Eu também não levava Trump a sério, surpreso com isso, porém vale ressaltar que Hilary teve mais votos.
Ah, mas os Estados Unidos são
Estados Unidos
Como tem muitos estados e a maior parte da população se concentra nas cidades grandes do litoral, a ideia era que isso eventualmente terminaria com as areas com maior densidade populacional elegendo os presidentes. Como tem mais gente na cidade que no interior, as cidades subjugariam o interior, o que significaria que na prática os pioneiros na fronteira da época e seus descendentes atuais teriam quase zero influência no processo eleitoral.
Seria tipo como se no Brasil, São Paulo sempre elegesse o presidente. Se os EUA usassem nosso sistema, a California e Nova Iorque sempre elegeriam o presidente, e os presidentes iriam se cagar pros "fly-over states" - aqueles quadradrões feios no meio dos EUA.
A ideia é dar mais força pros estados, se não me engano foi uma condição quando forjaram os EUA. Aqui a realidade foi diferente, o balanço Cidade vs Interior teve uma dinâmica diferente, e o balanço Estado vs Poder Central NÃO TEVE, porque o Brasil sempre foi uma criação central e unitária, autonomia dos estados veio depois.
Trump ter vencido não me surpreende, como não vai me surpreender o Justus aqui em 2018.
Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
Justus? Acho que não, algo me diz que vai ser o Bolsonaro, eu já cantei essa pedra aqui. Atualmente eu não votaria nele, mas o cenário tá tão merda que é capaz de eu terminar votando nele.
Eu vou RIR MUITO se nenhum dos três patetas do PSDB - Aécio, Alckmin e Serra - conseguirem se tornar presidentes. Brigaram pelo poder e no fim, sabotaram uns aos outros e, no fim, ninguém conseguiu nada.
Aécio já é praticamente um morto politico por causa da Lava-Jato. DIzem que tem dedo do Serra na Lava-Jato, vamos esperar pra ver. Alckmin me parece que os paulistas estão enjoados dele.
Se o Justus candidatar ele só perde se o Sílvio Santos tentar de novo.
Pena que o Silvio é tão velho, se fosse uns dez ou vinte anos mais novo seria um presidente foda.
Eu também não levava Trump a sério, surpreso com isso, porém vale ressaltar que Hilary teve mais votos.
Eu acho que foi a quinta vez que um presidente americano foi eleito pelo sistema de colégios mesmo tendo perdido na totalidade de votos. O último se não me engano foi o Al Gore contra o Bush filho. O que foi catastrófico na dessa ano foi a Hillary ter perdido em Ohio, onde seria certo que venceria, e na Flórida que já se sabia que seria parelho. Ela ter perdido em estados onde o Obama venceu, como a Georgia, também foi inesperado. Daí as previsões terem errado em relação ao resultado final.
Agora sabendo o resultado é fácil falar, mas o tiro no pé dos democratas foi terem minado a campanha do Bernie Sanders quando as pesquisas mostravam que uma vitória Sanders x Trump seria muito mais segura que uma Clinton x Trump.
Outro erro de cálculo dos democratas foi achar que os eleitores dos third parties iriam na hora do voto escolher a Hillary em rechaça ao Trump. Tanto a Jill Stein quanto o Gary Johnson estavam batendo na tecla do anti-establishment, algo que atingia muito mais a Hillary do que o Trump.
E sem falar, o maior de todos os motivos, a falta de carisma da Hillary que fez com que boa parte dos eleitores democratas ficassem em casa.
Enfim, o partido democrata conseguiu a façanha de perder para um GOP quase morto.
Agora aguenta que o tranco vai ser forte.
Verdade, eles perderam porque sabotaram o Bernie Sanders. E todo mundo sabe que aquela campanha foi sabotada de dentro, porque tem e-mails e tal. Dizem que quando o Obama ganhou a cacicagem já fez um acordo lá pra Hillary ser a próxima da fila.
Acho que a Hillary foi atropelada pelo Zeitgeist. Em 2008 ela provavelmente teria derrotado o John McCain (qualquer zumbi poderia ter derrotado um republicano naquele ano), mas o Zeitgeist favorecia um presidente negro "bossa nova", por assim dizer. Em 2016 o zeitgeist era uma mistura de "Occupy Wallstreet" com Tea Party, Ron Paul e doses cavalares de memes anti-estabelecimento, Gamer Gate, todo mundo de saco cheio com politicamente correto, 4chan e o caramba.