Engraçado que o gênero descambou em todas as mídias. Jogos, filmes (uma ou outra exceção), livros, nada de terror legal tem saído.
O problema com os filmes de terror hoje em dia é que na sua maior parte são todos iguais uns aos outros na forma de assustar o público, ou então são comédias idiotas sem sentido nem graça. Hoje em dia os filmes de Zombies são quase todos o mesmo: um grupo de imbecis a viajar de um sítio para o outro a serem atacados de vez em quando pelos inimigos. Qualquer uma das personagens sabe usar decentemente uma arma, apesar da maior parte deles antes disso nunca terem sequer pegado numa pistola. Qualquer palerma torna-se um soldado com 5 minutos de treino em armas... ridículo.
Mas ainda existem uns quantos filmes e jogos de terror que são eficazes, lançados nos últimos anos. Mas são muito poucos. Recordo-me por exemplo do [REC] (a versão original espanhola, as versões americanas
não prestam), que é um filme de terror muito eficaz pelo mesmo motivo que o filme
Alien original: poucas personagens presas num sítio apertado com um inimigo terrível. Outro filme que não é bem de terror mas que tem um ambiente assustador é
A Estrada, de 2009. Penso que dá uma boa ideia de como seria o mundo depois de uma catástrofe, ou seja, frio, sem comida, sem abrigo, e quase sem gente, e mesmo as poucas pessoas que restam parecem mais animais ferozes. A cena com os canibais, por exemplo, é impressionante.
Em termos de jogos, o jogo de terror que eu mais gosto é o
Silent Hill, é verdadeiramente desconfortável em alguns momentos, como o princípio com a cadeira de rodas, ou o momento em que a escola se transforma numa sala de tortura. Os jogos da série
Stalker também são muito aterradores, com aquele ambiente estranhíssimo. Eu bem queria jogar o Metro, porque dizem que é muito parecido em termos de ambiente, mas não tenho PC suficiente para o correr...