Ontem foi um dia histórico, imagens de Plutão!
LINDAS IMAGENS, alias!
Esse é um ano sensacional para a astronomia, compatriotas - Sonda ao redor de Ceres, sonda passando por Plutão, sonda ao redor de outro meteoro, etc.
Isso é o equivalente cientifico de disparar uma bala que passa á 2 centimetros de outra bala, depois de passar por vinte buracos um pouco maiores que a bala, em um dia de vento forte. É uma matemática muito avançada.
Engraçado como as coisas mudam - antigamente, Plutão era o solitário nono planeta, hoje é o Rei do Cinturão de Kuiper.
Agora o próximo passo é coletar todo o material obtido com esse Vôo e em seguida escolher pra onde mandar essa sonda após Plutão. Tem vários Objetos do Cinturão de Kuiper que são alvos perfeitos, eu espero que mandem pra Eris ou Haumea (Haumea é um planetinha bizarro que tem formato de ovo e uma rotação estupidamente rápida - aparentemente um resto de algum impacto estupidamente brutal).
Dai em 2016 vai começar a MISSÃO INTER-ESTELAR, examinar a heliosféra, etc.
Espero que a NASA agora TOME VERGONHA e mande uma missão pra Tita ou Encelado. Tem gente que quer uma missão pra Europa, mas eu não entendo o interesse - Europa tem um oceano enterrado embaixo de centenas de quilometros de gelo, vai fazer o que, ficar olhando pro gelo do espaço? Melhor mandar pra Encelado, que tem água LIQUIDA e gasosa que já vimos subir até o espaço e alguma fonte de calor que ninguém sabe (aparentemente por atrição).
É Plutão, é Ceres... e acho que tem mais coisa boa esse ano.
Quem mais aqui gosta de Astronomia?
Sou louco por astronomia desde criancinha, pena que moro numa cidade grande e não tenho ferramentas adequadas. Estou louco para trocar de óculos para poder usar as lentes do meu antigo pra fazer uma luneta caseira.