Eu votei no I'd like to ask more porque desse processo de impeachment aberto pelo Cunha eu só consigo ver manobra política, mas fora isso acho que agora com o Delcídio Amaral fazendo acordo de delação premiada existe uma grande chance das merdas ventiladas voarem pra cima da Dilma. Ou seja, esse processo aberto eu acho anti-democrático, mas acho que vem mais coisa por aí na Lava Jato, o que possibilitaria a abertura de processos legítimos.
Sobre o que eu acho que vai acontecer, ainda é cedo pra saber o rumo que isso vai tomar, mas alguns pontos chave são:
- Ontem a noite a oposição ganhou maioria dos assentos na comissão julgadora.
- Essa maioria entretanto não chega aos dois terços necessários para se prosseguir com o impeachment, mas há ainda tempo para se escalar isso.
- Ninguém sabe que porra anda na cabeça do Temer, apesar de o Ciro Gomes ter dito nessa entrevista que ele é pau mandado do Cunha:
https://www.youtube.com/watch?v=AAPv3LuYcoE- Renan é contra, ao que tudo indica, aliado que é do governo.
- PSDB é um desastre, se coloca como força opositória, mas não conseguem entrar em acordo nem sobre a cor da gravata.
- Pedaladas fiscais são lugar comum na política brasileira. Inclusive o próprio Temer assinou 8 delas.
Ou seja, House of Cunha é mais difícil de desmembrar que o Projeto Genoma. Não faço ideia do que vai acontecer.
(E nesse momento eu encarecidamente peço um esforço para se separar o "não saber o que vai acontecer" do "querer que aconteça")
Então vamos lá, o que eu quero que aconteça. Essa aqui é a parte emocional, não esperem coerência.
Eu to de saco cheio da guerra PT x PSDB. Meu nível de ódio em relação aos dois partidos atingiu nível 20 na limitação da Bethesda. Da mesma maneira, não entro mais em Facebook nem leio comentários de notícias porque não tenho mais energia pra lidar com as opiniões simplistas e partidaristas da internet. Não gosto da Dilma da mesma maneira que não gosto de quem chama ela de vaca. Acho que o PT tá pagando pela merda que ficou armando na era FHC, e vejo uma certa beleza nisso. Espero que o processo de impeachment, resultado que for, ocorra rápido (com o Renan suspendendo o recesso parlamentar e tal), para que a crise política e econômica passe o mais rápido possível - o que a gente sabe que não será em 2016.
Sobre o Cunha, de maneira nenhuma eu sigo o mantra de "deixa pra tirar ele depois que ele tirar a Dilma". O simplismo dessa opinião é assustador. Quem seguir essa ideia, por favor, estude muito mais sobre o que está acontecendo na política e economia brasileira. Sem falar que é uma ode ao fim justificar os meios. E também espero que o PMDB pare com essa forçada que fica fazendo pra alongar as sessões e adiar o processo contra o Cunha. Isso tá um nojo.
E sobre uma solução para a política no Brasil. A política é uma consequência do que acontece no país. Ou seja, vai demorar muito ainda pra isso ser solucionado, mas assim é a Democracia.