Vou tentar ser sucinto e não repetir o que foi dito em outros posts.
Alerta pra spoilers.Num primeiro momento fiquei com a sensação de que Fo4 seria um jogo muito diferente do 3. Mais bonito, melhores mecânicas em geral, um open world menos baseado em dungeons"¦ isso durou mais ou menos até o level 15, quando comecei aquelas missões repetitivas dos Minutemen e começou a ficar gritante o principal defeito do jogo: é um jogo copy/paste puro. Não só no conceito das quests (receber missão/limpar área/reportar missão), mas na execução das mesmas. Várias vezes tive de fazer exatamente a mesma quest em um local repetido, mas para um grupo diferente. E o que é pior, essa sensação de copy/paste permeia um monte de outras coisas através do jogo.
A todo o momento você dá de cara com a falta polimento. Inúmeras pequenas coisas que poderiam ser evitadas com um tempo maior de beta testing. Alguns exemplos:
- Desci pro Vault 111 e antes do elevador chegar no chão o Hanckock já estava lá dentro me esperando.
- Piper dando dislike toda vez que eu usava sneak + pickpocket pra desarmar um inimigo mais forte.
- Personagens em sentido contrário me empurrando pra trás mesmo eu numa Power Armor, não importa se é um Behemoth ou uma criança.
- Roubei a roupa daquela cantora de Goodneighbor e ela continuou o show dela praticamente pelada como se nada tivesse acontecido.
- E por aí vai, não dá pra ficar falando tudo porque acontece o tempo todo.
Em termos de AI não sei nem por onde começar. O jogo é porco nesse sentido.
A história me surpreendeu. É melhor do que eu esperava. Mas não se compara a outros jogos que joguei esse ano e tem roteiros incomparavelmente melhores (The Talos Principle, The Swapper, Firewatch, Oxenfree...).
O jogo é divertido e viciante durante a primeira metade. Depois é mais do mesmo até chegar no Institute, que eu gostei bastante do design. Gostei do novo conceito da Power Armor. Uma coisa que me tirava a graça nos outros jogos da série era que depois que você pegava uma você não a tirava mais pra nada. As constantes batalhas aleatórias da BOS através do cenário são um barato, principalmente quando envolve um vertbird caindo na sua direção. Algumas referências são incríveis. Quando o jogo sinalizou Walden Pond meu coração parou na boca, fiquei com um sorriso de orelha a orelha assim que encontrei a casa do Thoreau.
As missões da Railroad (e o grupo em si) são melhores que as dos Minutemen. Mas 11 quests de instalar a MILA é uma ofensa é a inteligência alheia. Não me aliei í BOS então não tenho opinião sobre. Mais pra frente pego o savegame e jogo essas missões. As missões do Institute, até onde foi possível executá-las sem entrar em conflito com a Railroad, foram as mais legais.
A relação protagonista/Shaun é imbecil. Você chega no Institute de Power Armor e Fatman, ele te recebe e fala que teve décadas pra deixar a memória dos pais pra trás, que monitorou tudo o que você fez e deixa você ficar andando lá dentro de boa. Aliás, Fallout 4 parece um filme brasileiro, um pior ator do que outro. Não dá pra esperar que o jogo seja uma espécie de L.A. Noir mas a Bethesda precisa seriamente estudar melhor linguagem corporal e ser mais sutil nos movimentos faciais dos personagens. A apresentação da Piper é vexame alheio.
Eu sei que o sistema de carga é um ponto crítico em qualquer RPG. Simplesmente não tem como aliar realismo a diversão. Mas o Dogmeat abrir a boca e você entuxar 80 máquinas de escrever lá dentro é estúpido.
Não sei o que pensar sobre o sistema de Perks. Deixou de ser SPECIAL, deixou de ser RPG. Um jogo de corrida onde você ganha dinheiro e investe em componentes é muito mais RPGístico do que essa nova mecânica. Mas por outro lado eu já não tava mais com saco pra me esforçar com esse jogo.
Enfim, em resumo, Bethesda continua achando que faz coisa madura quando na verdade cria história pra adolescentes. Tecnicamente continua boa em algumas coisas e péssima em outras. Se aproveita da estupidez do mercado e mídia pra ficar em alta. E quer fazer open worlds enormes na pressa, usando copy/paste a rodo pra conseguir isso. Seria muito melhor fazer algo menor, mas incrivelmente coeso. Mas aí a gente estaria falando de Fallout 1, e não do 4.
O jogo é bom, poderia facilmente ser melhor, mas não vejo potencial pra muita coisa além disso.