Então cara, eu particularmente acho que essa discussão de mais ou menos estado é um tanto superficial, acho que a gente tem de focar em pontos mais profundos e relevantes. Pq é uma ilusão achar que reduzir o estado vai produzir obrigatoriamente e necessariamente eficiência e outras virtudes, essas coisas não são espontâneas, precisam ser cultivadas.
Se vc reduz o estado de forma tresloucada, cortando ministérios e pastas só olhando para o orçamento, o máximo que vc vai estar promovendo, principalmente num pais como o Brasil, é exclusão de pessoas do acesso a serviços públicos.
Acho que a gente tem de encontrar uma forma de aliar eficiência e simplicidade, sem gerar exclusão, mas isso como eu disse, não interessa a classe política, ou ela quer mais burocracia pq isso favorece a corrupção, ou ela ela quer cortar tudo de forma irresponsável para ter caixa. Temos que lutar não por mais ou menos estado, e sim por medidas que aumentem a simplicidade, a eficiência, a transparência sem prejudicar as pessoas que dependem dos serviços públicos.
Esse tipo de coisa mais focada, precisa de uma maior compreensão por parte das pessoas, pq do contrário não tem mobilização, e sem mobilização isso nunca vai sair. Pautas mais generalistas são muito mais fáceis de colocar na cabeça das pessoas, mas também são pouco ou nada úteis na prática, tipo "redução do estado" ou "impeachment", isso é extremamente vago, quais são os mecanismos que vão de fato transformar a nossa realidade pra melhor? Quase ninguém sabe dizer ao certo.
E nós estamos vendo isso agora, a continuação da crise mesmo sem a Dilma no poder, venderam uma saída fácil e rápida para o problema, que simplesmente não resolveu o problema, eu sei que tem pouco tempo que eles assumiram, mas os números sequer melhoraram, no máximo ficaram menos piores, mas isso já vinha ocorrendo em algumas áreas com a Dilma. Então eu acho que medidas superficiais, fórmulas mágicas, salvadores da pátria, nada disso vai transformar nossa realidade, cabe a nós estudar o que realmente faz a diferença, sem prejudicar as pessoas e lutar por isso, vai exigir muito mais da gente como cidadão, mas não tem outro caminho.