Já jogastes os Fallouts clássicos - FO1, FO2 e FOT? Eu recomendária joga-los e deixar os novos pra depois.
Eu joguei Fallout 3 no inicio, purão, DLC nem tinha sido lançado ainda. Eu achei um jogo muito facil (Fallout 2 é muito mais brutal, especialmente na parte entre Klamath e Vault City, e no fim), só parte do inicio foi dificil pra mim (depois de Megaton), e isso só quando eu dava azar e tinha que enfrentar um Super Mutante Bruto com uma pistola 10mm - alias, aconteceu uma vez e foi provavelmente meu melhor momento no Fallout 3 - tentar matar um Super Mutante sinistro de Minigun, só com uma pistolinha e umas granadas. Morri, mas foi legal.
- Chinese Assault Rifle/Xuanlong é uma das melhores armas do jogo, eu usei até o fim. O problema é que tinha pouco e eu não queria gastar grana pra concentar, então eu variava entre ele e o Assault normal (que me parece inferior). Outra que usei até o fim foi a Combat Shogun, barata, confiavel, mata bem. Lincoln Repeater é bão.
- É sempre bom ter uma arminha de bosta só pra matar coisas patéticas - Ghouls ferais, formigas gigantes, baratas, essas merdas. Não fica gastando munição de fuzil e escopeta nessas bostas, arma boa nessa parte do jogo é pra enfrentar Super Mutante forte, Radscorpions, Yao-Guai/Deathclaw e alguns outros inimigos. Recomendo o Hunting Rifle, que usa a abundante munição .38 - acerta com facilidade e tem potência.
- Toma cuidado com Radscorpions. Eu quase levei o farelo quando encontrei uns radscorpions perto de Arefu - acho os Radscorpions uns dos poucos inimigos que são mais perigosos nos novos jogos que nos antigos, e no Fallout 3/FNV eles RIEM de tiros de 10mm.
- Deathclaws/Yao-Guais: Se não tens alguma arma forte que atire de longe (Sniper, Fuzil Chinês), melhor evitar. Deathclaws são escrotos por causa daquele salto deles.
- Mirelurks são muito chatos, mata ou evita. Uma pistola 10mm faz o trabalho, mas acho muito fraca.
- VATS É DEUS nesse jogo. Sem brincadeira. VATS te transforma em um super-humano á prova de balas, com reflexos super-humanos e que acerta tudo em todos. É praticamente Godmode. Já sobrevivi á foguetes na lata só por causa de VATS. Rolou uma nerfada SÉRIA e necessária no Fallout New Vegas, onde deixou de ser Godmode. TODOS os mods que mudam o balanceamento nerfam o VATS, então fica avisado se for usar mod não conta com VATS pra te transformar num super-homem.
- No VATS: Tiro nos braços (desarma) + tiro na cabeça = Fim e créditos do filme. Se for um inimigo com pouco HP, atira logo na cabeça. Se tem muito HP e ataca no corpo-a-corpo, atira nas pernas e corre pra trás atirando.
- Use drogas liberalmente, depois do combate é só pagar uns trocados pra algum médico pra ele tirar teus vicios. Eu sei que o médico de Megaton faz isso.
- Se não usares mods, eu não recomendo usar Power Armor. Eu zerei com a armadura de combate dos Reilly's Rangers. Acho Power Armor muito pesada, o bonus de ST é muito fraco (deveria ser +3 ou +4 como nos originais) e a proteção é muito fraca (nos jogos originais, Power Armor É Vida, Power Armor é Mãe, Power Armor é deus, Power Armor Protege, Power Armor é tudo), ainda tem que fazer o treinozinho de fresco lá. Pode não ser mais válido por causa dos DLCs.