas.

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Janeiro 18, 2018, 01:58:48 pm »
A produção cultural brasileira é bastante intensa, mas em grande parte por causa do poder dos magnatas da comunicação aqui, principalmente a famí­lia Marinho (Globo) e recentemente o poder cultural e polí­tico dos evangélicos, que vem cada vez mais investindo nisso. Ou seja, o brasileiro consome bastante cultura própria, mas raramente é boa cultura.

A influência cultural americana como meio de poderio econômico e social também é massacrante aqui. Hollywood, celebridades, Netflix, música americana, noticiário burro etc.

Mas não sabemos nada sobre nossos vizinhos. Os paí­ses sul e latino-americanos conhecem bastante da cultura brasileira. Nós em contrapartida somos analfabetos culturais em relação a eles. Tirando o Chispirito...

Também é gritante a falta de conhecimento aqui em relação aos europeus, muito parecida com a dos norte americanos. O que é estranho porque os hábitos brasileiros se assemelham muito mais aos da Europa latina do que dos Estados Unidos. A única coisa que o brasileiro conhece de Portugal é o Cristiano Ronaldo.

Então o isolamento cultural brasileiro se resume a isso: produção própria questionável, importação de cultura americana também questionável. E um pouco, em muito menor escala, de cultura teen japonesa e música britânica.

Sent from my XT1097 using Tapatalk
« Última modificação: Janeiro 18, 2018, 02:01:11 pm por Duccini »

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Janeiro 18, 2018, 02:03:24 pm »
Há um tempo eu pensava assim, hoje eu sou mais do seguinte raciocí­nio:

Qualquer criança portuguesa sabe de cor a maior parte das personagens do Star Wars, mas não sequer o nome de um dos soldados portugueses que combateram - e morreram - durante a Primeira Guerra Mundial.
- Por que diabos saber sobre esses soldados e sobre uma guerra que passou (e que não era pra ser algo divertido) interessaria mais uma criança do que a fantasia de star wars? Crianças são movidas a fantasias, nós adultos, velhos e ranzinzas é que nos interessamos pelo passado. Aliás, pelo menos aqui o assunto das grandes guerras é dado ao final do perí­odo escolar, quando os adolescentes estão se tornando adultos e é perceptí­vel como o interesse é maior nessa faixa etária.

Qualquer criança ou adolescente provavelmente sabe o nome das cidades e castelos todos na Guerra dos Tronos, mas duvido que saiba sequer quais são os castelos representados na sua própria bandeira!
- Eu sempre odiei história na escola. Odiava ter que literalmente decorar sobre os estilos de época, ficar escutando sobre a história da arte na europa e o caralho a quatro. Até o dia que fui praí­ e vi com meus próprios olhos tudo aquilo que me falavam na escola mas que não fazia ideia do que era. Aí SIM é que me deu interesse e um sentimento de aprendizado perdido por falta de literalmente tocar naquilo sobre o que estava escutando. Sinceramente? Percorri todo o seu paí­s e das poucas vezes que vi crianças em excursões elas estavam distraí­das enquanto um velho ou velha babona tagarelava (SEM PARAR PARA RESPIRAR!) sobre histórias que não as interessavam .O problema é na pedagogia, não do que há de disponí­vel para ser visto. Leve as crianças para o castelo de í“bidos durante as festas temáticas e acrescente lições didáticas, o interesse precisa ser criado antes da "chatice" do conteúdo. Por aqui, por exemplo, estudar sobre o perí­odo colonial é um porre. Felizmente moro em um estado em que há cidades históricas com imensos acervos sobre a escravidão e o perí­odo do ciclo do ouro. Ver e fantasiar é preciso até mesmo aos adultos.

Provavelmente qualquer criança brasileira sabe perfeitamente quem foi o Optimus Prime, mas que conhece o Olavo Bilac, talvez o maior impulsionador da educação infantil no Brasil? Muitos brasileiros devem ter lido a porcaria do livro "Cinquenta Tons de Cinza", mas quantos leram "A Rosa do Povo", de Carlos Drummond de Andrade?
Optimus Prime é fantasia, é como religião, compra-se um action figure seu porque ele não existe, tem-se vontade de torná-lo real como acontece com os santos. Olavo Bilac é um falecido cujos feitos são interessantes apenas í queles cuja área de estudo tem relação com o mesmo. A única figura que me lembro de atrair interesse de qualquer brasileiro foi o barão de Mauá. Motivo? Porque se FANTASIA sobre como o Brasil seria melhor se não tivesse sido assassinado.

Cinquenta tons de cinza é fantasia (sexual, pra piorar), A rosa do povo literatura. E sobre literatura eu, desde criança, batia o pé na escola para dizer que me dessem a oportunidade de ler coisas mais interessantes, nunca me atraiu. Resultado: ao invés de me incentivar a ler (quem sabe hoje eu não fosse um cientista, adorava revistas sobre ciências, curiosidades...) fizeram meu pai gastar fortunas comprando livros que eu lia dinamicamente apenas para fazer provas.

Para que fique assente, eu não defendo um proteccionismo cultural. O que eu defendo é uma redução da influência externa na cultura nacional. Por exemplo, limitação no número de artigos í  venda do Star Wars, e no número de cinemas em que aparece. Proibir a cultura é censura, e censura é como tentar apanhar areia com as mãos - a maior parte da areia foge de qualquer forma, e fica-se sempre com as mãos sujas.
Proibir o acesso í  cultura externa também é censura, globalização já é palavra em desuso. Eu não ligo pra star wars, mas acho muito da hora meus amigos fanaticos se divertindo com isso. Pelo contrário, devemos é promover a nossa cultura, foi uma lição que aprendi aí­ com vocês. Não havia um colega meu que não fizesse seus projetos utilizando a cultura local como inspiração para o desenvolvimento de produtos. É o que eu vou começar a fazer em breve com alguns projetos autorais. E pasme, precisei perceber que há uma cultura inexistente no Brasil de produtos artesanais de um determinado ramo (muito presente nos EUA e nos paí­ses nórdicos) e vou me apropriar dela para promover a cultura e as madeiras do meu paí­s internamente.

Esse discurso de EUA é o capeta do planeta é ultrapassado. Já tentaram inclusive fazer esse lance dos cinemas por aqui, mas o cinema nacional é tão chulo que você passa a gerar menos interesse pela cultura nacional. Eu ODEIO a exportação do funk e do carnaval como cultura brasileira. Até ontem o que eu fazia era ficar xingando pra caralho, falando que isso só representa uma parcela pí­fia da cultura... hoje eu sei que é o contrário: deixa quem gosta de dar o cu dar, reforce o que VOCíŠ GOSTA da própria cultura.

Deixe seus amigos assistirem e chuparem o pau uns dos outros enquanto falam de starwars e gastam o dinheiro com produtos da franquia, mas se pergunte o que você está fazendo para valorizar a sua cultura. Minha senhoria por exemplo era professora antes de se aposentar. Ela fazia questão de levar seus alunos para todos os lugares históricos da região de torres vedras e contar histórias (in situ) do passado, mostrando de onde vieram os ataques, quem eram, seus costumes... e ela fazia tudo isso muito bem, na cabeça de uma criança é facil imaginar que elas ficavam espantadas com os contos. Sei disso porque ela me levou nesses lugares e fez comigo como fez com seus alunos, achei sensacional.

Só reclamar e tentar coibições não resolve, isso é coisa de Venezuela.
« Última modificação: Janeiro 18, 2018, 02:06:53 pm por Bruce Leeroy »

Offline ajpvalente

• Shield of Hope
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
« Resposta #10 Online: Janeiro 19, 2018, 04:02:59 am »
Bruce Leeroy, concordo com a maior parte dos seus pontos. O problema é criar algo de interessante centrado na cultura indí­gena. Por exemplo, não seria assim tão difí­cil fazer um filme tão emocionante como o Star Wars com a história portuguesa. A viagem de Vasco da Gama tem tempestades, batalhas, paisagens magní­ficas, personagens fascinantes. Se adicionarmos os elementos mitológicos do livro "Os Lusí­adas", de Luí­s de Camões, então também terí­amos muita fantasia no filme. Ou seja, tudo o que o Star Wars tem, mas baseado (mais ou menos) em factos reais. Mas não há dinheiro para fazer um filme desses, enquanto que qualquer empresa americana como a Universal ou Disney possuem fundos suficientes para fazer qualquer filme tão emocionante quanto quiserem, dentro das possibilidades técnicas, que cada vez parecem ser maiores.

Além disso, existe o conceito de sensibilidade do tópico. Provavelmente várias nações africanas iriam reclamar do filme sobre a viagem de Vasco da Gama, por serem representadas apenas como selvagens agressivos. Os muçulmanos iriam protestar que os portugueses estavam a ser santificados no filme, enquanto que na realidade nem uns nem outros eram inocentes. Imaginem fazer um filme sobre a viagem do Pedro ílvares Cabral em 1500... não duvido que existiria gente a comentar desdenhosamente que Portugal estava a sonhar novamente com impérios, que queria reviver os tempos dourados de ter colónias para não precisar de trabalhar.

Enquanto isso, outras nações não se importam com fazer filmes ou séries onde o papel português é menosprezado ao ponto de quase nem existir, como aconteceu com o "1492 - A Conquista do Paraí­so", ou ridicularizado, como aconteceu com o filme "A Missão", de 1986, ou a série "Shogun" de 1980.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Janeiro 19, 2018, 09:21:21 am »
E você há de convir que assim como você gosta bastante de história, há pessoas gostam bastante dos exageros americanos. E, infelizmente (pra alguns), a proporção entre uns e outros é gritante. É questão de público-alvo. Qualquer produto ou serviço que você lançar no mercado possui um público com caracterí­sticas especí­ficas. Coibir um ou forçar uma valorização de outro sempre vai dar errado, as coisas precisam ser naturais. Quer competir com a invasão cultural externa? Só inovando. Novas franquias de starwars não estão fazendo sucesso por ser starwars, mas porque inovam.

Pense no seguinte: eu projetei um móvel infantil faz um tempo. Se eu o mostrar e perguntar para quem é aquele móvel, qualquer pessoa vai me responder: "Para uma criança". Mas não. O público daquele móvel são os pais de crianças até 5 anos. Até 5 anos por questões pedagógicas (é um móvel educativo, que explora caracterí­sticas intrí­nsecas í  primeira infância), mas são os pais que irão se encantar com o marketing e querer que o filho desenvolva suas habilidades ao mesmo tempo que tira fotos lindas pra mostrar pros parentes.

Com cultura ocorre o mesmo. Eu não dou a mí­nima em fantasiar fatos históricos, as famosas novelas brasileiras vivem fazendo isso (ao mesmo tempo que por vezes valorizam os portugueses, por vezes os tornam objeto de chacota), filmes a mesma coisa. Mas quando você trata da fantasia, seu público é muito amplo. Os fãs adultos de starwars, hoje, consomem os produtos que são nostálgicos para eles quando dos primeiros filmes. Seus filhos são doutrinados a gostar dos novos produtos, mesmo que não gostem dos antigos. É divertido, é uma fuga da realidade. Já o público de temas culturas ou de qualquer coisa que valorize o paí­s muitas vezes são limitados. É preciso inovar para ampliar esse público.

Grande parte da cultura de muitos paí­ses são coisas monótonas ou antigas, sem muito valor que permita que as pessoas tenham um momento de diversão. História mesmo, há quem goste, mas você precisa até gastar o cérebro algumas vezes, as pessoas querem é fugir da monotonia. Veja o exemplo daqui, funk já é cultura, não se pode negar, gostando ou não. E qualquer pessoa mais informada tem pavor a isso, mas a MASSA (o público alvo do funk) populacional delira. Daí­ me vem a Globo e aproveita do sucesso disso (já que ela depende de) e exporta essa merda como cultura brasileira, mesmo estando muitas vezes localizada pontualmente neste paí­s continental.

Mas há casos em que a cultura é muito bem aproveitada, veja a antiga cultura de marcenaria escandinava. Um trabalho manual com técnicas próprias hoje já evoluiu para um "design escandinavo" conhecido mundialmente. Você pode fazer um produto com um design simples em madeira sem nem pensar naquela região, mas quando alguém bater o olho vai falar que você se inspirou nisso. Eles evoluiram um item cultural sem ficarem presos no passado. Você sabia que Portugal possuiu estilos próprios de móveis? Nomeados até por perí­odos monárquicos, com produtos exportados para muitas realezas. Mas a marcenaria portuguesa parou no tempo, infelizmente. Os poucos í­cones contemporâneos acabam por criar são estilos próprios, não uma identidade nacional.

Um exemplo português que vem funcionando: vocês produzem quase que a totalidade de cortiça mundial. Espanha chega a tentar competir mas se limita í  matéria prima, o potencial de gerar valor com o material vem quase que exclusivamente de Portugal. A cultura portuguesa está sendo divulgada mundialmente simplesmente porque vocês exportam cortiça. Estão voltado a utilizar da azulejaria (mesmo que apenas graficamente), de temas como as navegações, tudo porque há uma oportunidade de criar produtos inovadores com a cortiça. Conheci pessoas de alto escalão que estão fazendo esse trabalho. TODAVIA... o público alvo desse tipo de ação também é limitado. Mas já é um começo.

Podemos ficar debatendo aqui centenas de "isso devia ser assim e aquilo outro não deveria ser assim", mas é preciso parar com essa mentalidade de reclamação. Tem é que fazer. Um dia um doidão nos EUA teve a brilhante ideia de fazer uma história sobre um universo muito distante e conquistou o mundo. Tem é que bater palma pra esse filho da puta que dá limpando a bunda com nota de 100 dólares. O dia que eu criar algo pra acabar com a cultura dos outros paí­ses vou limpar a minha com notas de 100 também.

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Janeiro 19, 2018, 09:26:46 am »
Mesmo no ramo da fantasia daria perfeitamente pra se fazer um seriado sobre os bandeirantes misturando crenças indí­genas, folclore, fauna desconhecida até então... seria sei lá, uma mistura the Lost com Supernatural. Eu não assistiria, mas enfim.

Da mesma maneira daria pra se fazer algo mais pesado e histórico sobre a relação dos jesuí­tas com í­ndios e escravos, algo mais nos moldes de Platoon, mostrando os podres e selvageria daquela época. Seria animal.

Sent from my iPad using Tapatalk

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: Janeiro 19, 2018, 09:32:54 am »
Daria pra fazer muita coisa doida. Tem um cara que fez uns desenhos de í­cones folclóricos meio fantasiados, tipo um saci malvado pra cacete, uma cuca bruxa de verdade. Achei muito foda, vou procurar.

Edit: não achei, mas olha essa ideia que foda se fosse bem elaborada: https://www.fatosdesconhecidos.com.br/guerreiros-folcloricos-conheca-o-game-brasileiro-que-explora-lendas-nacionais/

AJ, um filme muito bom foi Capitão Falcão. Humor puro, muita crí­tica... eu que pouco sei da história portuguesa gostei muito do pouco que entendi, de resto assisti o filme pelo humor também. Muitos amigos meus portugueses amaram o filme. E trata justamente de questão histórica. Teoricamente ficaria limitado a um público pequeno, mas pra quem tem um conhecimento limitado do assunto, como eu, chega a instigar umas pesquisas pra entender algumas piadas, leitura de alguns reviews... acabou por me forçar a aprender mais sobre sua história.
« Última modificação: Janeiro 19, 2018, 09:35:49 am por Bruce Leeroy »

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: Março 18, 2018, 09:21:31 pm »
Bom, assisti. É, não sei bem o que esperava, Star Wars já não é mais uma paixão então sei lá, serviu como passatempo. Mas nada além disso.