hahaha pra mim isso já beira a desonestidade...
É infelizmente o idioma que a internet conversa: hipérboles, falácias, apelos emocionais, dualidade, conspiracionismo... enfim, qualquer coisa que te passe a sensação que a sua vida vai mudar depois de você ler aquilo (que te prometo, não levará mais que 2 minutos).
Se veste de era da informação, quando é de fato era do entretenimento. E nem do bom entretenimento, mas do preguiçoso e com maior apelo de compartilhamento possível. Porque quando alguém replica seu post seu ego se sente bem, mas o dinheiro vai é pra quem setou a armadilha. Essa é outra faceta das mídias sociais, você cair na ilusão de que está sendo diferente do resto, quando na verdade você mais e mais abraça os comportamentos de grupo.
Pra mim é um terreno espinhoso, sendo publicitário. Minha área tem várias práticas as quais eu não sinto nenhum orgulho, e causa muito dano pra psique de muita gente. Mas não é geração de conteúdo, é prática comercial, e é muito claro sobre ser isso. O grande problema é quando o gerador de conteúdo, e mais ainda, o gerador de INFORMAí‡ÃO adota essa prática. Esse é o momento em que pra mim a prática beira a desonestidade que eu falei na primeira frase.
Enfim, a equipe do John Oliver fez um segmento muito bom sobre isso cerca de um mês atrás. E isso eu compartilho com orgulho:
https://www.youtube.com/watch?v=bq2_wSsDwkQ